40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar por
Submissões recentes
-
Arte~educação ambiental com adolescentes : performando mundos, contando histórias, construindo refúgios
(2025)Resumo: Os numerosos fatores que impulsionam a crise climática afetam o Planeta, colocam em risco a saúde do mundo mais-que-humano e ameaçam de extinção diversas espécies, inclusive a humana. São desafios que demandam ações ... -
Decolonização do currículo escolar na Guiné-Bissau : percepções de um grupo de estudantes guineenses no Brasil sobre a valorização da identidade cultural e dos saberes locais na educação
(2025)Resumo: A presente pesquisa, cujo tema é o processo de decolonização do currículo escolar, insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa "Cultura, ... -
O acolhimento das crianças migrantes haitianas nas escolas municipais em Piraquara : educação como direito social entre duas culturas diferentes
(2025)Resumo: Esta pesquisa apresenta um panorama de como ocorre o acolhimento das crianças migrantes haitianas nas escolas municipais de Piraquara/PR. A pesquisa associa a educação ao seu papel fundamental como um direito social, ... -
Pedagogia do(s) nó(s)
(2025)Resumo: A presente pesquisa se insere na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação (CEPFE) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como ... -
Autoconhecimento e criatividade de professoras (es) da educação infantil e anos iniciais a partir da prática da contação de histórias
(2025)Resumo: A presente tese teve como objetivo compreender como ocorre o desenvolvimento do autoconhecimento e da criatividade em professores da educação infantil e dos anos iniciais a partir da prática de contação de histórias. ... -
Subordinação da educação básica aos interesses das finanças : um estudo do Grupo Eleva no estado do Paraná
(2025)Resumo: Esta pesquisa, inscrita na linha de Políticas Educacionais, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), integra uma pesquisa nacional financiada pelo Conselho Nacional ... -
Horizontes para uma prática pedagógica complexa e transdisciplinar para os anos iniciais
(2025)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar contribuições que possam subsidiar práticas pedagógicas complexas e transdisciplinares na Educação Básica, tendo como base teórica os princípios do pensamento complexo de ... -
Ensino das habilidades adaptativas para acesso e permanência de jovens e adultos com deficiência intelectual no mundo do trabalho
(2025)Resumo: A pesquisa abordou a análise de contexto para inclusão de estudantes jovens e adultos com deficiência intelectual no mundo do trabalho, com foco no ensino das habilidades adaptativas, necessárias para a permanência ... -
A saúde mental dos/das docentes da educação básica pública paranaense : um estudo a partir da perspectiva da cultura e do trabalho
(2025)Resumo: Nesta pesquisa interdisciplinar envolvendo elementos das áreas da Filosofia, Educação e Psicologia Social investigamos acerca da saúde mental dos(as) docentes da Educação Básica Pública Paranaense, a partir da ... -
Gênero, sexualidade e raça e educação em biologia : análises críticas de produções acadêmicas
(2021)Resumo: As Ciências Biológicas foram e são utilizadas para fundamentar violências étnico- raciais, de gênero e de sexualidade por meio dos projetos coloniais modernos. Em políticas curriculares e nas escolas essa área do ... -
O que pode o lugar~corpo infantil? : um gesto cartográfico entre os estudos de gênero, a filosofia da diferença e a educação física escolar
(2025)Resumo: Inspirada pela questão de Espinosa: O que pode o corpo? Esta tese tem como tema o lugar~corpo infantil em sua potência nas aulas de Educação Física escolar, se apoia no movimento intelectual da Filosofia da Diferença ... -
Educação musical em C(L)A(S)P no canto coletivo com pessoas idosas : percepção musical e aspectos cognitivos
(2025)Resumo: O presente estudo se propôs a identificar como a educação musical em C(L)A(S)P, no canto coletivo, pode influenciar a percepção musical e a cognição de pessoas idosas. O modelo C(L)A(S)P, termo cunhado por Keith ... -
Krigkrig - espalhar, semear : trançados entre as artes e histórias dos povos indígenas e a formação de educadores(as)
(2025)Resumo: Este estudo pretende compreender como uma formação com base na Lei nº 11.645/08 pode mobilizar educadores(as) de Curitiba e cidades vizinhas, participantes de um curso de extensão, a pensarem as artes, as histórias ... -
"Profe, sabia que nós dois falamos espanhol? A gente veio da Venezuela" : relações com as diferentes linguagens de crianças migrantes e filhas de migrantes internacionais em uma instituição de educação infantil pública de Florianópolis/SC
(2025)Resumo: Esta pesquisa tem por temáticas as crianças migrantes internacionais, a linguagem e a educação. O objetivo principal do trabalho é compreender como as crianças migrantes e/ou filhas de migrantes internacionais de ... -
Permanência e conclusão na educação básica como dimensões do direito à educação : um olhar sobre trajetórias escolares, contextos sociais e desempenhos
(2025)Resumo: A presente tese de doutorado investiga as trajetórias escolares de estudantes da última série do ensino médio de escolas públicas brasileiras, participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019, ... -
Música e educação estética em perspectiva dialógica
(2025)Resumo: O presente texto, derivado de um estudo desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Educação, na linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação e vinculado ao Labelit (Laboratório de estudos em educação, ... -
Homero Batista de Barros e o projeto de catolicização da educação superior no Paraná (1930-1968)
(2025)Resumo: A presente pesquisa está inserida nos estudos sobre intelectuais paranaenses vinculados aos interesses católicos que, por sua vez, encontram-se envolvidos em questões educacionais na metade do século XX. Especificamente, ... -
"Saiu melhor que eu" : a percepção do homem acerca do seu papel no trabalho doméstico
(2025)Resumo: A tese "Saiu melhor que eu" aborda mudanças do papel masculino no contexto familiar, qual o significado desse papel para homens e qual a percepção deles com relação à aprendizagem desse papel. A pesquisa se baseia ... -
Mulheres negras cotistas do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em educação da Universidade Federal do Paraná e a construção de suas identidades como pesquisadoras
(2025)Resumo: A discussão sobre cotas raciais na Pós-Graduação é de longa data, porém somente em 2023 foi sancionada a Lei nº 14.723 que institui as cotas raciais nesta etapa da educação brasileira. Assim, o objetivo desta ... -
Assistência pedagógica e psicológica para estudantes do ensino superior com baixo desempenho acadêmico baseada no modelo multidimensional da zona de desenvolvimento proximal
(2025)Resumo: A tese tem como tema a assistência pedagógica e psicológica para estudantes do ensino superior com baixo desempenho acadêmico. Está fundamentada teórica e metodologicamente na Teoria da Atividade Reflexiva (TAR), ...