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    Entre as cartas de Mariana Coelho : sociabilidades, educação feminista e escrita do livro "A evolução do feminismo" (1923-1945)

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    R - D - ROSANA DE FATIMA BERTON BAUER.pdf (5.851Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Berton, Rosana de Fátima
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta dissertação tem por objetivo pensar a educação e o feminismo das primeiras décadas do século XX através da trajetória da intelectual Mariana Coelho, em sua relação com outras feministas do Brasil e de outros países, a partir da análise de correspondências trocadas durante os anos de elaboração de sua obra A evolução do feminismo: subsídios para a sua história. Tem como recorte temporal o ano de 1923, onde as cartas revelam o início dos trabalhos de elaboração do livro, até 1945, onde encontramos as últimas cartas escritas e/ou recebidas por Mariana Coelho no arquivo pesquisado. Mariana Coelho destacou-se como intelectual, poetisa, escritora, educadora, feminista, ensaísta e jornalista, escrevendo para muitos jornais e revistas da época, do Brasil e de Portugal. Fundou em Curitiba o Colégio Santos Dumont, administrado por ela até 1917. Mais tarde, atuou como secretária, professora e diretora da Escola Profissional Feminina, até se aposentar em 1941. É patrona da cadeira número 28 da Academia Feminina de Letras do Paraná e da cadeira de número 30 da Academia Paranaense de Poesia. Entre sua vasta obra, este trabalho se dedicou à seguinte problemática: Como as interações epistolares de Mariana Coelho com mulheres feministas e alguns homens (intelectuais, políticos) contribuíram para a educação feminista de Mariana Coelho e para a escrita e publicação do livro A evolução do feminismo? Os objetivos específicos serão: entender através da análise das correspondências de Mariana Coelho como o livro A evolução do feminismo foi sendo escrito, complementado e modificado a partir dos contatos estabelecidos com mulheres e homens; refletir sobre como Mariana Coelho vai se educando enquanto feminista a partir de sua rede de sociabilidades; compreender através de revisão bibliográfica - de livros de Mariana Coelho, de suas publicações em periódicos e de sua correspondência preservada -, como ela se construiu enquanto intelectual (poetisa, escritora, educadora, feminista, ensaísta e jornalista) através de suas relações e lugares de sociabilidade. Realizar uma pesquisa dentro desta temática em um programa de pós-graduação em educação se justifica, tendo em vista que estamos analisando uma intelectual, poetisa, escritora, educadora, feminista, ensaísta, jornalista e mulher, em um momento em que a educação escolar das mulheres, sobretudo a educação superior, não era comum, e a obrigatoriedade escolar, embora debatida e até legislada, ainda não se instituíra de maneira universal no Brasil ou em Portugal, onde Mariana Coelho viveu a infância. Portanto, esta pesquisa se insere nas discussões da História da Educação por abordar a formação do trabalho intelectual de uma mulher que desenvolveu seus estudos fora de escolas e universidades, através de suas relações familiares e lugares de sociabilidade, especialmente no intercâmbio com outras mulheres, em especial Bertha Lutz
     
    Abstract: This dissertation aims to think about education and feminism in the first decades of the 20th century, through the trajectory of the intellectual Mariana Coelho in her relationship with other feminists from Brazil and other countries, based on the analysis of correspondence exchanged during the years of writing her work The evolution of feminism: subsidies for its history. Taking the year 1923 as a time frame, where the letters reveal the beginning of work on preparing the book, until 1945, where we find the last letters written and/or received by Mariana Coelho in the researched archive. Mariana Coelho stood out as an intellectual, poet, writer, educator, feminist, essayist and journalist, writing for many newspapers and magazines of the time, in Brazil and Portugal. In Curitiba, she founded the Santos Dumont School, which she managed until 1917. Later, she served as secretary, teacher, and director of the Women's Vocational School, where she worked until her retirement in 1941. She is the patron of Chair No. 28 of the Women's Academy of Letters of Paraná and Chair No. 30 of the Paraná Academy of Poetry. Among her extensive body of work, this study focuses on the following central question: How did Mariana Coelho’s epistolary exchanges with other feminist women - and some men, including intellectuals and politicians - contribute to her feminist education and to the writing and publication of The Evolution of Feminism? The specific objectives of this research are: to understand, through an analysis of her correspondence, how the book The Evolution of Feminism was written, expanded, and modified through her contacts with other women and a few men; to reflect on how Mariana Coelho educated herself as a feminist through her network of social relationships; and to comprehend, through a review of her books, periodical publications, and preserved correspondence, how she built herself as an intellectual (poet, writer, educator, feminist, essayist, and journalist) through her relationships and social spaces. Conducting research on this topic within a graduate education program is justified, as it analyzes a woman who was an intellectual, poet, writer, educator, feminist, essayist, and journalist at a time when formal education for women - especially higher education - was uncommon. Although compulsory schooling was being debated and even legislated, it had not yet been universally implemented in Brazil or Portugal, where Mariana Coelho spent her childhood. Therefore, this research contributes to the field of the History of Education by examining the intellectual formation of a woman who developed her studies outside traditional schools and universities, through familial relationships and social environments, especially in her exchanges with other women, notably Bertha Lutz
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99502
    Collections
    • Dissertações [1038]

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