Navegação Dissertações por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 947
-
Avaliação da aprendizagem escolar
(1977)Resumo: O problema para estudo coloca-se em termos da arbitrariedade e legitimidade dos critérios de avaliação da aprendizagem escolar. A escola é apresentada como um grupo social, no qual se processa a criação de vim clima ... -
O ensino supletivo enquanto alternativa política de educação permanente : possibilidades e constrições
(1978)Resumo: Esta abordagem explora a perspectiva política do Ensino Supletivo brasileiro, identificando possibilidades, constrições e tendências enquanto alternativa virtual de educação permanente. -
Evidências de efetividade da instrução modular no processo de ensino na disciplina de Administração de Pessoal
(1979)Resumo: Por que aplicar o enfoque sistémico à instrução? Há pelo menos duas razões: a inadequação das teorias de aprendizagem é um dos fatores que impelem a buscar uma solução para o problema; outra razão é o estado ... -
Análise de duas situações de aprendizagem relacionando a variável tempo a desempenho dos alunos e efetividade dos materiais das tarefas individuais programadas
(1980)Resumo: Esse trabalho constitui-se na utilização de uma modalidade de Tecnologia Educacional denominada Tarefas Individuais Programadas (TIP), elaboradas e aplicadas para a disciplina Currículos e Programas do Curso de ... -
Atitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizante
(1980)Resumo: O objetivo deste trabalho foi a investigação das relações existentes entre o estudante de segundo grau e o respectivo ensino profissionalizante realizado através da avaliação das atitudes. A abordagem desenvolvida ... -
Expectativas do professor em relação a realidade e concepção de currículo nos cursos profissionalizantes
(1980)Resumo: Esta pesquisa ocupou-se dos professores de 2º grau, mais especificamente daqueles que atuam em Formação Especial, nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, na região cacaueira do Sul do Estado da Bahia, visando ... -
Dimensões críticas no estudo da especificidade da administração educacional
(1980)Resumo: Este estudo toma por objeto de exame a práxis da administração educacional brasileira. Como questão orientadora deste trabalho partiu-se da ideia de que os esforços dos que atuam no campo da administração educacional ... -
A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores
(1980)Resumo: Este estudo constitui uma contribuição ao repensar do estágio do desempenho do processo legislativo do ensino brasileiro. Pretende indicar alguns caminhos para a compreensão concreta, para uma visão crítica da ... -
Estudo sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários : uma aplicação da teoria de Holland
(1980)Resumo: Investigação sobre o comportamento vocacional de estudantes universitários, segundo a ideia básica da teoria de escolha vocacional de Holland: a escolha de uma ocupação e uma expressão da personalidade. Do pressuposto ... -
Supervisão educacional : função ou disfunção?
(1980)Resumo: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de caracterizar a função supervisora no contexto educacional brasileiro, a partir da análise crítica de suas relações com o modelo social, político e econômico, no qual ... -
Uma proposta curricular a nível profissionalizante de Segundo Grau para a formação do ator
(1980)Resumo: Considerando a legislação de ensino em Artes Cênicas e a que regulamentou a profissão do Artista em espetáculos de diversões públicas, desde uma visão histórica, assim como das inúmeras tentativas de instituição ... -
Uma reflexão sobre pontos básicos a serem considerados na elaboração de uma proposta de estágio supervisionado na formação do administrador escolar
(1980)Resumo: A partir de uma experiência vivida por um grupo de professores, desde a implantação da Habilitação em Administração Escolar, o presente trabalho se propõe a uma revisão dos pressupostos básicos que vem orientando ... -
A redação escolar : processo e produto das classes de iniciação
(1980)Resumo: Este trabalho tem como objetivo despertar a atenção dos educadores para o problema da redação, atividade peculiar no currículo do primeiro e segundo graus, com implicações mais profundas do que a simples tradução ... -
Produção divergente e currículo
(1980)Resumo: As características do homem brasileiro e do mundo contemporâneo direcionaram o enfoque desta Dissertação: o estudo das habilidades intelectivas relacionadas à produção de uma variedade de respostas para uma mesma ... -
Tecnologia instrucional : uma alternativa de ensino
(1980)Resumo: Com a intenção de oferecer mais uma contribuição ao estudo da problemática instrucional, o autor pretende: . Objetivos 1. Estimular a integração da Tecnologia Instrucional como forma de promover a melhoria do ensino ... -
Análise dos resultados globais e parciais obtidos nos testes ABC relacionando os efeitos da pré-escolaridade, do nível sócio-econômico e da interação entre ambos sobre a prontidão para leitura e escrita
(1980)Resumo: A pesquisa tem por objetivo: 91) Verificar a influência das variáveis pré-escolaridade e nível sócio-econômico (NSE), como também a interação entre ambas, sobre os escores de prontidão medidos pelos Testes ABC, ... -
Supervisor educacional de recursos humanos : competências básicas para sua formação e desempenho
(1980)Resumo: O estudo consiste numa proposta de competências básicas identificadas para a formação e desempenho de um profissional especializado em desenvolvimento de recursos humanos e educação permanente: o "Supervisor ... -
O efeito do grau de estrutura de comunicações orais e escritas sobre a aquisição de conhecimentos na área de Ciências Sociais : uma aplicação da teoria de Anderson
(1981)Resumo: O. Roger Anderson (1969, 1971), do Teachers College da Universidade de Columbia - E.U.A., desenvolveu uma teoria sobre a estrutura da comunicação verbal no ensino, chamada de Estrutura Cinética (Kinetic Structure). ... -
Proposta de treinamento de pais para atuarem em estimulação de crianças entre quatro e sete anos de idade com deficiência auditiva severa ou extrema
(1981)Resumo: Esta pesquisa ocupou-se com o treinamento aos pais para atuarem em estimulação de crianças, entre quatro e sete anos de idade, com deficiência auditiva severa ou extrema, de forma a facilitar a essas crianças ... -
Método Erasmo Pilotto : processo de alfabetização e treinamento de professores em serviço
(1981)Resumo: O presente estudo analisa o Método Erasmo Pilotto, que abrange a metodologia da alfabetização e o respectivo treinamento como um todo integrado. O propósito essencial ê demonstrar os resultados da experiência ...