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Submissões recentes
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Valorização docente e mudanças legislativas na rede estadual de ensino do Paraná : implicações para professores efetivos e temporários
(2025)Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, analisou as normativas estaduais que regulamentam o trabalho docente dos professores efetivos e temporários ... -
O Conselho Municipal de Educação na elaboração, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Pinhais
(2025)Resumo: Esta pesquisa analisa a participação da sociedade no desenvolvimento das políticas educacionais no município de Pinhais. Busca responder o seguinte problema: Como vem ocorrendo a participação do Conselho Municipal ... -
Escolas nas colônias em São José dos Pinhais, Paraná : organização e materialidades, fins do século XIX e início do XX
(2024)Resumo: A presente pesquisa tem como temática a história nas Escolas das Colônias, sua organização e materialidades, entre os anos de 1877 a 1937, na cidade de São José dos Pinhais/PR. O interesse por essa temática surge ... -
Valorização docente e sindicalismo : a ação da APMP na defesa das metas 17 e 18 do Plano Municipal de Piraquara
(2024)Resumo: A presente pesquisa analisa a atuação sindical docente, na representatividade da Associação das/os Profissionais da Educação Municipais de Piraquara (APMP), entidade afiliada à APP-Sindicato dos Trabalhadores em ... -
Jovens encarceradas(os) : trajetórias vida e memórias escolares
(2023)Resumo: Esta dissertação explora as trajetórias de vida e as experiências escolares de jovens em privação de liberdade, com o objetivo de estabelecer conexões entre o aumento crescente de jovens em situação de encarceramento ... -
Política de ingresso e permanência na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC : análise do processo de formulação e implementação de políticas e ações afirmativas na graduação (2008–2017)
(2023)Resumo: Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa Ações Afirmativas na América Latina: Brasil, Argentina, México, Colômbia, Bolívia e Uruguai, que faz parte de uma proposta mais ampla do PrInt UFPR intitulada "Relações ... -
Eficácia do ensino de habilidades fonológicas e pragmáticas no desenvolvimento da leitura de estudantes autistas
(2024)Resumo: A aprendizagem da leitura é um processo complexo que pode representar um desafio para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dado o conjunto diversificado de habilidades linguístico-cognitivas que ela ... -
A atuação do Centro de Ensino Superior de Maringá (CESUMAR) na oferta do itinerário formativo da formação técnica e profissional no Estado do Paraná (2020-2023)
(2024)Resumo: Esta dissertação analisou a atuação do Centro de Ensino Superior Maringá (CESUMAR) na oferta do itinerário formativo para a Formação Técnica e Profissional no estado do Paraná, atuação privada fortalecida a partir ... -
Merleau-Ponty na educação : uma investigação fenomenológica sobre afetividade
(2024)Resumo: Esta pesquisa propõe-se a investigar a concepção de afetividade apresentada por Merleau-Ponty em sua obra "A Estrutura do Comportamento" e sua eventual implicabilidade na área da Educação, buscando compreender como ... -
Avaliação das políticas de inclusão para pessoas com deficiência na Universidade Federal do Paraná (2016-2024)
(2024)Resumo: Esta dissertação avalia as políticas institucionais de inclusão para estudantes com deficiência implementadas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2016 e 2024, período que compreende uma gestão administrativa. ... -
Questões de gênero e sexualidade na educação do campo : uma análise do trabalho pedagógico do Colégio Estadual do Campo Contestado – Paraná
(2024)Resumo: A presente pesquisa teve como foco as temáticas de gênero e sexualidade no trabalho pedagógico desenvolvido na escola do campo. O estudo buscou compreender como essas temáticas têm sido abordadas no Colégio Estadual ... -
A utilização de tecnologias educacionais : a experiência de pedagogos graduados em um curso a distância de uma universidade pública no período de 2015-2020
(2024)Resumo: Esta pesquisa insere-se na linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Po's-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná' (UFPR) e está vinculada ao Grupo de Estudos e ... -
As mudanças da BNCC do ensino médio no currículo de geografia : um olhar sobre o Estado do Paraná
(2023)Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se apresenta como um documento decaráter normativo que define um conjunto de aprendizagens essenciais que todosos alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica (BRASIL, ... -
Políticas de formação dos professores da educação básica em São Tomé e Principe : tendências em curso
(2024)Resumo: A pesquisa aborda as políticas de formação dos professores da educação básica em São Tomé e Príncipe, com ênfase nas tendências observadas entre 2003 e 2023. A questão central é: quais tendências são evidenciadas ... -
Vozes em evasão : uma abordagem dialógica ao corpo transgênero
(2022)Resumo: Este estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), baseia-se na teoria formulada por Bakhtin e o ... -
As emoções e suas implicações na qualidade de vida de estudantes de uma universidade aberta da pessoa idosa
(2023)Resumo: Os estudos sobre o envelhecimento humano têm sido valorizados na comunidade científica, haja vista que as projeções sobre o crescimento da população idosa apontam para um aumento significativo para o Brasil e para ... -
O corpo masculino nos slides do "Aula Paraná" : efeitos de sentidos para as aulas ciências
(2024)Resumo: Com as demandas para a Educação durante a pandemia da COVID-19, professores da rede estadual paranaense passaram a utilizar materiais pré-preparados do programa Aula Paraná. Esses materiais foram disponibilizados ... -
A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso
(1984)Resumo: Este estudo procurou analisar diferentes fatores que explicam o fracasso escolar, evidenciado na primeira série do ensino de 1º grau, enfatizando a importância dos fatores intra-escolares e dentre estes a qualificação ... -
A consideração de procedimentos dedutivos e indutivos na formação de professores de matemática
(2000)Resumo: Este estudo teve como objetivos investigar a relevância que procedimentos dedutivos e indutivos podem ter para a formação do professor de matemática e identificar como tais procedimentos têm sido considerados em ...