Oficinas de escrita na escola : o letramento literário e a complexa formação do aluno-autor
Resumo
Resumo: Este trabalho analisa a formação do aluno-autor, considerando estudos referentes ao letramento literário. A pesquisa-ação foi desenvolvida em escola municipal de Curitiba (Brasil), em aulas de Língua Portuguesa no ano de 2023, tendo como participantes vinte e três alunos de 6° ano do Ensino Fundamental. Como instrumentos, foram utilizados: questionários aos participantes, observação diretamente em sala de aula, diário de pesquisa e análise dos textos produzidos pelos participantes. Foram realizadas dez oficinas de escrita literária seguindo os momentos de: motivação, leitura, escrita e compartilhamento dos textos, com foco em diferentes recursos literários. A última oficina explorou ações da Inteligência Artificial como aliadas na composição de narrativas ficcionais. Para analisar os textos produzidos pelos participantes, recorreu-se às noções de singularidade e tomada de posição, de expressividade e de arquitetura narrativa. Os resultados demonstram que o ensino da literatura na escola, pelas vias do letramento literário, acarreta experiências literárias que formam o sujeito capaz de ler e interpretar, de produzir sentidos ao escrever, de imprimir autoria, de engajamento a uma comunidade leitora. Foi evidenciada a relação existente entre leitura e escrita; o papel fundamental da escola para o letramento literário; a indispensável participação da professora na mediação de leituras, de escritas instigantes e de reescrita; a postura ativa dos alunos-autores diante das propostas e sua capacidade em imprimir autoria. As oficinas de escrita literária incentivaram o uso da linguagem como jogo criativo, a produção de textos sedutores e coerentes e a formação de uma comunidade de leitores e de autores. A efetivação de projetos de escrita literária na escola contribui para a formação do leitor, para a competência em escrever textos significativos, para a formação integral do ser humano. Por isso, defende-se investimento na formação de professores quanto ao ensino da literatura, valorização do trabalho docente e ações para que o letramento literário seja programa permanente nas escolas. Abstract: This work analyses the formation of the student-author, taking into account studies relating to literary literacy. The action research was carried out in a municipal school in Curitiba (Brazil), in Portuguese language classes in 2023, with twenty-three sixth- grade students taking part. The instruments used were: questionnaires for the participants, direct observation in the classroom, a research diary and analysis of the texts produced by the participants. Ten literary writing workshops were held in the following stages: motivation, reading, writing and sharing texts, with a focus on different literary resources. The last workshop explored Artificial Intelligence as an ally in the composition of fictional narratives. In order to analyse the texts produced by the participants, the notions of singularity and position-taking, expressiveness and narrative architecture were used. The results show that teaching literature at school, through literary literacy, leads to literary experiences that form a subject capable of reading and interpreting, of producing meaning when writing, of imprinting authorship, of engaging in a reading community. The relationship between reading and writing was highlighted; the school's fundamental role in literary literacy; the teacher's indispensable participation in mediating reading, instigating writing and rewriting; the active attitude of the student-authors towards the proposals and their ability to imprint authorship. The literary writing workshops encouraged the use of language as a creative game, the production of seductive and coherent texts and the formation of a community of readers and authors. The implementation of literary writing projects at school contributes to the formation of readers, to competence in writing meaningful texts and to the integral formation of the human being. This is why we advocate investment in teacher training in the teaching of literature, valuing teachers' work and actions to make literary literacy a permanent programme in schools.
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