Teses
Navegar por
Submissões recentes
-
Oficinas de escrita na escola : o letramento literário e a complexa formação do aluno-autor
(2025)Resumo: Este trabalho analisa a formação do aluno-autor, considerando estudos referentes ao letramento literário. A pesquisa-ação foi desenvolvida em escola municipal de Curitiba (Brasil), em aulas de Língua Portuguesa no ... -
Letramento racial bilíngue : diálogos com estudantes negros/as surdos/as da Região Mentropolitana [sic] de Curitiba
(2024)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo geral analisar como operam as práticas discursivas raciais que circulam em uma escola da região metropolitana de Curitiba na constituição de subjetividades e identidades de ... -
"Feminismo? Não sou dessas que queimam sutiã!" : em busca de pedagogias feministas na creche a partir dos tensionamentos dos feminismos subalternos
(2025)Resumo: A Educação Infantil se constitui como campo do conhecimento em construção e, nas últimas décadas, estudos, pesquisas científicas e políticas públicas têm enfatizado a importância desta etapa educativa. Deste modo, ... -
Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na Universidade Federal do Paraná : uma análise das relações étnico-raciais no olhar de estudantes de países africanos
(2024)Resumo: O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) foi criado oficialmente em 1965, oferece vagas gratuitas em cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras para estudantes internacionais ... -
Impactos de um programa educativo da OMS para cuidadores na adaptação parental à deficiência e nas práticas parentais
(2024)Resumo: O desenvolvimento de indivíduos com deficiências ou transtornos no desenvolvimento tem sido diretamente relacionado com a adaptação dos cuidadores à condição da criança. Quanto mais os cuidadores conseguem investir ... -
Formação continuada EAD para professores : desenvolvimento da autonomia de estudantes com deficiência intelectual
(2024)Resumo: Promover a autonomia é fundamental para o desenvolvimento pessoal, pois permite que os indivíduos se tornem autores de suas próprias vidas, capazes de tomar decisões e de agir de forma independente e consciente. A ... -
Desafios e experiências do corpo negro nos espaços públicos de lazer de Curitiba : estudo com discentes autodeclarados negros no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná
(2025)Resumo: O tema desta pesquisa reflete sobre as relações entre educação, lazer, negritude e os espaços públicos das cidades. Desse modo, o postulado do qual este estudo se fundamenta é que a cidade de Curitiba, como produto ... -
A multiperspectividade no pensamento histórico de jovens estudantes
(2024)Resumo: A pesquisa parte de alguns pressupostos advindo do fato de que, nas aulas de história, frequentemente surgem dúvidas e confusões entre as opiniões baseadas na memória ou na experiência e a fundamentação histórica ... -
O acesso à educação infantil no contexto da implementação do FUNDEB permanente e da complementação VAAT
(2024)Resumo: A presente tese tem como objeto de estudo o acesso à Educação Infantil no contexto da implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ... -
Transtorno do espectro autista : contribuições de atividades psicomotoras em aspectos da cognição e desenvolvimento motor de escolares
(2024)Resumo: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa quanti-qualitativa, de corte longitudinal quase experimental, com o objetivo de compreender o potencial contributivo de atividades psicomotoras no desenvolvimento 0motor ... -
Narrativas que tecem os corpos femininos : o corpo vestido das universitárias da UFPR
(2024)Resumo: A partir de uma variável de discursos e instituições, os corpos femininos foram educados por preceitos morais, sob coerção e violência. As instituições responsáveis por instituir um "regime de verdade" sobre esses ... -
Autografias : poéticas de si e a educação performativa no ensino de arte
(2024)Resumo: A presente pesquisa se debruça sobre as autografias, explorando sua aplicação no campo da prática em processos criativos com seus traços, desenhos, grafismos, escritas à mão, cartas, diários, cadernos de artista, ... -
A complexidade a favor dos processos formativos : teares de uma formação matemática voltada à educação infantil
(2024)Resumo: A formação matemática do professor de Educação Infantil foi o tema central de discussão desta pesquisa que teve como objetivo evidenciar como um processo formativo articulado à prática letiva pode possibilitar ... -
O processo de produção do conhecimento histórico e o novo ensino médio : a ideologia neoliberal na Base Nacional Comum Curricular e no referencial curricular do Paraná
(2024)Resumo: Este trabalho de investigação tem como objeto de estudo o processo de produção do conhecimento histórico desenvolvido no ambiente escolar, por meio do ensino de História – a Didática da História - de professoras e ... -
Novas formas e modos de governança e a gestão da educação e da escola pública : enigmas da esfinge neoliberal contemporânea
(2024)Resumo: Esta tese integra a linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná. A investigação tem por objeto de estudo a Gestão Democrática (GD) da ... -
Formação do professor-leitor : os sentidos atribuídos às leituras e as suas histórias de leituras
(2024)Resumo: O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição de 2018, indicou que o Brasil tem baixa proficiência em leitura se comparado com outros 78 países que participaram da avaliação. Segundo os ... -
Educação policial militar : dimensões psicossociais na construção de práticas profissionais
(2024)Resumo: A educação policial militar no Brasil é objeto de exploração em pesquisas científicas anteriores, notadamente realizadas com gestores de ensino e enfatizando aspectos das dimensões curriculares. Esta pesquisa, ... -
Prática pedagógica de docentes de estudantes surdos em contexto bilíngue à luz dos pressupostos teórico-metodológicos do pensamento complexo
(2024)Resumo: O estudante surdo requer em sala de aula uma diversidade de práticas pedagógicas visuais que potencialize sua capacidade de aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática pedagógica de ... -
Raça e classe na perspectiva do Movimento Escola Sem Partido (ES?P) e seus efeitos nas práticas de docentes em escolas públicas brasileiras
(2023)Resumo: A pesquisa analisa como a perspectiva conservadora do Movimento Escola Sem Partido (ES?P) - sigla usada por nós para questionar a suposta neutralidade que o movimento quer divulgar sobre si mesmo - interfere nas ... -
Ensino de história do Paraná : "as ausências a partir do excesso de presenças"
(2024)Resumo: O trabalho tem como objeto a problemática das relações entre historiografia, narrativas e a aprendizagem histórica, tendo como recorte a investigação de um estudo de caso sobre a História do Paraná no Ensino ...