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    Formação continuada docente em educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba nos anos de 2013 a 2016

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    R - D - CERES MARIA FERRALHI.pdf (2.787Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Ferralhi, Ceres Maria
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a análise do processo de Formação Continuada Docente em Educação Ambiental (EA) desenvolvida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba (SMMA) entre 2013 e 2016. A investigação adotou uma metodologia de pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos da fenomenologia. A principal fonte de dados foi o banco de dados da SMMA, contendo fichas de inscrição, avaliações, frequência, temas e conteúdos desenvolvidos, além de registros fotográficos, vídeos e slides das ações de EA. A análise foi realizada por pesquisa documental, com análise de conteúdo, complementada pelas vivências da própria autora nas ações dos encontros dos anos pesquisados, permitindo identificar os principais elementos dificultadores e facilitadores da participação e continuidade docente no desenvolvimento de diversos processos em Educação Ambiental. Entre os fatores positivos destacam-se: a sensibilização dos envolvidos nos processos formativos sobre a temática ambiental; aproximação entre a escola e a gestão da secretaria em ações contínuas e participativas; a utilização de estratégias que articulam teoria e prática; a realização de encontros mensais no dia de permanência escolar; a troca de experiências entre os participantes; e a disponibilização bimestral de transporte e lanches para os envolvidos no processo formativo. A partir dos resultados, o estudo apresenta importantes observações para fortalecer o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas e comunidades vizinhas. Nesse sentido, ressalta-se como elementos dificultadores e necessários para ser repensados: manter a constância das formações em EA; ampliar parcerias com outras secretarias da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC); incentivar a participação da comunidade nas ações de EA, tanto dentro quanto fora da escola; e viabilizar a comunicação e promoção das práticas implementadas, favorecendo análises e diálogos sobre este universo educacional. Como conclusões pode-se destacar que a Educação Ambiental pode ser pensada nos espaços escolares para sensibilizar e mobilizar os envolvidos sobre a temática ambiental como emergente no local e no mundo, mas para realizar essa iniciativa é preciso articular diversas ações, pessoas de diferentes setores, secretarias e instituições em torno de um planejamento e implementação de modo participativo e colaborativo
     
    Abstract: This research focuses on analyzing the processe of Continuing Teacher Education in Environmental Education (EE) developed by the Municipal Secretariat for the Environment of Curitiba (SMMA) between 2013 and 2016. The investigation adopted a qualitative research methodology grounded in the assumptions of phenomenology. The main data source was the SMMA database, which included registration forms, evaluations, attendance records, themes and content developed, as well as photographic records, videos, and presentation slides from EE activities.The analysis was conducted through documentary research, combined with content analysis and complemented by the author’s own experiences in the meetings held during the studied years. This approach allowed for the identification of the main facilitating and hindering factors affecting teachers’ participation and continuity in various Environmental Education processes. Among the positive aspects, the study highlights: the awareness raised among participants regarding environmental issues; the strengthening of ties between schools and the Secretariat through continuous and participatory actions; the use of strategies that connect theory and practice; the organization of monthly meetings during teachers’ planning days; the exchange of experiences among participants; and the provision of transportation and refreshments every two months for those involved in the training process. Based on the results, the study presents important insights to strengthen the development of Environmental Education in schools and neighboring communities. In this regard, the study points out as challenges that need to be reconsidered: maintaining the regularity of EE training sessions; expanding partnerships with other departments of the Curitiba Municipal Government (PMC); encouraging community participation in EE actions, both inside and outside the school; and improving communication and dissemination of implemented practices to foster reflection and dialogue within the educational context. In conclusion, it can be emphasized that Environmental Education within school settings can serve as a means to raise awareness and mobilize those involved around the urgency of environmental issues, both locally and globally. However, achieving this goal requires articulating multiple actions and engaging people from different sectors, departments, and institutions in a participatory and collaborative planning and implementation process
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99635
    Collections
    • Dissertações [1044]

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