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Submissões recentes
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Criança, arte e natureza : experiências artísticas na educação infantil
(2025)Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender a relação entre criança, arte e natureza, a partir de vivências e experimentações com elementos naturais. Os objetivos específicos incluíram: realizar revisão ... -
Educação ambiental na formação inicial de professores de ciências e biologia : análise curricular do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná - Campus Curitiba
(2025)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a inserção da Educação Ambiental no currículo do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - campus Curitiba. Frente ao atual cenário de ... -
Considerações sobre o capital cultural e o desempenho redacional na educação popular a partir da experiência do Cursinho Popular Alicerce 23 em Curitiba
(2024)Resumo: A presente pesquisa apresenta as considerações sobre o desempenho redacional na Educação Popular utilizando-se de base o capital cultural de estudantes do Cursinho Popular Alicerce 23 (A23), em Curitiba. Como ... -
Competências e habilidades docentes sob a ótica de participantes de uma universidade aberta da pessoa idosa
(2025)Resumo: Esta pesquisa investiga o ensino voltado para pessoas idosas, com ênfase na relação entre as competências e habilidades docentes e as práticas educacionais nas Universidades Abertas da Pessoa Idosa (UAPI). Considerando ... -
"Me dá um trocado?" : sentidos e significados sobre a infância e o ensino corânico na Guiné-Bissau para os Talibés
(2023)Resumo: A presente dissertação investiga o talibismo, uma temática complexa que envolve crianças, cultura, religião e família, e, que é pouco explorada nas pesquisas. De origem Árabe, talibé é uma palavra usada na Guiné-Bissau ... -
Valorização docente e mudanças legislativas na rede estadual de ensino do Paraná : implicações para professores efetivos e temporários
(2025)Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, analisou as normativas estaduais que regulamentam o trabalho docente dos professores efetivos e temporários ... -
O Conselho Municipal de Educação na elaboração, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Pinhais
(2025)Resumo: Esta pesquisa analisa a participação da sociedade no desenvolvimento das políticas educacionais no município de Pinhais. Busca responder o seguinte problema: Como vem ocorrendo a participação do Conselho Municipal ... -
Escolas nas colônias em São José dos Pinhais, Paraná : organização e materialidades, fins do século XIX e início do XX
(2024)Resumo: A presente pesquisa tem como temática a história nas Escolas das Colônias, sua organização e materialidades, entre os anos de 1877 a 1937, na cidade de São José dos Pinhais/PR. O interesse por essa temática surge ... -
Valorização docente e sindicalismo : a ação da APMP na defesa das metas 17 e 18 do Plano Municipal de Piraquara
(2024)Resumo: A presente pesquisa analisa a atuação sindical docente, na representatividade da Associação das/os Profissionais da Educação Municipais de Piraquara (APMP), entidade afiliada à APP-Sindicato dos Trabalhadores em ... -
Jovens encarceradas(os) : trajetórias vida e memórias escolares
(2023)Resumo: Esta dissertação explora as trajetórias de vida e as experiências escolares de jovens em privação de liberdade, com o objetivo de estabelecer conexões entre o aumento crescente de jovens em situação de encarceramento ... -
Política de ingresso e permanência na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC : análise do processo de formulação e implementação de políticas e ações afirmativas na graduação (2008–2017)
(2023)Resumo: Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa Ações Afirmativas na América Latina: Brasil, Argentina, México, Colômbia, Bolívia e Uruguai, que faz parte de uma proposta mais ampla do PrInt UFPR intitulada "Relações ... -
Eficácia do ensino de habilidades fonológicas e pragmáticas no desenvolvimento da leitura de estudantes autistas
(2024)Resumo: A aprendizagem da leitura é um processo complexo que pode representar um desafio para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dado o conjunto diversificado de habilidades linguístico-cognitivas que ela ... -
A atuação do Centro de Ensino Superior de Maringá (CESUMAR) na oferta do itinerário formativo da formação técnica e profissional no Estado do Paraná (2020-2023)
(2024)Resumo: Esta dissertação analisou a atuação do Centro de Ensino Superior Maringá (CESUMAR) na oferta do itinerário formativo para a Formação Técnica e Profissional no estado do Paraná, atuação privada fortalecida a partir ... -
Merleau-Ponty na educação : uma investigação fenomenológica sobre afetividade
(2024)Resumo: Esta pesquisa propõe-se a investigar a concepção de afetividade apresentada por Merleau-Ponty em sua obra "A Estrutura do Comportamento" e sua eventual implicabilidade na área da Educação, buscando compreender como ... -
Avaliação das políticas de inclusão para pessoas com deficiência na Universidade Federal do Paraná (2016-2024)
(2024)Resumo: Esta dissertação avalia as políticas institucionais de inclusão para estudantes com deficiência implementadas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2016 e 2024, período que compreende uma gestão administrativa. ... -
Questões de gênero e sexualidade na educação do campo : uma análise do trabalho pedagógico do Colégio Estadual do Campo Contestado – Paraná
(2024)Resumo: A presente pesquisa teve como foco as temáticas de gênero e sexualidade no trabalho pedagógico desenvolvido na escola do campo. O estudo buscou compreender como essas temáticas têm sido abordadas no Colégio Estadual ... -
A utilização de tecnologias educacionais : a experiência de pedagogos graduados em um curso a distância de uma universidade pública no período de 2015-2020
(2024)Resumo: Esta pesquisa insere-se na linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Po's-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná' (UFPR) e está vinculada ao Grupo de Estudos e ... -
As mudanças da BNCC do ensino médio no currículo de geografia : um olhar sobre o Estado do Paraná
(2023)Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se apresenta como um documento decaráter normativo que define um conjunto de aprendizagens essenciais que todosos alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica (BRASIL, ... -
Políticas de formação dos professores da educação básica em São Tomé e Principe : tendências em curso
(2024)Resumo: A pesquisa aborda as políticas de formação dos professores da educação básica em São Tomé e Príncipe, com ênfase nas tendências observadas entre 2003 e 2023. A questão central é: quais tendências são evidenciadas ...