• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Desenvolvimento e avaliação de um curso para docentes do ensino médio sobre equidade de gênero

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - RAFAELA BAGOLIN BEZ.pdf (17.42Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Bez, Rafaela Bagolin
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O estudo aborda a formação docente sobre equidade de gênero, pois o espaço escolar é um local privilegiado para se implementar estratégias sistemáticas e assistemáticas de enfrentamento ao machismo e desenvolvimento de valores compatíveis com uma sociedade mais equitativa. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de um curso de formação continuada sobre equidade de gênero nas percepções de docentes do ensino médio. A metodologia adotada incluiu o desenvolvimento e a aplicação de um curso online, seguido de uma avaliação quantitativa e qualitativa das mudanças nas atitudes e conhecimentos dos e das participantes. Os principais resultados qualitativos indicaram que o curso teve um impacto positivo, promovendo uma maior conscientização sobre a importância da equidade de gênero e influenciando práticas pedagógicas mais conectadas às discussões sobre equidade de gênero, de acordo com os participantes que responderam ao questionário de satisfação de um curso, o qual continha questões fechadas em escala Likert. Contudo, estas mudanças não foram expressivas de modo a serem percebidas como significativas estatisticamente em análises quantitativas, comparando-se escores pré e pós curso de atitudes, percepções e práticas pedagógicas quanto à equidade de gênero, dos 26 participantes que responderam a escalas nos dois momentos. As discussões destacaram a relevância de incorporar questões de gênero na formação docente para fomentar a transformação social. Concluiu-se que a educação é uma ferramenta crucial para a promoção da equidade de gênero, e que a formação continuada docente é essencial para alcançar esse objetivo.
     
    Abstract: The study addresses teacher training on gender equity, considering that the school environment is a privileged space for implementing systematic and unsystematic strategies to combat sexism and develop values compatible with a more equitable society. The aim of this study was to evaluate the impact of a continuing education course on gender equity on the perceptions of high school teachers. The methodology adopted included the development and implementation of an online course, followed by a quantitative and qualitative assessment of changes in the attitudes and knowledge of the participants. The main qualitative results indicated that the course had a positive impact, promoting greater awareness of the importance of gender equity and influencing pedagogical practices more closely aligned with discussions on gender equity, according to participants who responded to a course satisfaction questionnaire, which included closed-ended questions on a Likert scale. However, these changes were not significant enough to be perceived as statistically meaningful in quantitative analyses, comparing pre- and post-course scores on attitudes, perceptions, and pedagogical practices regarding gender equity among the 26 participants who responded to the scales at both times. The discussions highlighted the importance of incorporating gender issues into teacher training to foster social transformation. It was concluded that education is a crucial tool for promoting gender equity, and continuing teacher education is essential to achieve this goal.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99151
    Collections
    • Dissertações [1035]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV