40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar por
Submissões recentes
-
Formação continuada EAD para professores : desenvolvimento da autonomia de estudantes com deficiência intelectual
(2024)Resumo: Promover a autonomia é fundamental para o desenvolvimento pessoal, pois permite que os indivíduos se tornem autores de suas próprias vidas, capazes de tomar decisões e de agir de forma independente e consciente. A ... -
Desafios e experiências do corpo negro nos espaços públicos de lazer de Curitiba : estudo com discentes autodeclarados negros no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná
(2025)Resumo: O tema desta pesquisa reflete sobre as relações entre educação, lazer, negritude e os espaços públicos das cidades. Desse modo, o postulado do qual este estudo se fundamenta é que a cidade de Curitiba, como produto ... -
A multiperspectividade no pensamento histórico de jovens estudantes
(2024)Resumo: A pesquisa parte de alguns pressupostos advindo do fato de que, nas aulas de história, frequentemente surgem dúvidas e confusões entre as opiniões baseadas na memória ou na experiência e a fundamentação histórica ... -
Avaliação das políticas de inclusão para pessoas com deficiência na Universidade Federal do Paraná (2016-2024)
(2024)Resumo: Esta dissertação avalia as políticas institucionais de inclusão para estudantes com deficiência implementadas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2016 e 2024, período que compreende uma gestão administrativa. ... -
Questões de gênero e sexualidade na educação do campo : uma análise do trabalho pedagógico do Colégio Estadual do Campo Contestado – Paraná
(2024)Resumo: A presente pesquisa teve como foco as temáticas de gênero e sexualidade no trabalho pedagógico desenvolvido na escola do campo. O estudo buscou compreender como essas temáticas têm sido abordadas no Colégio Estadual ... -
A utilização de tecnologias educacionais : a experiência de pedagogos graduados em um curso a distância de uma universidade pública no período de 2015-2020
(2024)Resumo: Esta pesquisa insere-se na linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Po's-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná' (UFPR) e está vinculada ao Grupo de Estudos e ... -
O acesso à educação infantil no contexto da implementação do FUNDEB permanente e da complementação VAAT
(2024)Resumo: A presente tese tem como objeto de estudo o acesso à Educação Infantil no contexto da implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ... -
Transtorno do espectro autista : contribuições de atividades psicomotoras em aspectos da cognição e desenvolvimento motor de escolares
(2024)Resumo: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa quanti-qualitativa, de corte longitudinal quase experimental, com o objetivo de compreender o potencial contributivo de atividades psicomotoras no desenvolvimento 0motor ... -
As mudanças da BNCC do ensino médio no currículo de geografia : um olhar sobre o Estado do Paraná
(2023)Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se apresenta como um documento decaráter normativo que define um conjunto de aprendizagens essenciais que todosos alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica (BRASIL, ... -
Narrativas que tecem os corpos femininos : o corpo vestido das universitárias da UFPR
(2024)Resumo: A partir de uma variável de discursos e instituições, os corpos femininos foram educados por preceitos morais, sob coerção e violência. As instituições responsáveis por instituir um "regime de verdade" sobre esses ... -
Políticas de formação dos professores da educação básica em São Tomé e Principe : tendências em curso
(2024)Resumo: A pesquisa aborda as políticas de formação dos professores da educação básica em São Tomé e Príncipe, com ênfase nas tendências observadas entre 2003 e 2023. A questão central é: quais tendências são evidenciadas ... -
Autografias : poéticas de si e a educação performativa no ensino de arte
(2024)Resumo: A presente pesquisa se debruça sobre as autografias, explorando sua aplicação no campo da prática em processos criativos com seus traços, desenhos, grafismos, escritas à mão, cartas, diários, cadernos de artista, ... -
A complexidade a favor dos processos formativos : teares de uma formação matemática voltada à educação infantil
(2024)Resumo: A formação matemática do professor de Educação Infantil foi o tema central de discussão desta pesquisa que teve como objetivo evidenciar como um processo formativo articulado à prática letiva pode possibilitar ... -
O processo de produção do conhecimento histórico e o novo ensino médio : a ideologia neoliberal na Base Nacional Comum Curricular e no referencial curricular do Paraná
(2024)Resumo: Este trabalho de investigação tem como objeto de estudo o processo de produção do conhecimento histórico desenvolvido no ambiente escolar, por meio do ensino de História – a Didática da História - de professoras e ... -
Novas formas e modos de governança e a gestão da educação e da escola pública : enigmas da esfinge neoliberal contemporânea
(2024)Resumo: Esta tese integra a linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná. A investigação tem por objeto de estudo a Gestão Democrática (GD) da ... -
Vozes em evasão : uma abordagem dialógica ao corpo transgênero
(2022)Resumo: Este estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), baseia-se na teoria formulada por Bakhtin e o ... -
Formação do professor-leitor : os sentidos atribuídos às leituras e as suas histórias de leituras
(2024)Resumo: O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição de 2018, indicou que o Brasil tem baixa proficiência em leitura se comparado com outros 78 países que participaram da avaliação. Segundo os ... -
As emoções e suas implicações na qualidade de vida de estudantes de uma universidade aberta da pessoa idosa
(2023)Resumo: Os estudos sobre o envelhecimento humano têm sido valorizados na comunidade científica, haja vista que as projeções sobre o crescimento da população idosa apontam para um aumento significativo para o Brasil e para ... -
Educação policial militar : dimensões psicossociais na construção de práticas profissionais
(2024)Resumo: A educação policial militar no Brasil é objeto de exploração em pesquisas científicas anteriores, notadamente realizadas com gestores de ensino e enfatizando aspectos das dimensões curriculares. Esta pesquisa, ...