Identidade profissional docente e a questão de gênero nas narrativas cinematográficas : por uma mirada decolonial das obras audiovisuais
Resumo
Resumo: A presente tese aborda a identidade profissional docente em um recorte de gênero. A identidade docente é fortemente referenciada pelos discursos de poder, dentro dos quais as imagens exercem um papel eminente. Uma vez que o exercício da docência no Brasil passou por um intenso processo de genderização, mormente na educação básica, os discursos em torno da profissão docente ressaltaram características tipicamente femininas no magistério, considerado como uma extensão das atividades domésticas. Os sentidos trazidos por esses discursos remetem à formação colonial do nosso país e à colonialidade marcante do nosso universo social, dentro do qual as mulheres, em geral, exercem papéis subordinados. Os discursos da vida social perpassam os meios de comunicação de massa, incluindo o cinema, no âmbito do qual são transcodificados em narrativas que exercem grande influência na formação das identidades. As personagens que povoam essas narrativas são construídas por meio de componentes de caracterização amiúde baseados em estereótipos, o que é evidenciado nas películas populares cujas personagens principais são professoras, trazendo currículos ocultos e um quadro de valores que buscam antecipar as condutas das profissionais docentes. Entretanto, os sentidos trazidos por essas obras não são assimilados de forma unilateral, posto o caráter de incompletude da imagem cinematográfica, o que abre uma brecha semântica para que os indivíduos que compõem o público façam suas próprias leituras daquilo que lhes é apresentado no écran como pura representação da realidade. Dessa forma, nosso objetivo geral é compreender os sentidos emergentes nos discursos de estudantes e egressas do curso de licenciatura em Pedagogia (modalidade presencial) da Universidade Federal do Paraná – UFPR, a partir da assistência a filmes populares protagonizados por professoras. Como objetivos específicos, pretendemos oferecer subsídios teóricos para o debate e a movimentação pública, no sentido da construção de uma mirada decolonial, tanto para a profissão docente como para as obras audiovisuais, em prol do empoderamento feminino. Essa é uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório. Seu desenho metodológico foi pensado enquanto práxis, advogando formas de ação participativa, valendo-se de instrumentos como questionários e entrevistas semiestruturadas na constituição do corpus. Enquanto suporte teórico- metodológico, usamos a Análise de Discurso de vertente franco-brasileira e a História de vida, em diálogo com as ideias decoloniais. No contexto do capitalismo flexível, a educação escolar formal ganha destaque, mas o status profissional da docência permanece desvalorizado, o que diz respeito, sobretudo, à sua caracterização como profissão de gênero. É mister, portanto, desmistificar as imagens e discursos que desvalorizam a profissão docente com base no gênero, parte de um processo emancipatório mais amplo das mulheres na sociedade Abstract: This thesis addresses the professional identity of teachers from a gender perspective. Teacher identity is strongly referenced by discourses of power, within which images play an eminent role. Since the practice of teaching in Brazil has undergone an intense process of genderization, especially in basic education, the discourses surrounding the teaching profession have highlighted typically feminine characteristics in teaching, which is considered an extension of domestic activities. The meanings conveyed by these discourses refer to the colonial formation of our country and the marked coloniality of our social universe, within which women, in general, play subordinate roles. The discourses of social life permeate the mass media, including cinema, where they are transcoded into narratives that exert great influence on the formation of identities. The characters that populate these narratives are constructed through characterization components that are often based on stereotypes, which is evident in popular films whose main characters are teachers, bringing hidden curricula and a framework of values that seek to anticipate the conduct of teaching professionals. However, the meanings conveyed by these works are not assimilated unilaterally, given the incomplete nature of the cinematographic image, which opens a semantic gap for the individuals who make up the audience to make their own interpretations of what is presented to them on the screen as a pure representation of reality. Thus, our general objective is to understand the emerging meanings in the discourses of students and graduates of the undergraduate course in Pedagogy (in-person modality) at the Federal University of Paraná – UFPR, based on watching popular films starring teachers. As specific objectives, we intend to offer theoretical support for the debate and public movement, towards the construction of a decolonial perspective, both for the teaching profession and for audiovisual works, in favor of female empowerment. This is a qualitative and exploratory research. Its methodological design was conceived as a praxis, advocating forms of participatory action, using instruments such as questionnaires and semi-structured interviews in the constitution of the corpus. As theoretical and methodological support, we used Discourse Analysis from a Franco- Brazilian perspective and Life History, in dialogue with decolonial ideas. In the context of flexible capitalism, formal school education gains prominence, but the professional status of teaching remains undervalued, which concerns, above all, its characterization as a gendered profession. It is therefore necessary to demystify the images and discourses that devalue the teaching profession based on gender, as part of a broader emancipatory process of women in society
Collections
- Teses [459]