40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar por
Submissões recentes
-
Uma proposta de atividade pedagógica menos excludente construída a partir da Química
(2003)Resumo: A formação de trabalhadores e cidadãos no Brasil, inseridos em uma sociedade cujo desenvolvimento de forças produtivas delimita evidentemente a divisão entre capital e trabalho, traduzida pelo modelo taylorista - ... -
Constituição da docência entre aprendizados no cursinho popular e na universidade : uma análise bourdieusiana
(2023)Resumo: Esta pesquisa de doutorado tem como sujeitos um grupo de egressos de cursinhos pré-vestibular populares da cidade de Curitiba-PR que ingressaram em cursos de licenciaturas em universidades públicas da mesma cidade ... -
Regulação emocional de professores de pré-escola : uma revisão de escopo
(2022)Resumo: A regulação emocional do professor de pré-escola influencia diretamente a saúde mental, o desempenho, a aprendizagem dos alunos e, a relação professor-aluno. Essa se faz presente em programas de intervenção e ... -
Currículo na educação do campo : análise a partir das experiências da escola 25 de maio em Abelardo Luz - SC
(2023)Resumo: A presente pesquisa enfatiza o currículo na Educação do Campo, tendo como objetivo compreender o espaço que a cultura, os saberes e valores dos camponeses ocupam no currículo da Escola do Campo 25 de Maio, localizada ... -
Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais
(1992)Resumo: Este estudo trata da descrição e análise do processo de construção coletiva de uma proposta curricular, vista sob o prisma do trabalho coletivo, participativo. Procurou-se descrever o processo desenvolvido junto à ... -
Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais
(1992)Resumo: Este estudo trata da descrição e análise do processo de construção coletiva de uma proposta curricular, vista sob o prisma do trabalho coletivo, participativo. Procurou-se descrever o processo desenvolvido junto à ... -
As mídias digitais no PNLD (2015-2023) : o que dizem os editais e guias de escolha de livros didáticos de arte com foco para educação musical
(2023)Resumo: Esta investigação tem como objeto de pesquisa as mídias digitais para a Educação Musical presente nos Editais de Convocação e Guias de Escolha de Livros Didáticos de Arte, ofertados pelo Programa Nacional do Livro ... -
Nos entremeios da costura : uma autoficção da mulher que alinhava o corpo, a arte e a docência
(2023)Resumo: Pesquisa de caráter ensaístico memorial, vinculada à Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs), Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) e Diálogos ... -
A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática
(2003)Resumo: Neste estudo são descritas e analisadas as manifestações de duas professoras sobre os conteúdos que consideram essenciais na passagem da 4ª para a 5ª série. Os dados foram coletados em cinco momentos diferentes, ... -
Maria Maria : análise da escrita autoral das estudantes da EJA
(2023)Resumo: Esta pesquisa teve origem a partir do sonho expresso por uma estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante uma aula de Língua Portuguesa - o desejo de ler e escrever como os estudantes mais jovens da ... -
Utilização de meios de comunicação na disciplina Estudo de Problemas Brasileiros : na Universidade Federal do Paraná
(1981)Resumo: Tendo em vista a importância da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na formação dos estudantes universitários, bem como o papel significativo que os meios de comunicação podem ter no seu desenvolvimento, ... -
Educação para a cidadania e desenvolvimento da consciência crítica no ensino técnico : análise e preposição da prática pedagógica a partir da experiência do CEFET-PR, de 1971 a 1996
(2003)Resumo: A prática pedagógica nos cursos técnicos de Segundo Grau no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, de 1971 a 1996 constitui o centro das preocupações desse trabalho. Considerando que durante este período ... -
A trajetória do planejamento educacional em Moçambique : tendências para a formação de professores da educação básica
(2023)Resumo: O estudo em tela tem por objetivo analisar as principais tendências para a formação de professores da educação básica em Moçambique à luz dos Planos Estratégicos da Educação (PEEs) do período de 1999 a 2019, com ... -
O ensino da divisão nos anos iniciais : compreensões dialogadas
(2017)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender o ensino da divisão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram ouvidos professores atuantes nos Anos Iniciais que falaram livremente sobre suas experiências ... -
Dançar (n)o salto alto : a educação performativa e o ensino de heels em academias de dança
(2024)Resumo: A dissertação intitulada Dançar (n)o salto alto: a educação performativa e o ensino de heels em academias de dança, vinculada à linha de pesquisa em Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs) do Programa de ... -
A ideia de competência na formação profissional da Polícia Rodoviária Federal
(2023)Resumo: O propósito deste estudo de caso é analisar a ideia de competência presente na formação profissional da Polícia Rodoviária Federal. Para tanto, foram consultados seis policiais docentes em exercício a mais de quatro ... -
Vozes em evasão : uma abordagem dialógica ao corpo transgênero
(2022)Resumo: Este estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), baseia-se na teoria formulada por Bakhtin e o ... -
Intergeracionalidade educacional e carcerária : fatores de risco em complexo penal do estado do Paraná
(2021)Resumo: Este estudo transversal descritivo objetiva identificar fatores associados à intergeracionalidade carcerária. De modo específico, identificar se há transmissão intergeracional de situações e fatores de vulnerabilidade ... -
Formação de professores de física na percepção dos licenciandos : um estudo no IFPI - Campus Oeiras
(2023)Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo principal investigar a percepção dos licenciandos sobre o processo de formação de professores (as) de Física do Instituto Federal do Piauí (IFPI) - ... -
A resolução de problemas de estrutura multiplicativa por crianças da 3S série do ensino fundamental
(2001)Resumo: Este trabalho é um estudo de caso para examinar o processo de compreensão que alunos do ensino fundamental apresentam a respeito das estruturas multiplicativas conforme a teoria dos campos conceituais de Vergnaud. ...