Dissertações
Navegar por
Submissões recentes
-
O componente "prática escolar" no programa de estudos da Escola Normal do Paraná (1907-1928) : continuidades e transformações no modo de pensar a formação de professoras para a escola primária
(2025)Resumo: A pesquisa busca compreender o aparecimento da rubrica de Prática Escolar no programa da Escola Normal do Paraná, em 1907, e suas transformações até 1928. São analisados os debates, propostas e ações voltados à ... -
O ensino por investigação como abordagem didática na licenciatura em física : contribuições para a formação inicial de professores
(2025)Resumo: O presente trabalho objetivou analisar as perspectivas mobilizadas por licenciandos em Física em um contexto formativo de Ensino Superior envolvendo atividades experimentais investigativas. A motivação do estudo ... -
Escola Sem Partido, Escolarização Domiciliar e Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares : estratégias narrativas na desvalorização dos docentes (2014/2024)
(2025)Resumo: O presente trabalho analisa a relação entre o Escola Sem Partido, a Escolarização domiciliar e o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares com o uso de estratégias narrativas voltadas à desvalorização da atuação ... -
Infraestrutura em escolas do ensino primário de Moçambique : um estudo de caso nos distritos de Beira, Marromeu e Búzi
(2025)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar se há garantia da igualdade e qualidade na oferta de infraestrutura escolar por meio de estudo de caso em algumas escolas primárias dos distritos da Beira, de Marromeu ... -
Práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais do clero católico no Estado do Paraná
(2024)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os aspectos educativos que podem ser revelados nas atividades desenvolvidas por presbíteros do clero católico no estado do Paraná, junto às paróquias e comunidades em ... -
Política de ingresso e permanência na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC : análise do processo de formulação e implementação de políticas e ações afirmativas na graduação (2008–2017)
(2023)Resumo: Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa Ações Afirmativas na América Latina: Brasil, Argentina, México, Colômbia, Bolívia e Uruguai, que faz parte de uma proposta mais ampla do PrInt UFPR intitulada "Relações ... -
A representatividade da mulher na sociedade e na ciência por meio da autoria feminina de livros didáticos de física
(2024)Resumo: Os livros didáticos desempenham um papel importante na vida acadêmica dos alunos, e a autoria desses materiais pode contribuir para ressaltar como a representação feminina pode ser vista como um reflexo de quem faz ... -
Criança, arte e natureza : experiências artísticas na educação infantil
(2025)Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender a relação entre criança, arte e natureza, a partir de vivências e experimentações com elementos naturais. Os objetivos específicos incluíram: realizar revisão ... -
Educação ambiental na formação inicial de professores de ciências e biologia : análise curricular do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná - Campus Curitiba
(2025)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a inserção da Educação Ambiental no currículo do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - campus Curitiba. Frente ao atual cenário de ... -
Considerações sobre o capital cultural e o desempenho redacional na educação popular a partir da experiência do Cursinho Popular Alicerce 23 em Curitiba
(2024)Resumo: A presente pesquisa apresenta as considerações sobre o desempenho redacional na Educação Popular utilizando-se de base o capital cultural de estudantes do Cursinho Popular Alicerce 23 (A23), em Curitiba. Como ... -
Competências e habilidades docentes sob a ótica de participantes de uma universidade aberta da pessoa idosa
(2025)Resumo: Esta pesquisa investiga o ensino voltado para pessoas idosas, com ênfase na relação entre as competências e habilidades docentes e as práticas educacionais nas Universidades Abertas da Pessoa Idosa (UAPI). Considerando ... -
"Me dá um trocado?" : sentidos e significados sobre a infância e o ensino corânico na Guiné-Bissau para os Talibés
(2023)Resumo: A presente dissertação investiga o talibismo, uma temática complexa que envolve crianças, cultura, religião e família, e, que é pouco explorada nas pesquisas. De origem Árabe, talibé é uma palavra usada na Guiné-Bissau ... -
Valorização docente e mudanças legislativas na rede estadual de ensino do Paraná : implicações para professores efetivos e temporários
(2025)Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, analisou as normativas estaduais que regulamentam o trabalho docente dos professores efetivos e temporários ... -
O Conselho Municipal de Educação na elaboração, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Pinhais
(2025)Resumo: Esta pesquisa analisa a participação da sociedade no desenvolvimento das políticas educacionais no município de Pinhais. Busca responder o seguinte problema: Como vem ocorrendo a participação do Conselho Municipal ... -
Escolas nas colônias em São José dos Pinhais, Paraná : organização e materialidades, fins do século XIX e início do XX
(2024)Resumo: A presente pesquisa tem como temática a história nas Escolas das Colônias, sua organização e materialidades, entre os anos de 1877 a 1937, na cidade de São José dos Pinhais/PR. O interesse por essa temática surge ... -
Valorização docente e sindicalismo : a ação da APMP na defesa das metas 17 e 18 do Plano Municipal de Piraquara
(2024)Resumo: A presente pesquisa analisa a atuação sindical docente, na representatividade da Associação das/os Profissionais da Educação Municipais de Piraquara (APMP), entidade afiliada à APP-Sindicato dos Trabalhadores em ... -
Jovens encarceradas(os) : trajetórias vida e memórias escolares
(2023)Resumo: Esta dissertação explora as trajetórias de vida e as experiências escolares de jovens em privação de liberdade, com o objetivo de estabelecer conexões entre o aumento crescente de jovens em situação de encarceramento ... -
Eficácia do ensino de habilidades fonológicas e pragmáticas no desenvolvimento da leitura de estudantes autistas
(2024)Resumo: A aprendizagem da leitura é um processo complexo que pode representar um desafio para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dado o conjunto diversificado de habilidades linguístico-cognitivas que ela ... -
A atuação do Centro de Ensino Superior de Maringá (CESUMAR) na oferta do itinerário formativo da formação técnica e profissional no Estado do Paraná (2020-2023)
(2024)Resumo: Esta dissertação analisou a atuação do Centro de Ensino Superior Maringá (CESUMAR) na oferta do itinerário formativo para a Formação Técnica e Profissional no estado do Paraná, atuação privada fortalecida a partir ... -
Merleau-Ponty na educação : uma investigação fenomenológica sobre afetividade
(2024)Resumo: Esta pesquisa propõe-se a investigar a concepção de afetividade apresentada por Merleau-Ponty em sua obra "A Estrutura do Comportamento" e sua eventual implicabilidade na área da Educação, buscando compreender como ...