40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar por
Submissões recentes
-
O sujeito da experiência em experiência formativa : o papel dos agentes formativos e seus saberes no processo de formação docente inicial a partir do estágio curricular supervisionado
(2022)Resumo: A presente pesquisa, que conduziu a elaboração da tese de doutoramento em Educação, está inserida na Linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, especificamente na temática Estágio Curricular ... -
Políticas Públicas Educacionais para efetivação do direito à educação obrigatória na Guiné-Bissau : desafios e perspectivas
(2023)Resumo: Considerando o direito à educação como principal fator para a formação de sujeitos críticos e emancipados, bem como um mecanismo para uma participação ativa no processo do desenvolvimento nas diversas sociedades ... -
Percursos de movimento no espaço da casa : narrativas do corpo criança
(2023)Resumo: O presente estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética em Educação (LiCorEs), teve como objetivo compreender ... -
Obras de formação continuada para professores de física : uma análise do objeto 3 do PNLD 2021
(2023)Resumo: A relação entre o livro didático e a formação de professores é fundamental no contexto educacional, pois os livros fornecem subsídios teóricos, práticos e metodológicos que contribuem para a construção de conhecimento ... -
Mulheres autistas : completar o espectro é uma questão de gênero
(2023)Resumo: A sociedade desempenha um papel fundamental na criação, manutenção e operacionalização de marcadores sociais da diferença, caracterizados por desequilíbrios de poder, intencionalmente moldados e influenciados por ... -
Liminaridade, experiência e des-escolarização : o arquivo, o repertório e a educação performativo-animativa em roteiros educacionais na formação docente em dança
(2023)Resumo: Esta investigação, vinculada à linha de pesquisa em Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR) e integrada ao Grupo de ... -
A inteligência emocional e sua relação com o desempenho acadêmico no ensino fundamental
(2023)Resumo: investigar a relação entre a inteligência emocional dos participantes com o seu desempenho escolar no primeiro trimestre de 2023. Materiais e Métodos: estudo transversal realizado em uma Escola Pública estadual da ... -
O ensino da leitura do ritmo musical em adultos : uma visão piagetiana
(2018)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a possibilidade de método de ensino de leitura rítmico musical para aprendentes adultos a partir do construtivismo piagetiano. A hipótese desta tese salienta ser mais ... -
Fontes literárias brasileiras em livros didáticos de história para o ensino fundamental e médio
(2023)Resumo: Apresenta resultados de pesquisa realizada para elaboração de dissertação de Mestrado em Educação, da linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Tem como tema as fontes literárias brasileiras ... -
Estudo demonstrativo da influência da percepção dos espaços euclidianos, lobatschewskianos e riemannianos, na execução da perspectiva : nova proposta de currículo de Desenho
(1985)Resumo: Pretende-se, neste estudo, encontrar uma diretriz indicada e que apresente vantagens práticas a respeito de como se desenvolvem as manifestações perceptivas no caso específi co da geometria euclidiana e da geometria ... -
Esporte educacional : suporte escolar, parental e o desempenho acadêmico na formação esportiva de adolescentes
(2023)Resumo: discutir o suporte escolar e parental com desempenho acadêmico na formação esportiva de adolescentes. Métodos: Esta pesquisa adota uma abordagem teórica, que se baseia em uma abordagem narrativa e integrativa. A ... -
Educação CTS : perspectivas socioeducacionais e indícios da construção da autonomia docente na formação inicial de professores de física
(2023)Resumo: Este trabalho situa-se no campo de investigação da educação Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS), que se configura como uma perspectiva educacional que busca promover uma reflexão sobre estas relações, a fim de ... -
A construção da identidade docente nas narrativas de professoras da escola básica de Campo Largo-PR : os sentidos das experiências vividas
(2023)Resumo: Esta dissertação de mestrado objetiva construir sentidos a partir das experiências de docência das professoras participantes do grupo de pesquisa, no qual me incluo, de uma escola municipal da cidade de Campo ... -
Cartografias das políticas de enfrentamento e acolhimento das vítimas de violências de gênero nas universidades públicas brasileiras
(2023)Resumo: A partir dos debates trazidos pelas movimentações feministas, as violências de gênero deixaram de ser uma questão da esfera privada e adentraram o debate público. Deste modo, a pesquisa parte do entendimento de que ... -
O canto coral como processo educacional na percepção musical e cognição de pessoas idosas
(2023)Resumo: O aprendizado é algo importante em todas as idades, pois nos permite a oportunidade de vivenciar uma educação continuada e com mais saúde. Dentre as atividades artísticas, a música, no canto coral, cria a possibilidade ... -
A atuação das APAEs paranaenses e do Ministério Público Estadual no processo de privatização da educação especial
(2022)Resumo: A dissertação A atuação das APAEs paranaenses e do Ministério Público Estadual no processo de privatização da educação especial apresenta como temática central a influência da Associação de Pais e Amigos dos ... -
Altas habilidades/superdotação no contexto da Rede Estadual de Ensino do Paraná
(2023)Resumo: O presente estudo abordou o atendimento educacional especializado (AEE) para estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), que fazem parte do público-alvo da educação especial e estão inseridos nas políticas ... -
Professoras negras : gênero, raça, religiões de matriz africana e neopentecostais na educação pública
(2022)Resumo: Tratar, em uma pesquisa acadêmica, de religiões não é fácil e abordar o tema da religião e da política e mais difícil ainda, até porque na Constituição Federal esse tema já estaria resolvido com a laicidade. Mas o ... -
Compreensões e significados de gestores e pedagogos do Ensino Médio do Núcleo de Educação de Curitiba sobre a formação continuada de professores
(2023)Resumo: Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), busca responder o seguinte ... -
O acesso à educação básica para crianças de 0 a 3 anos : do direito proclamado à judicialização das vagas em creches públicas municipais de Florianópolis
(2021)Resumo: Esta pesquisa teve como proposição discutir o acesso à Educação Infantil, no segmento creche, em Florianópolis, a partir da judicialização das vagas. Neste sentido, buscamos entender a problemática da pesquisa tendo ...