• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Leitura e escrita literária no ensino de ciências : entrelaçamentos discursivos a partir da obra Viagem ao centro da terra no 5º ano do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - DANIELE CRISTINA DE SOUZA MENDES.pdf (8.219Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Mendes, Daniele Cristina de Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O ensino de Ciências oportuniza aos alunos o contato com conhecimentos científicos permitindo-lhes construir explicações sobre fenômenos naturais, tecnológicos e sociais do cotidiano. Apesar dessa relevância, muitas aulas ainda carecem de uma abordagem ampla, interessante e interdisciplinar sobre o mundo físico. A leitura e a escrita literária, por sua vez, podem ser compreendidas como práticas discursivas que ampliam o repertório simbólico dos alunos e contribuem para sua formação crítica e humanizada, na condição de seres históricos e sociais. A literatura, como construção histórico-social dotada de ampla bagagem simbólica, pode favorecer a aprendizagem de conceitos científicos. Com base nessa premissa, esta dissertação investiga o funcionamento da leitura e da escrita literária em aulas de Ciências, visando promover uma aprendizagem mais significativa e uma formação mais holística dos alunos. O objetivo geral da pesquisa é compreender os entrelaçamentos discursivos na relação entre leitura e escrita literária no ensino de Ciências, a partir de uma proposta didática voltada para o 5º ano do Ensino Fundamental, envolvendo a obra Viagem ao Centro da Terra. Essa obra de ficção científica apresenta elementos científicos articulados com hipóteses investigativas e imaginativas, especialmente em conteúdos de Geologia e Ciências. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que desenvolve uma sequência básica do letramento literário, articulando aulas de Ciências e de Língua Portuguesa, com foco nas práticas de leitura e escrita literária. O dispositivo analítico central baseia-se no referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa. Além das respostas dos alunos a um questionário sobre a sequência básica de letramento literário, envolvendo o círculo de leitura desenvolvido, foram selecionadas produções textuais, de três alunos como materialidades discursivas que compuseram o corpus de análise. A análise dos textos dos estudantes é discutida por meio de abordagens como: história, ciência, cientista, o fazer ciência e os entrelaçamentos discursivos que evidenciam a curiosidade, a busca pelo conhecimento e a exploração de territórios desconhecidos. Conclui-se que os textos narrativos analisados operam como espaços simbólicos de construção de sentidos, atravessados por elementos histórico-sociais que articulam ciência, tecnologia, imaginação e relações humanas, potencializando a criatividade e a imaginação dos alunos. Defende-se que a leitura e escrita literária não devem ser compreendidas como pretextos para o ensino de Ciências, pois essas práticas discursivas contribuem de forma significativa para a formação de sujeitos. A articulação entre Literatura e Ciências valoriza a imaginação, a curiosidade, a crítica e a construção de hipóteses investigativas, oferecendo caminhos potentes para práticas pedagógicas mais sensíveis, reflexivas e criativas
     
    Abstract: Science education provides students with access to scientific knowledge, enabling them to construct explanations about natural, technological, and social phenomena in everyday life. Despite this relevance, many classes still lack a broad, interesting, and interdisciplinary approach to the physical world. Literary reading and writing, in turn, can be understood as discursive practices that expand students’ symbolic repertoire and contribute to their critical and humanized formation as historical and social beings. Literature, as a socio-historical construct endowed with broad symbolic baggage, can foster the learning of scientific concepts. Based on this premise, this dissertation investigates the role of literary reading and writing in science classes, aiming to promote more meaningful learning and a more holistic education for students. The general objective of the research is to understand the discursive interweavings in the relationship between literary reading and writing in science education, based on a didactic proposal for the 5th year of Elementary School involving the work Journey to the Center of the Earth. This science fiction work presents scientific elements articulated with investigative and imaginative hypotheses, especially in Geology and Science content. Methodologically, it is a pedagogical intervention research that develops a basic sequence of literary literacy, integrating Science and Portuguese Language classes, focusing on practices of literary reading and writing. The central analytical device is based on the theoretical-methodological framework of French Discourse Analysis. In addition to student responses to a questionnaire about the basic literary literacy sequence, involving the reading circle developed, textual productions from three students were selected as discursive materialities that composed the analysis corpus. The analysis of student texts is discussed through approaches such as: history, science, scientist, the doing of science, and discursive interweavings that highlight curiosity, the pursuit of knowledge, and the exploration of unknown territories. It is concluded that the analyzed narrative texts operate as symbolic spaces for meaning-making, permeated by socio-historical elements that articulate science, technology, imagination, and human relationships, enhancing students’ creativity and imagination. It is argued that literary reading and writing should not be understood as pretexts for science teaching, as these discursive practices contribute significantly to the formation of individuals. The integration between Literature and Science values imagination, curiosity, criticism, and the construction of investigative hypotheses, offering powerful paths for more sensitive, reflective, and creative pedagogical practices
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99052
    Collections
    • Dissertações [1035]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau 

      Sowek, Osvaldo (1987)
      Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV