"O excepcional em pauta" : memórias do Centro de Atendimento Especializado na Área da Deficiência Visual no município de Colombo-PR (1986-1996)
Resumo
Resumo: Este estudo investiga o processo de constituição do Centro de Atendimento Especializado na área da Deficiência Visual (CAEDV), vinculado à Escola Municipal Heitor Villa Lobos, no município de Colombo-PR, no período de 1986 a 1996. Busca se responder às seguintes questões: quais motivações levaram à criação de um centro de atendimento voltado à área visual no município e de que modo os movimentos políticos e educacionais influenciaram sua implementação e continuidade? A pesquisa fundamenta-se em levantamento bibliográfico e documental, apoiando-se em referências como França (2014), Gil (2018), Jannuzzi (2004), Magalhães (2004), Matos (2019), Belusso e Souza (2018), Procotte (1981; 1983), Vigotski (2022), Silva (2017), Tureck (2003; 2005; 2021) e Piccolo (2022). As fontes consultadas incluem jornais locais, legislações federais, estaduais e municipais, bem como documentos orientadores da educação, que contribuem para a análise e a reconstrução da narrativa histórica. Os resultados indicam que a implementação do Centro antecedeu a formulação de políticas públicas locais, sendo inicialmente guiada por concepções médico-biológicas predominantes, que orientavam práticas e políticas destinadas às pessoas com deficiência. Todavia, a aproximação com a perspectiva histórico-cultural de Vigotski permite reinterpretar esse percurso, evidenciando que a compreensão da deficiência ultrapassa os limites de uma abordagem clínica, exigindo a consideração das múltiplas dimensões que constituem o sujeito Abstract: This study investigates the process of establishing the Specialized Assistance Center in the area of Visual Impairment (CAEDV), linked to the Heitor Villa-Lobos Municipal School, in the municipality of Colombo, Paraná, between 1986 and 1996. It seeks to answer the following questions: what motivations led to the creation of a service center focused on visual impairment in the municipality, and how did political and educational movements influence its implementation and continuity? The research is based on bibliographic and documentary analysis, drawing on authors such as França (2014), Gil (2018), Jannuzzi (2004), Magalhães (2004), Matos (2019), Belusso and Souza (2018), Procotte (1981; 1983), Vygotsky (2022), Silva (2017), Tureck (2003; 2005; 2021), and Piccolo (2022). The sources consulted include local newspapers, federal, state, and municipal legislation, as well as educational guiding documents, all of which contribute to the analysis and reconstruction of the historical narrative. The findings indicate that the Center’s implementation preceded the formulation of local public policies and was initially guided by predominant medical-biological conceptions that shaped practices and policies directed at people with disabilities. However, drawing on Vygotsky’s historical-cultural perspective makes it possible to reinterpret this trajectory, revealing that the understanding of disability extends beyond a clinical approach and requires consideration of the multiple dimensions that constitute the subject
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