40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar por
Submissões recentes
-
O componente "prática escolar" no programa de estudos da Escola Normal do Paraná (1907-1928) : continuidades e transformações no modo de pensar a formação de professoras para a escola primária
(2025)Resumo: A pesquisa busca compreender o aparecimento da rubrica de Prática Escolar no programa da Escola Normal do Paraná, em 1907, e suas transformações até 1928. São analisados os debates, propostas e ações voltados à ... -
O ensino por investigação como abordagem didática na licenciatura em física : contribuições para a formação inicial de professores
(2025)Resumo: O presente trabalho objetivou analisar as perspectivas mobilizadas por licenciandos em Física em um contexto formativo de Ensino Superior envolvendo atividades experimentais investigativas. A motivação do estudo ... -
Formação de professores na extensão universitária : uma análise a partir de unidades cronotópicas de memória
(2025)Resumo: O foco deste estudo foi compreender, diagnosticar e dimensionar os impactos dos processos formativos da extensão universitária na construção da subjetividade de profissionais licenciadas(os) em Letras Espanhol ou ... -
Escola Sem Partido, Escolarização Domiciliar e Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares : estratégias narrativas na desvalorização dos docentes (2014/2024)
(2025)Resumo: O presente trabalho analisa a relação entre o Escola Sem Partido, a Escolarização domiciliar e o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares com o uso de estratégias narrativas voltadas à desvalorização da atuação ... -
Paranaguá e as epidemias, entre o império e a república : determinações governamentais, ações médicas, educação da população (1889-1908)
(2025)Resumo: Esta tese tem como objetivo entender como ações educativas fizeram parte das medidas que tentaram impedir a difusão de doenças epidêmicas na cidade portuária de Paranaguá (porto sob administração do governo central), ... -
Infraestrutura em escolas do ensino primário de Moçambique : um estudo de caso nos distritos de Beira, Marromeu e Búzi
(2025)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar se há garantia da igualdade e qualidade na oferta de infraestrutura escolar por meio de estudo de caso em algumas escolas primárias dos distritos da Beira, de Marromeu ... -
Práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais do clero católico no Estado do Paraná
(2024)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os aspectos educativos que podem ser revelados nas atividades desenvolvidas por presbíteros do clero católico no estado do Paraná, junto às paróquias e comunidades em ... -
Vidas Secas e ressonâncias enunciativas : a pedagogia de letramento sociointeracional crítico na formação do aluno-leitor do ensino médio
(2025)Resumo: Pensar a formação do leitor crítico implica considerar a formação cidadã. Em meus anos de experiência em sala de aula, observei que os alunos do ensino médio sentiam dificuldades em questionar a si mesmos a partir ... -
Política de ingresso e permanência na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC : análise do processo de formulação e implementação de políticas e ações afirmativas na graduação (2008–2017)
(2023)Resumo: Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa Ações Afirmativas na América Latina: Brasil, Argentina, México, Colômbia, Bolívia e Uruguai, que faz parte de uma proposta mais ampla do PrInt UFPR intitulada "Relações ... -
A formação continuada de professores de educação física no Estado do Paraná como possibilidade de avanços para uma educação antirracista
(2025)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as perspectivas dos professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino do Paraná em relação à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e desenvolver, a ... -
Do assistencialismo ao abandono assistido : a reestruturação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático do Ensino Médio (PNLD/EM) no contexto da Base Nacional Comum Curricular e da Lei nº 13.415 de 2017
(2025)Resumo: A partir do ano de 2017, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) passou por uma das maiores reestruturações em seus 30 anos de existência. As mudanças visaram, principalmente, a adequar os livros e materiais ... -
Conselho Estadual de Educação do Paraná : espólio democrático à ditadura civil-militar (1964 - 1971)
(2025)Resumo: Esta tese investiga o processo que levou à existência do Conselho Estadual de Educação do Paraná, instituído em 1964, sob prescrição e vigência da LDB 4.024/61, explorando a prosopografia dos conselheiros nomeados, ... -
A representatividade da mulher na sociedade e na ciência por meio da autoria feminina de livros didáticos de física
(2024)Resumo: Os livros didáticos desempenham um papel importante na vida acadêmica dos alunos, e a autoria desses materiais pode contribuir para ressaltar como a representação feminina pode ser vista como um reflexo de quem faz ... -
Como ensinar a compreender textos? : impactos de um programa de ensino explícito de compreensão leitora
(2024)Resumo: Neste estudo, investigou-se os impactos de um programa de ensino explícito de compreensão leitora no desempenho dos estudantes em compreensão da leitura e sua relação com a fluência. Para isso, foi realizada uma ... -
Identidade profissional docente e a questão de gênero nas narrativas cinematográficas : por uma mirada decolonial das obras audiovisuais
(2025)Resumo: A presente tese aborda a identidade profissional docente em um recorte de gênero. A identidade docente é fortemente referenciada pelos discursos de poder, dentro dos quais as imagens exercem um papel eminente. Uma ... -
Implicações do marco regulatório das organizações da sociedade civil na oferta da educação infantil em Florianópolis (SC)
(2024)Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de Políticas Educacionais do PPGE da Universidade Federal do Paraná, examina as políticas públicas municipais relacionadas à oferta da educação infantil na rede pública de ensino ... -
Vento e chuva : teatro e literatura na educação estética de bebês
(2024)Resumo: A pesquisa, vinculada ao Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR) e à Diálogos: rede internacional de pesquisa, constituiu um diálogo entre teatro e literatura para bebês. ... -
Ensinar e aprender um repertório de gestos manuais : a escola de aprendizes artífices do Paraná (1910-1926)
(2025)Resumo: A presente tese tem o objetivo de analisar a natureza e as referências em que se basearam o Trabalho Manual praticado na Escola de Aprendizes Artífices do Paraná no período de 1910 a 1926. A Escola foi inaugurada ... -
Criança, arte e natureza : experiências artísticas na educação infantil
(2025)Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender a relação entre criança, arte e natureza, a partir de vivências e experimentações com elementos naturais. Os objetivos específicos incluíram: realizar revisão ... -
Educação ambiental na formação inicial de professores de ciências e biologia : análise curricular do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná - Campus Curitiba
(2025)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a inserção da Educação Ambiental no currículo do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - campus Curitiba. Frente ao atual cenário de ...