40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar por
Submissões recentes
-
Manuais escolares no ensino de física : práticas docentes no contexto escolar da educação do campo
(2023)Resumo: O campo de pesquisas em Educação e Ensino é diverso e amplo, e é por onde se inserem os Manuais Escolares, elemento central desta pesquisa, havendo, sobre eles, uma amplitude de conhecimento científico. Em vista ... -
Pedagogias das masculinidades infantis em enunciações neoconservadoras
(2024)Resumo: A partir do arcabouço teórico-metodológico pós-estruturalista, esta pesquisa se volta às pedagogias de produção das masculinidades infantis a partir de artefatos imagéticos, isto é, de fotografias e imagens. As ... -
O desenho livre como expressão do desenvolvimento infantil
(2024)Resumo: Independente dos avanços que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL,1996) promoveu na primeira etapa da Educação Básica, na Educação Infantil, ainda é vista uma desvalorização pedagógica e até ... -
Entre a permanência e evasão : contribuições do PIBID para a manutenção de licenciandos em um curso de licenciatura
(2024)Resumo: Os cursos de licenciatura em Física, no Brasil, apresentam problemas particulares principalmente relacionados ao alto índice de evasão nos cursos. Essa problemática reflete na quantidade de professores formados ... -
Territórios, cidades e o direito à educação : os equipamentos urbanos públicos de municípios da Região Metropolitana de Curitiba e as desigualdades de oferta educacional
(2023)Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as características da oferta educacional na cidade de Curitiba e em municípios do primeiro anel da região metropolitana de Curitiba; e sua relação com as desigualdades ... -
Mediação de leitura na escola : a formação do leitor literário com livros infantis de uma autora curitibana
(2024)Resumo: A pesquisa de abordagem etnográfica investigou a formação do leitor literário em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública do município de Curitiba. Os objetivos incluíram refletir sobre a ... -
Narrativas de professores negros na educação infantil do sul do Brasil : um estudo autobiográfico
(2023)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a inserção e permanência de homens negros na Educação Infantil, a partir das experiências de três professores negros que atuam no Sul do Brasil, analisando os impactos do ... -
As relações interpessoais na perpectiva de Vigotski
(2015)Resumo: No campo educacional, a análise das relações interpessoais e suas implicações tem causado crescente interesse de teóricos que desenvolveram suas pesquisas com ênfase nas relações humanas. As interações sociais e ... -
A emergência da aventura intelectual entre o currículo e os dizeres sobre as práticas pedagógicas de professores das escolas de educação básica na modalidade educação especial
(2024)Resumo: A presente pesquisa investiga, a partir de documentos analisados e entrevistas com professores que atuam em escolas especiais, a relação entre o currículo praticado nas Escolas Especiais e os dizeres sobre a prática ... -
Cyberbullying entre universitários : características e relações com o suporte social percebido
(2023)Resumo: Nem sempre os universitários sabem como se relacionar em pares de modo saudável. Tradicionalmente compreende-se que já desenvolveram autonomia e maturidade, mas por vezes reagem violentamente. Dentre as problemáticas, ... -
Vitimização entre pares, clima escolar e problemas emocionais em adolescentes do ensino médio
(2024)Resumo: A vitimização entre pares é um fenômeno que impacta significativamente a saúde emocional dos jovens, assim como a qualidade do ambiente escolar. Estudos afirmam que esses problemas influenciam negativamente o ... -
Novas formas e modos de governança e a gestão da educação e da escola pública : enigmas da esfinge neoliberal contemporânea
(2024)Resumo: Esta tese integra a linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná. A investigação tem por objeto de estudo a Gestão Democrática (GD) da ... -
Argumentação dialogada e a relação com o conhecimento no cotidiano de aulas de física do ensino médio
(2024)Resumo: A pesquisa apresentada, de natureza qualitativa, tem por objetivo analisar implicações da argumentação dialogada no cotidiano de aulas de Física para a construção de relações com o conhecimento por estudantes do ... -
Política de formação inicial de professores em nível médio em Angola 2010-2022 : contexto, atores e implicações
(2024)Resumo: A política de formação inicial de professores em nível médio em Angola, no período de 2010 a 2022, analisada a partir do seu contexto, atores políticos e implicações para a formação de professores de nível médio ... -
"Sabia que eu sei falar crioulo?" : uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da educação infantil
(2023)Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar as intersecções que produzem a agência de crianças migrantes e/ou filhas/filhos de migrantes haitianas, nos espaços e tempos de uma creche da Rede Municipal de ... -
Movidas por paixões, educadas para o lar : o perfil de mulher na revista carioca Futuro das Moças (1917-1918)
(2024)Resumo: Esta dissertação foi realizada com o objetivo de compreender como, a partir da coluna As Paixões e os Sentimentos na Mulher elaborada por Salomão Cruz com trechos do livro La femme: physiologie, histoire, morale ... -
Para além do humor : representações de educação nos quadrinhos da Revista do Professor e da Nova Escola (1986-1995)
(2024)Resumo: Esta tese problematiza as representações sobre educação presentes nas histórias em quadrinhos veiculadas de 1986 a 1995 na Revista do Professor, de Porto Alegre (RS), e na revista Nova Escola, de São Paulo (SP). ... -
Trajetória acadêmica, motivações, sentidos e significados de professores pesquisadores na pós-graduação em educação
(2024)Resumo: Este estudo buscou compreender como os pesquisadores em educação continuam realizando pesquisas diante dos inúmeros contextos desafiadores a que são submetidos ao longo de suas trajetórias de vida. O objetivo foi ... -
PalavrAção Cia de Teatro da UFPR : travessias em perspectiva dialógica
(2021)Resumo: A presente pesquisa está vinculada ao Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/CNPq/UFPR) e tem como objetivo compreender o processo de construção coletiva de uma linguagem artística ... -
Branquitude na educação infantil : um estudo sobre a educação das relações étnico-raciais em uma unidade educativa do município de Florianópolis
(2018)Resumo: Nesta dissertação me propus a compreender a branquitude (a identidade racial atribuída às pessoas brancas) como prática de poder expressa nas experiências educativo-pedagógicas da educação infantil em uma Unidade ...