• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Atuação profissional em unidades socioeducativas : dimensões educativas e psicossociais no trabalho realizado

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - GABRIELLA DE OLIVEIRA MACHADO.pdf (1.754Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Machado, Gabriella de Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa se inscreve no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais e teve como objetivo analisar as dimensões psicossociais e educativas presentes nas práticas de profissionais que atuam em uma unidade socioeducativa de internação. A proposta do estudo se sustenta em alguns pilares: a) na fundamentação teórica no campo da Psicologia Social Comunitária e na proposta de educação emancipadora, apoiada na filosofia de Paulo Freire; b) nas bases da socioeducação e as medidas socioeducativas; e c) em um levantamento de estudos e pesquisas sobre as práticas profissionais no campo da socioeducação. Como percurso metodológico, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa com profissionais (o diretor, o psicólogo, a pedagoga, a assistente social e a terapeuta ocupacional) de uma unidade socioeducativa de internação masculina, localizada no Sul do Brasil. Os dados foram coletados nas idas a campo, no mapeamento do espaço físico da instituição e por meio de entrevistas em profundidade, que continham três eixos temáticos (caracterização dos/as profissionais, práticas realizadas e avaliação do/sobre o trabalho realizado). Os resultados foram organizados em quatro partes: 1) Caracterização da unidade de internação; 2) Caracterização dos/as participantes da pesquisa; 3) Práticas realizadas pelos/as profissionais da unidade e 4) Avaliações e perspectivas a partir do trabalho realizado. Sobre a atuação profissional, foram relatadas por cada um/a, atividades específicas da sua profissão junto aos jovens, mas todos/as conduzem práticas parecidas em diversos momentos do trabalho, o que parece produzir efeitos na identidade profissional. Os desafios enfrentados pelos/as profissionais estiveram presentes nos relatos, como a indicação de haver poucos espaços formativos e de discussão, ao lado dos entraves em concretizar trabalho em rede e atender às demandas institucionais, o que dificulta o desenvolvimento de intervenções mais coletivas e menos individuais. A partir das informações obtidas pela pesquisa, reforça-se a relevância de continuar refletindo sobre o fazer profissional no contexto das políticas sociais e os desafios que emergem nessas atuações; para que os/as profissionais que atuam na socioeducação possam repensar a quem servem suas práticas e quais contradições emergem delas, assim como possibilidades para superá-las. Acredita-se que o campo da Psicologia Social e Comunitária pode contribuir com suas reflexões acerca do processo formativo dos agentes comunitários (Freitas, 2015) a partir da compreensão das necessidades formativas e dos processos psicossociais presentes na atuação profissional. Por fim, identifica-se a necessidade de romper com a cisão entre equipe técnica e socioeducadores/as, situando esse trabalho como essencialmente educativo, visando a promoção de uma educação emancipadora, considerando a participação e a conscientização dos grupos como processos psicossociais decisivos para pensar a transformação social.
     
    Abstract: This research is connected to the Post-Graduation Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraná (UFPR), in the line of Psychological Processes in Educational Contexts and objective to analyze the psychosocial and educational dimensions present in the practices of professionals that work in a socio-educational international unit. The proposed study is based on: a) A theoretical foundation in the field of Social and Community Psychology and the proposal of emancipatory education, supported by the philosophy of Paulo Freire; b) The bases of socio education and the socio-educational measures; e c) A survey of studies and research on professional practices in the field of socio-education. As a methodological course, a qualitative field research was developed with professionals (the director, psychologist, pedagogue, social worker and occupational therapist) from a socio educational unit of male internment, located in the South of Brazil. The information was collected during trips to the field, mapping the physical space of the institution and by in-depth interviews, which continue three thematic axes (characterization of two/as professionals, practices carried out and evaluation of/on the work carried out). The results are organized in four parts: 1) Characterization of the internal unit; 2) Characterization of the research participants; 3) Internships carried out by the professional unit and 4) Reviews and perspectives from the work done. Concerning professional performance, it was reported by each one of the specific activities of their profession together with internals, but all of them conduct similar activities at different moments of work, which seems to produce effects on professional identity. The challenges faced by professionals are present in their stories, as an indication of having few formation and discussion spaces, and also in concretizing work in the network and fulfill institutional demands, which makes it difficult to develop more collective and less individual interventions. Based on the information obtained from the research, the relevance of continuing to reflect on the professional context of social policies and the challenges that emerge in these situations is reinforced; So that the professionals who work in socio-education can rethink their practices and the contradictions that emerge from them, as well as possibilities to overcome them. It is believed that the field of Social and Community Psychology can contribute with its reflections about the formation process of community agents (Freitas, 2015) from the understanding of the formation needs and the psychosocial processes present in the professional performance. Finally, it identifies the need to break the division between technical team and socio-educators, placing this work as essentially educational, aiming at the promotion of an emancipatory education, considering the participation and conscientization of two groups as decisive psychosocial processes to think about social transformation.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98355
    Collections
    • Dissertações [1029]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV