O componente curricular Projeto de Vida no novo ensino médio no Estado do Paraná : uma análise das implicações para o trabalho docente
Resumo
Resumo: A Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415/2017, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), são resultado de um cenário político de intensas disputas por hegemonia que incidiram em mudanças significativas na estrutura e na oferta dessa etapa de ensino. No que se refere à organização curricular, a flexibilização imposta pela referida Reforma separou o currículo em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, abrindo espaço para a inserção de componentes curriculares sem objeto de estudo e campo científico reconhecido, como é o caso do componente curricular Projeto de Vida. Tal componente ganhou centralidade na atual Reforma, tornando-se eixo do currículo e componente curricular, com elevada carga horária, em diversos estados. Essas alterações curriculares têm trazido consequências para a organização do trabalho pedagógico com implicações diretas no trabalho docente, fato que se constitui como o objeto de interesse da presente pesquisa e tem como problema norteador: Como está acontecendo a implementação do componente curricular Projeto de Vida no ensino médio das escolas estaduais do Paraná? Quais os pressupostos formativos subjacentes e quais as possíveis implicações no trabalho docente da inserção deste componente nos currículos? Sendo assim, o objetivo da pesquisa é analisar as implicações do componente curricular Projeto de Vida para o trabalho docente na etapa do ensino médio no estado do Paraná. Para a apreensão do processo político e de seus determinantes nas políticas educacionais nacionais e locais, foi utilizada como inspiração metodológica a abordagem do Ciclo de Políticas, formulada por Stephen Ball e colaboradores (Mainardes, 2006). A pesquisa é de natureza qualitativa e a realização se deu em duas etapas. Na primeira, de cunho bibliográfico e análise documental, foi realizada a revisão de literatura e selecionados como fontes documentos oficiais internacionais, nacionais e estaduais. Na segunda, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores/as que atuam com o componente curricular Projeto de Vida em turmas do ensino médio de escolas estaduais do Núcleo Regional de Educação de Curitiba. A partir da análise das entrevistas foram criadas três categorias com base nas implicações observadas para o trabalho docente: Flexibilização curricular e a descaracterização do trabalho docente; Os processos de desintelectualização e controle do trabalho docente e Intensificação do trabalho docente e seus efeitos patológicos, que foram discutidas a partir de teóricos críticos da atualidade como Laval (2004), Harvey (2014) e Dardot e Laval (2016) e vários/as autores/as nacionais. Conclui-se que a inserção do componente curricular Projeto de Vida nos currículos do Ensino Médio, nos moldes da Reforma neoliberal, aprofunda de forma severa a descaracterização, a desintelectualização e a intensificação do trabalho docente, advindos principalmente da flexibilização curricular e do excessivo controle Abstract: The Secondary Education Reform, established by Law nº 13.415/2017, and the National Common Curricular Base (BNCC/2018), are the result of a political scenario of intense disputes for hegemony that resulted in significant changes in the structure and provision of this stage of teaching. With regard to curricular organization, the flexibility imposed by the aforementioned Reform separated the curriculum into Basic General Training and Training Itineraries, opening space for the insertion of curricular components without a recognized object of study and scientific field, as is the case with the Life Project curricular component. This component gained centrality in the current Reform, becoming the axis of the curriculum and curricular component, with a high workload, in several states. These curricular changes have had consequences for the organization of pedagogical work with direct implications for teaching work, a fact that constitutes the object of interest of this research and has as its guiding problem: How is the implementation of the Life Project curricular component in the high school average of state schools in Paraná? What are the underlying training assumptions and what are the possible implications for teaching work of including this component in the curricula? Therefore, the objective of the research is to analyze the implications of the Life Project curricular component for teaching work in high school in the state of Paraná. To understand the political process and its determinants in national and local educational policies, the Policy Cycle approach, formulated by Stephen Ball and collaborators, was used as methodological inspiration (Mainardes, 2006). The research is qualitative in nature and was carried out in two stages. In the first, of a bibliographic and documentary analysis nature, a literature review was carried out and official international, national and state documents were selected as sources. In the second, semi-structured interviews were carried out with 10 teachers who work with the Life Project curricular component in high school classes at state schools in the Curitiba region. From the analysis of the interviews, three categories were created based on the implications observed for teaching work: Curricular flexibility and the decharacterization of teaching work; The processes of de-intellectualization and control of teaching work and Intensification of teaching work and its pathological effects, which were discussed based on current critical theorists such as Laval (2004), Harvey (2014) and Dardot and Laval (2016) and several national authors. It is concluded that the inclusion of the Life Project curricular component in high school curricula, along the lines of the neoliberal Reform, severely deepens the decharacterization, de-intellectualization and intensification of teaching work, arising mainly from curricular flexibility and excessive control
Collections
- Dissertações [981]