40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
Recent Submissions
-
Supervisão educacional : função ou disfunção?
(1980)Resumo: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de caracterizar a função supervisora no contexto educacional brasileiro, a partir da análise crítica de suas relações com o modelo social, político e econômico, no qual ... -
Revelando o Museu Victor Meirelles rumo a descoberta do seu potencial pedagógico e a educação em artes visuais em Florianópolis
(1996)Resumo: O presente estudo tem como principal meta iniciar as reflexões em tomo do potencial pedagógico do Museu Victor Meirelles e do seu acervo rumo à democratização cultural e artística e à educação em artes visuais em ... -
A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino
(1990)Resumo: A questão da qualificação do professor é entendida no processo de alienação que o trabalho assume na sociedade capitalista. Esse processo responde pela desqualificação do trabalhador em geral, pela forma contraditória ... -
Quando é preciso mudar o saber : um (re) fazer da metodologia do ensino de geografia no Estado do Paraná
(2000)Resumo: O estudo sobre a especificidade da disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia, nos Cursos para Formação de Professores, no Estado do Paraná, no período de 1979 à 1996, revela como os saberes a serem ensinados ... -
A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso
(1984)Resumo: Este estudo procurou analisar diferentes fatores que explicam o fracasso escolar, evidenciado na primeira série do ensino de 1º grau, enfatizando a importância dos fatores intra-escolares e dentre estes a qualificação ... -
Lições de história prescritas, lições de história (re)construídas : a temática indígena e usos de livros didáticos de história em escolas indígenas do Baixo Tapajós - Amazônia Brasileira
(2022)Resumo: Analisa usos de livros didáticos de História em três escolas indígenas localizadas no Baixo Tapajós, no Estado do Pará, na Amazônia Brasileira. Parte da hipótese de trabalho que os livros didáticos de História ... -
Significados das práticas de professores inovadoras de anos iniciais em escolas municipais de Curitiba : identidade e referenciais para um projeto de desenvolvimento profissional
(2021)Resumo: Nesta tese, propôs-se investigar a prática de professoras inovadoras de anos iniciais, para analisar os significados e aspectos constituintes de suas identidades profissionais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, ... -
Sob o signo da reconstrução : os ideais da Escola Nova divulgados pelas crônicas de educação de Cecília Meireles
(2003)Resumo: Na década de 30, o Brasil atravessou um dos momentos mais conturbados nos campos da política e da educação. No campo educacional destacaram-se dois grupos que disputavam a hegemonia do sistema escolar: de um lado ... -
A escola Teuto-Brasileira na zona rural e a participação da igreja evangélica no processo escolar comunitário Bom Retiro-Joaçaba-SC (1917 a 1938)
(2002)Resumo: O estudo trata da escola elementar teuto-brasileira na comunidade evangélica (atual IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) da colônia Bom Retiro, município de Joaçaba - SC, entre 1917 e 1938, ... -
Produção social do conhecimento matemático : indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitiba
(1988)Resumo: Com a intenção de compreender a origem dos conteúdos propostos nos programas e currículos utilizados pelas escolas da Rede Municipal de Curitiba,durante o período de 1963 aos dias de hoje, investigou-se o modo como ... -
O processo criador : uma perspectiva para a educação permanente
(1992)Resumo: No contexto da sociedade contemporânea, onde é evidenciado o alto desenvolvimento tecnológico, industrial e científico, nos defrontamos com as exigências de uma sociedade carente de valores humanos, caracterizando ... -
A prática educativa da atividade motora na indústria
(2000)Resumo: Este estudo levantou, em uma indústria do ramo de eletro-eletrônicos da Região Metropolitana de Curitiba, questões sobre o significado da prática motora, buscando sua contribuição para a formação global do trabalhador. ... -
Socialização profissional de um grupo de professores temporários de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino do Paraná e a precarização das condições de trabalho
(2022)Resumo: O objeto de pesquisa desta tese é a socialização profissional de professores temporários de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino do Paraná. A partir do referencial teórico-metodológico bourdeusiano, ... -
A prática da supervisão escolar na perspectiva dos professores de 1ª e 4ª série do ensino de 1º grau : um estudo de caso
(1989)Resumo: As críticas que vêm sendo realizadas nos últimos anos em relação à função da Escola Pública, têm denunciado o papel controlador e conservador que o Supervisor escolar vem desempenhando no Sistema de ensino brasileiro. ... -
A organização da comunidade de Boa Esperança (Parintins-AM) e a educação permanente : práticas culturais enquanto práticas educativas
(1992)Resumo: A dissertação consiste em pressupor as práticas culturais como práticas educativas, que se efetivam pela vida afora, cotidianamente. Analisa a organização da Comunidade de Boa Esperança (Parintins, Amazonas) e as ... -
Oferecimento de estímulos visuais a crianças de 30 a 48 meses de idade
(1993)Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar a possibilidade da extensão a grupos de crianças, da metodologia de oferecimento individual de estímulos de leitura recomendada por DOMAN (1984). Identificação e memorização ... -
A mulher professora na instrução pública de Curitiba (1903-1927) : um estudo na perspectiva de gênero
(2004)Resumo: Este trabalho insere-se na linha temática "História e Historiografia da Educação", apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
(2021)Resumo: Este trabalho discute o modo como a avaliação foi constituída no ensino de História no Brasil tendo como referência os pressupostos teóricos da Educação Histórica. Para essa discussão foi realizada uma investigação ... -
Necessidades educacionais das comunidades de periferia urbana : implicações nas proposições curriculares
(1985)Resumo: O presente estudo objetivou analisar as necessidades educacionais da clientela escolar da periferia urbana e as implicações das mesmas com a proposição curricular levada a efeito pela escola localizada na periferia. ... -
Mudanças do saber em arte : descobrindo compatibilidades do saber a ser ensinado na disciplina de Desenho Artístico, curso de Educaçao Artística da Faculdade de Artes do Paraná
(2001)Resumo: Perscruta o saber a ser ensinado em Arte especificamente, em Desenho, na Disciplina Desenho Artístico, do curso de formação de professores em Educação Artística, habilitação Artes Plásticas, da Faculdade de Artes ...