40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar por
Submissões recentes
-
Implicações do marco regulatório das organizações da sociedade civil na oferta da educação infantil em Florianópolis (SC)
(2024)Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de Políticas Educacionais do PPGE da Universidade Federal do Paraná, examina as políticas públicas municipais relacionadas à oferta da educação infantil na rede pública de ensino ... -
Vento e chuva : teatro e literatura na educação estética de bebês
(2024)Resumo: A pesquisa, vinculada ao Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR) e à Diálogos: rede internacional de pesquisa, constituiu um diálogo entre teatro e literatura para bebês. ... -
Ensinar e aprender um repertório de gestos manuais : a escola de aprendizes artífices do Paraná (1910-1926)
(2025)Resumo: A presente tese tem o objetivo de analisar a natureza e as referências em que se basearam o Trabalho Manual praticado na Escola de Aprendizes Artífices do Paraná no período de 1910 a 1926. A Escola foi inaugurada ... -
Criança, arte e natureza : experiências artísticas na educação infantil
(2025)Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender a relação entre criança, arte e natureza, a partir de vivências e experimentações com elementos naturais. Os objetivos específicos incluíram: realizar revisão ... -
Educação ambiental na formação inicial de professores de ciências e biologia : análise curricular do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná - Campus Curitiba
(2025)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a inserção da Educação Ambiental no currículo do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - campus Curitiba. Frente ao atual cenário de ... -
"Eu sou uma fênix!", "me sinto empoderada!" significados e sentidos expressos em encontros musicoterapêuticos por idosas que sofreram e/ou sofrem violência : uma experiência em um projeto de educação não formal
(2024)Resumo: O objetivo deste trabalho foi compreender os significados e sentidos expressos em encontros musicoterapêuticos por idosas participantes de Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATIS) que sofreram e/ou sofrem ... -
Artes visuais no ensino médio : conhecimento, autoconhecimento e sentido
(2024)Resumo: Este estudo tem como objetivo geral compreender o ensino das Artes Visuais no Ensino Médio como proposta de desenvolvimento do conhecimento e do autoconhecimento para a produção de sentido. Como objetivos específicos, ... -
Associação Brasileira de Educação : circulação de saberes e renovação do campo pedagógico, uma abordagem transnacional (1924 – 1947)
(2025)Resumo: Esta tese examina a história da Associação Brasileira de Educação (ABE) sob uma perspectiva transnacional, destacando seu papel na circulação de sujeitos, instituições, ideias e objetos. O período analisado abrange ... -
Considerações sobre o capital cultural e o desempenho redacional na educação popular a partir da experiência do Cursinho Popular Alicerce 23 em Curitiba
(2024)Resumo: A presente pesquisa apresenta as considerações sobre o desempenho redacional na Educação Popular utilizando-se de base o capital cultural de estudantes do Cursinho Popular Alicerce 23 (A23), em Curitiba. Como ... -
Competências e habilidades docentes sob a ótica de participantes de uma universidade aberta da pessoa idosa
(2025)Resumo: Esta pesquisa investiga o ensino voltado para pessoas idosas, com ênfase na relação entre as competências e habilidades docentes e as práticas educacionais nas Universidades Abertas da Pessoa Idosa (UAPI). Considerando ... -
"Me dá um trocado?" : sentidos e significados sobre a infância e o ensino corânico na Guiné-Bissau para os Talibés
(2023)Resumo: A presente dissertação investiga o talibismo, uma temática complexa que envolve crianças, cultura, religião e família, e, que é pouco explorada nas pesquisas. De origem Árabe, talibé é uma palavra usada na Guiné-Bissau ... -
Letramento racial bilíngue : diálogos com estudantes negros/as surdos/as da Região Metropolitana [sic] de Curitiba
(2024)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo geral analisar como operam as práticas discursivas raciais que circulam em uma escola da região metropolitana de Curitiba na constituição de subjetividades e identidades de ... -
Oficinas de escrita na escola : o letramento literário e a complexa formação do aluno-autor
(2025)Resumo: Este trabalho analisa a formação do aluno-autor, considerando estudos referentes ao letramento literário. A pesquisa-ação foi desenvolvida em escola municipal de Curitiba (Brasil), em aulas de Língua Portuguesa no ... -
Valorização docente e mudanças legislativas na rede estadual de ensino do Paraná : implicações para professores efetivos e temporários
(2025)Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, analisou as normativas estaduais que regulamentam o trabalho docente dos professores efetivos e temporários ... -
"Feminismo? Não sou dessas que queimam sutiã!" : em busca de pedagogias feministas na creche a partir dos tensionamentos dos feminismos subalternos
(2025)Resumo: A Educação Infantil se constitui como campo do conhecimento em construção e, nas últimas décadas, estudos, pesquisas científicas e políticas públicas têm enfatizado a importância desta etapa educativa. Deste modo, ... -
O Conselho Municipal de Educação na elaboração, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Pinhais
(2025)Resumo: Esta pesquisa analisa a participação da sociedade no desenvolvimento das políticas educacionais no município de Pinhais. Busca responder o seguinte problema: Como vem ocorrendo a participação do Conselho Municipal ... -
Escolas nas colônias em São José dos Pinhais, Paraná : organização e materialidades, fins do século XIX e início do XX
(2024)Resumo: A presente pesquisa tem como temática a história nas Escolas das Colônias, sua organização e materialidades, entre os anos de 1877 a 1937, na cidade de São José dos Pinhais/PR. O interesse por essa temática surge ... -
Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na Universidade Federal do Paraná : uma análise das relações étnico-raciais no olhar de estudantes de países africanos
(2024)Resumo: O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) foi criado oficialmente em 1965, oferece vagas gratuitas em cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras para estudantes internacionais ... -
Impactos de um programa educativo da OMS para cuidadores na adaptação parental à deficiência e nas práticas parentais
(2024)Resumo: O desenvolvimento de indivíduos com deficiências ou transtornos no desenvolvimento tem sido diretamente relacionado com a adaptação dos cuidadores à condição da criança. Quanto mais os cuidadores conseguem investir ... -
Valorização docente e sindicalismo : a ação da APMP na defesa das metas 17 e 18 do Plano Municipal de Piraquara
(2024)Resumo: A presente pesquisa analisa a atuação sindical docente, na representatividade da Associação das/os Profissionais da Educação Municipais de Piraquara (APMP), entidade afiliada à APP-Sindicato dos Trabalhadores em ...