• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Escolas nas colônias em São José dos Pinhais, Paraná : organização e materialidades, fins do século XIX e início do XX

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ADRIANA MILESKI.pdf (12.31Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Mileski, Adriana
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa tem como temática a história nas Escolas das Colônias, sua organização e materialidades, entre os anos de 1877 a 1937, na cidade de São José dos Pinhais/PR. O interesse por essa temática surge nas pesquisas empíricas, ao que se deparou com algumas fontes que evidenciavam a criação de um número expressivo de instituições de ensino nas áreas de colônias na região de São José dos Pinhais, habitadas por imigrantes poloneses, ucranianos e italianos. As fontes investigadas permitiram pensar sobre o processo de escolarização em espaços de ensino longe da realidade dos grupos escolares da capital, e que compunham parte significativa da escolarização no Brasil. Com base neste enfoque, este trabalho tem como objetivo investigar como ocorreu esse processo nessas escolas das colônias. Junto a isso, pretende-se identificar e examinar as mobilizações, ou seja, os aspectos acerca da organização e manutenção dessas escolas, destacando a materialidade presente. As fontes consultadas foram: relatórios de instrução pública; ofícios de governo; coleção de leis, decretos, atos e Regulamentos; fotografias; e correspondências. Os locais pesquisados foram o Acervo do Arquivo Público - DEAP, o Círculo de Estudo Bandeirantes, a Casa da Memória, o Museu Paranaense e o Acervo do Museu Atílio Rocco em São José dos Pinhais. Um conceito utilizado como lente para análise e discussão é o de "lugar social" (CERTEAU,1982), pensando naqueles que eram novos espaços criados para atender a demanda imigratória, sendo produtores de uma cultura própria; uma cultura produzida dentro de um espaço cercado por representações, sentimentos, emoções e singularidades. A dissertação divide-se em dois capítulos, sendo que no primeiro privilegia a compreensão do processo imigratório no Paraná e em São José dos Pinhais, e os aspectos que constituíram a formação das escolas nas colônias deste município. Por fim, no segundo capítulo, ressalta-se a organização e a materialidade desses espaços
     
    Abstract: The theme of this research is the history of the Colonial Schools, their organization and materialities, between the years 1877 to 1937, in the city of São José dos Pinhais/PR. Interest in this topic emerged in empirical research, which came across some sources that showed the creation of a significant number of educational institutions in the colony areas in the region of São José dos Pinhais, inhabited by Polish, Ukrainian and Italian immigrants. The sources investigated allowed us to think about the schooling process in educational spaces far from the reality of the capital's school groups, and which made up a significant part of schooling in Brazil. Based on this approach, this work aims to investigate how this process occurred in these schools in the colonies. In addition, the aim is to identify and examine the mobilizations, that is, the aspects concerning the organization and maintenance of these schools, highlighting the materiality present. The sources consulted were: public instruction reports; government letters; collection of laws, decrees, acts and regulations; photographs; and correspondence. The places researched were the Public Archive Collection - DEAP, the Bandeirantes Study Circle, the House of Memory, the Paranaense Museum and the Atílio Rocco Museum Collection in São José dos Pinhais. A concept used as a lens for analysis and discussion is that of "social place" (CERTEAU, 1982), thinking of those that were new spaces created to meet the demand for immigration, being producers of their own culture; a culture produced within a space surrounded by representations, feelings, emotions and singularities. The dissertation is divided into two chapters, the first of which focuses on understanding the immigration process in Paraná and São José dos Pinhais, and the aspects that led to the formation of schools in the colonies of this municipality. Finally, the second chapter highlights the organization and materiality of these spaces
     
    Resumen: Esta investigación tiene como tema la historia en las Escuelas das Colonias, su organización y materialidades, entre los años 1877 a 1937, en la ciudad de São José dos Pinhais/PR. El interés en este tema surge en la investigación empírica, frente a algunas fuentes que evidenciaron la creación de un número significativo de instituciones educativas en las áreas de colonias en la región de São José dos Pinhais, habitadas por inmigrantes polacos, ucranianos e italianos. Las fuentes investigadas permitieron pensar en el proceso de escolarización en espacios de enseñanza, lejos de la realidad de los grupos escolares en la capital, y que constituyeron una parte significativa de la escolarización en Brasil. Basado en este enfoque, este trabajo tiene como objetivo investigar cómo ocurrió este proceso en estas escuelas das colonias. Junto con esto, se pretende identificar y examinar las movilizaciones, es decir, los aspectos sobre la organización y mantenimiento de estas escuelas, destacando la materialidad presente en estas instituciones. Las fuentes consultadas fueron: informes de instrucción pública: oficinas gubernamentales; recopilación de leyes, decretos, leyes y reglamentos; Fotografías; Partidos. Los lugares investigados fueron la Colección Archivo Público - DEAP, Círculo de Estudio Bandeirantes, Casa de la Memoria, Museo Paranaense y la Colección del Museo Atílio Rocco en São José dos Pinhais. Un concepto utilizado como lente para el análisis y la discusión es el de "lugar social" (CERTEAU,1982), pensando en estos nuevos espacios creados para satisfacer la demanda de inmigración, productores de una cultura propia. Una cultura producida dentro de un espacio, rodeada de representaciones, sentimientos, emociones y singularidades. La tesis se divide en dos capítulos, el primero de los cuales privilegia la comprensión del proceso migratorio en Paraná y São José dos Pinhais, y los aspectos que constituyeron la formación das escuelas en las colonias de este municipio. Finalmente, el segundo capítulo enfatiza la organización y materialidad de estos espacios
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95854
    Collections
    • Dissertações [1000]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV