40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 1527
-
Mobilidade socioespacial e práticas culturais de crianças em um bairro antigo e de trabalhadoras/es de Curitiba
(2022)Resumo: Esta pesquisa, realizada em grande parte, durante a Pandemia do COVID-19, se propôs a investigar como se tece a mobilidade socioespacial de crianças e suas práticas culturais em um bairro antigo e popular localizado ... -
Desenvolvimento e avaliação de uma formação com docentes do ensino médio para o enfrentamento do bullying
(2025)Resumo: Esta tese teve como objetivo desenvolver e avaliar uma formação teórico-prática para docentes do Ensino Médio voltada ao enfrentamento do bullying entre estudantes, com foco nas percepções sobre autoeficácia, ... -
Ensino religioso : legislação nacional e proposições da Assintec para educação pública de Curitiba (1987-1999)
(2025)Resumo: A presente tese tem como objetivo analisar o processo de elaboração das leis que regem o Ensino Religioso enquanto disciplina escolar, bem como os atores e interesses envolvidos na manutenção e alteração desta ... -
A associação entre a qualidade do relacionamento entre professor e estudante e o florescimento humano
(2025)Resumo: A função da escola no contexto brasileiro passou por diversas transformações: de um ambiente voltado à simples assimilação de conteúdo para um espaço com potencial de, além dos aspectos conteudistas, promover o ... -
Aldeiahs : programa educacional para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de crianças superdotadas
(2025)Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida diante da lacuna de estudos a respeito do desenvolvimento socioemocional dos superdotados, que impacta no seu bem-estar e nas relações sociais. O objetivo geral foi avaliar o ... -
Lei de responsabilidade fiscal : uma análise dos gastos com pessoal docente e não docente em Pinhais-PR (2000-2020)
(2025)Resumo: A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101/2000) que estabelece normas de finanças para as três esferas do poder público, tem sido utilizada por gestores públicos como justificativa para a não melhoria das condições ... -
O desenvolvimento profissional docente e a cultura escolar : o que revelam os professores sobre a docência e o currículo da educação infantil em Campo Largo/PR
(2025)Resumo: Esta pesquisa trata do desenvolvimento profissional de professores atuantes na Educação Infantil do município de Campo Largo/PR e problematiza as situações que têm sido enfrentadas na docência da Educação Infantil ... -
Kingdom of Emotions : da construção à vivência de um jogo entre adolescentes em uma abordagem histórico-cultural
(2025)Resumo: A presente tese teve como objetivo geral analisar o processo de desenvolvimento das emoções e da autorregulação em adolescentes, por meio da construção e vivência de um jogo que envolve emoções e situações sociais ... -
A relação entre as políticas de escolha de diretores e os resultados das escolas públicas de ensino fundamental
(2025)Resumo: Esta tese tem como objetivo identificar e analisar as relações entre as políticas de escolha dos(as) diretores(as) e os resultados das escolas públicas de ensino fundamental das Redes Estaduais e Municipais de ... -
As hortas nas escolas da Rede Municipal de ensino do município de Curitiba : análise das práticas pedagógicas relacionadas com a educação ambiental
(2024)Resumo: Abordando a crise climática global e sua ligação com práticas agrícolas nocivas aos ecossistemas e de severo impacto social impulsionadas pelo capitalismo, apresenta se a Agroecologia como um modelo transformador, ... -
A formação do terapeuta ocupacional voltada para a socioeducação : desvelamentos documentais
(2025)Resumo: Este estudo pretende investigar aspectos da formação do Terapeuta Ocupacional (TO), com base nos princípios norteadores legais para a atuação do profissional no Sistema Socioeducativo por meio da análise curricular ... -
Identificação precoce de sinais de risco para dislexia e intervenção preventiva baseada em instrução fônica e multissensorial
(2025)Resumo: O diagnóstico de dislexia no Brasil costuma ser tardio (˜ 8 anos) e oneroso, ocasionando prejuízos acadêmicos, emocionais e comportamentais. Assim, a identificação precoce torna-se fundamental, mas ainda há poucas ... -
Cadernos de planejamento didático elaborados por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental : as aulas para ensinar história
(2024)Resumo: Apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida para a produção de tese junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos ... -
Vivências e trajetórias de estudantes cotistas : um estudo psicossocial sobre as condições de permanência Universidade Federal do Paraná
(2025)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo psicossocial sobre as condições de permanência de estudantes cotistas de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir das percepções, sentimentos ... -
Linguagem e aprendizagem de química na EJA
(2021)Resumo: A linguagem utilizada no ensino de Química é constituída de signos e símbolos e seu aprendizado está atrelado ao domínio das representações simbólicas do conhecimento científico da Química. Desse modo, a presente ... -
Histórias de vida da formação inicial e continuada de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da Rede Educacional Adventista Sul
(2025)Resumo: Tendo como responsabilidade e legalidade as Instituições de Ensino Superior quanto à formação do docente voltada à Educação Básica, essa tese partiu do problema: qual a relação entre as trajetórias acadêmica e ... -
Atuação profissional em unidades socioeducativas : dimensões educativas e psicossociais no trabalho realizado
(2024)Resumo: Esta pesquisa se inscreve no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais e teve como objetivo analisar as ... -
Corpo-rio : pedagogias cênicas em fluxos (eco)dialógicos
(2025)Resumo: Cena aberta: um rio serpenteia pelo palco. No centro, um Menino dobra um pequeno barco de papel. Menino: Como começa um rio? Rio: Começa antes do começo. Nasce pequenino, num fio de água escondido, e logo se espalha, ... -
A autoria na escrita literária de estudantes nos anos iniciais da escolarização
(2025)Resumo: O desenvolvimento da linguagem estética da criança pode ser alcançado a partir do trabalho com a escrita literária nos Anos Iniciais. Com objetivo de investigar a autoria em textos literários produzidos por 19 ... -
A lógica matemática enquanto agente transformador dos processos inferenciais em matemática superior
(1993)Resumo: O presente estudo consiste de uma contribuição inicial ao repensar o ensino e a aprendizagem das estruturas lógico-formais relacionadas às matemáticas (quanto à essência, ao formalismo, à axiomatização e à complexidade) ...