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    "Me dá um trocado?" : sentidos e significados sobre a infância e o ensino corânico na Guiné-Bissau para os Talibés

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    R - D - NATALIA ERNESTO CA.pdf (6.405Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Cá, Natália Ernesto
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente dissertação investiga o talibismo, uma temática complexa que envolve crianças, cultura, religião e família, e, que é pouco explorada nas pesquisas. De origem Árabe, talibé é uma palavra usada na Guiné-Bissau para se referir às crianças e adolescentes, estudantes de escolas corânicas, submetidos à prática de mendicância nas ruas por um longo período de tempo. Na Guiné-Bissau, ao longo dos anos, essa prática se transformou em problemas sociológicos, políticos e sociais. Pois, para as ONGs, o talibismo além de representar um perigo à saúde física e psicológica, assim como, ao desenvolvimento das crianças talibés, ela é também considerada o sinônimo de tráfico de crianças no País. Dessa forma, de natureza qualitativa e de encontro aos estudos sociais da infância, esta pesquisa surge da necessidade de ouvir os talibés enquanto sujeitos sociais e parte fundamental do processo educativo corânico, tendo como objetivo geral, analisar a compreensão dos mesmos sobre a educação corânica, explorando os sentidos e significados que eles atribuem às infâncias. Neste movimento, para atingir nossos objetivos, ao longo de 2022, foi realizado um estudo etnográfico por um período de seis meses com crianças e adolescentes talibés de uma escola corânica tradicional na Guiné-Bissau. Os resultados deste estudo trazem o protagonismo dos talibés, revelando uma faceta dos talibés pouco estudada e compreendida em estudos anteriores. Apesar da realidade complexa vivenciada por talibés, as descobertas revelam que são, acima de tudo, CRIANÇAS, ou seja, atores sociais e sujeitos ativos em suas próprias vidas, que vivem suas infâncias de acordo com sua realidade socioeducativa, bem como constroem culturas e estratégias que desafiam as perspectivas ocidentais e adultocêntricas.
     
    Abstract: This dissertation investigates Talibism, a complex theme that involves children, culture, religion and family, and which is little explored in research. Of Arabic origin, talibé is a word used in Guinea-Bissau to refer to children and adolescents, students of Koranic schools, subjected to the practice of begging on the streets for a long period of time. In Guinea-Bissau, over the years, this practice has turned into sociological, political and social problems. therefore, for NGOs, talibism, in addition to representing a danger to the physical health and development of talibé children, is also considered synonymous with child trafficking in the country. Thus, of a qualitative nature and in line with social studies of childhood, this research arises from the need to listen to the talibés as social subjects and a fundamental part of the Quranic educational process, whose objective is to analyze their understanding of Quranic education, exploring the senses and meanings they attribute to childhoods. In this movement, to achieve our objectives, throughout 2022, an ethnographic study was carried out over a period of six months with talibé children and adolescents from a traditional Koranic school in Guinea-Bissau. The results of this study highlight the protagonism of talibés revealing a facet of talibés that has been little studied and understood in previous studies. Despite the complex reality experienced by talibés, the findings reveal that they are, above all, CHILDREN, that is, social actors and active subjects in their own lives, who live their childhoods in accordance with their socio-educational reality, as well as building cultures and strategies that challenge Western and adult-centric perspectives.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/88165
    Collections
    • Dissertações [1013]

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