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    Vento e chuva : teatro e literatura na educação estética de bebês

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    R - T - CAROLINE CARVALHO.pdf (5.110Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Carvalho, Caroline
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A pesquisa, vinculada ao Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR) e à Diálogos: rede internacional de pesquisa, constituiu um diálogo entre teatro e literatura para bebês. Estruturou-se enquanto objeto de tese um conjunto de textos que envolve a escrita, ilustração e publicação de duas literaturas para bebês e seus familiares, intituladas Vento e Chuva, e na posterior adaptação dos livros para o formato de espetáculo teatral. O trabalho teve como objetivo discutir a educação estética dos bebês, tendo como perspectiva acentuar a potência do bebê como sujeito em formação e dotado de sentidos. Acompanhou o objeto da tese um texto escrito em perspectiva autoficional, apresentado em quatro capítulos: Mãe, Professora, Atriz, Escritora/Pesquisadora, que teve como objetivo refletir sobre o percurso da autora pesquisadora dos lugares de investigação que a permitiram lançar diálogos sobre o tema proposto. Para dialogar sobre o bebê e sua relação com o objeto transicional recorreu-se aos pressupostos teóricos de Winnicott. No que tange a educação estética e de linguagem, o trabalho sustentou-se em Bakhtin e o Círculo com seus escritos sobre cronotopo, dialogia e os estudos de ética e estética. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, ao privilegiar processos de criação autoral, tanto das obras Vento e Chuva quanto do espetáculo recorrente e do texto autoficcional. A pesquisa buscou compreender como se dá a educação estética do bebê na relação com o teatro e a literatura para bebês
     
    Abstract: The research, linked to the Laboratory of Studies in Education, Language and Theatricalities (Labelit/UFPR) and Diálogos: an international research network, constituted a dialogue between theater and literature for babies. The thesis object was a set of texts that involved the writing, illustration and publication of two literatures for babies and their families, entitled Wind and Rain, and the subsequent adaptation of the books to the theater show format. The work aimed to discuss the aesthetic education of babies, with the perspective of emphasizing the baby's power as a subject in formation and endowed with senses. The thesis object was accompanied by a text written from an autofictional perspective, presented in four chapters: Mother, Teacher, Actress, Writer/Researcher, which aimed to reflect on the author-researcher's journey through the places of investigation that allowed her to launch dialogues on the proposed theme. To discuss the baby and its relationship with the transitional object, Winnicott's theoretical assumptions were used. Regarding aesthetic and language education, the work was based on Bakhtin and the Circle with their writings on chronotope, dialogism and studies of ethics and aesthetics. The methodology used was qualitative, privileging processes of authorial creation, both in the works Wind and Rain and in the recurring show and autofictional text. The research sought to understand how the aesthetic education of babies occurs in relation to theater and literature for babies
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96662
    Collections
    • Teses [441]

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