Teses
Navegar por
Submissões recentes
-
Agro(ecologia) da diversidade : uma leitura feminista, camponesa e popular das relações de gênero na Escola Latino-Americana de Agroecologia - Lapa/PR
(2024)Resumo: A presente pesquisa teve como foco compreender de que modo as questões de gênero são articuladas nas experiências formativas da Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA) e sua relação com a construção do ... -
A emergência da aventura intelectual entre o currículo e os dizeres sobre as práticas pedagógicas de professores das escolas de educação básica na modalidade educação especial
(2024)Resumo: A presente pesquisa investiga, a partir de documentos analisados e entrevistas com professores que atuam em escolas especiais, a relação entre o currículo praticado nas Escolas Especiais e os dizeres sobre a prática ... -
Novas formas e modos de governança e a gestão da educação e da escola pública : enigmas da esfinge neoliberal contemporânea
(2024)Resumo: Esta tese integra a linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná. A investigação tem por objeto de estudo a Gestão Democrática (GD) da ... -
Argumentação dialogada e a relação com o conhecimento no cotidiano de aulas de física do ensino médio
(2024)Resumo: A pesquisa apresentada, de natureza qualitativa, tem por objetivo analisar implicações da argumentação dialogada no cotidiano de aulas de Física para a construção de relações com o conhecimento por estudantes do ... -
Política de formação inicial de professores em nível médio em Angola 2010-2022 : contexto, atores e implicações
(2024)Resumo: A política de formação inicial de professores em nível médio em Angola, no período de 2010 a 2022, analisada a partir do seu contexto, atores políticos e implicações para a formação de professores de nível médio ... -
Para além do humor : representações de educação nos quadrinhos da Revista do Professor e da Nova Escola (1986-1995)
(2024)Resumo: Esta tese problematiza as representações sobre educação presentes nas histórias em quadrinhos veiculadas de 1986 a 1995 na Revista do Professor, de Porto Alegre (RS), e na revista Nova Escola, de São Paulo (SP). ... -
Trajetória acadêmica, motivações, sentidos e significados de professores pesquisadores na pós-graduação em educação
(2024)Resumo: Este estudo buscou compreender como os pesquisadores em educação continuam realizando pesquisas diante dos inúmeros contextos desafiadores a que são submetidos ao longo de suas trajetórias de vida. O objetivo foi ... -
PalavrAção Cia de Teatro da UFPR : travessias em perspectiva dialógica
(2021)Resumo: A presente pesquisa está vinculada ao Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/CNPq/UFPR) e tem como objetivo compreender o processo de construção coletiva de uma linguagem artística ... -
Formação do professor-leitor : os sentidos atribuídos às leituras e as suas histórias de leituras
(2024)Resumo: O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), na edição de 2018, indicou que o Brasil tem baixa proficiência em leitura se comparado com outros 78 países que participaram da avaliação. Segundo os ... -
Um olhar para a matemática nas diretrizes curriculares do Estado do Paraná : um estudo das ações que as antecederam e constituíram
(2024)Resumo: O presente estudo se insere na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná. Tem como objetivo tecer compreensões sobre ... -
A experiência de imaginação histórica docente, a experiência de imaginação histórica discente e o aprendizado de história
(2024)Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar qual a relação entre a experiência de imaginação histórica docente, a experiência de imaginação histórica discente e o aprendizado de história. Para atingir esse objetivo, ... -
Um estudo documental sobre as queixas de mulheres vítimas de violência, registradas no CRAM : dimensões psicossociais e educativas
(2023)Resumo: A violência nesta pesquisa foi abordada como uma síntese das relações e condições sócio-históricas vividas pelas pessoas envolvidas nessa dinâmica da violência, apoiando-se em aportes oriundos do campo da psicologia ... -
Trajetórias escolares : tramas tecidas em diferentes tempos e espaços pelos adolescentes em situação de privação de liberdade
(2024)Resumo: Pesquisas revelam que os itinerários escolares interrompidos ou não lineares inscritos nas trajetórias de vida dos adolescentes deixam marcas explícitas no processo de violação de direitos. A partir de uma leitura ... -
Implicações da reforma do ensino médio na oferta dos cursos de ensino médio integrado em instituições federais
(2024)Resumo: O presente trabalho refere-se aos impactos da Reforma do Ensino Médio inaugurada pela Lei nº 13.415/2017 e complementada por documentos e programas subsequentes na oferta dos cursos de Ensino Médio Integrado nos ... -
Programa DIGA : avaliação de processo de uma intervenção para a promoção da responsabilidade social em escolas de ensino fundamental
(2024)Resumo: Esta tese investigou as condições necessárias para a fiel integração de um programa de educação socioemocional no contexto escolar. A pesquisa foi estruturada em três estudos que acompanharam a implementação do ... -
Entre portas e passagens : educação performativa e corpo na educação infantil
(2024)Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de estudos Labelite (UFPR/CNPq) – Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, tem como objetivo geral compreender quais sentidos de corpo podem ser atribuídos ... -
A docência compartilhada na educação infantil e a constituição do habitus docente
(2024)Resumo: A presente pesquisa buscou identificar a manifestação de disposições que caracterizam um habitus docente próprio do profissional da EI em seu fazer docente, bem como elencar quais aprendizagens são favorecidas e ... -
Os fenômenos cognitivos na didática dialógica
(2023)Resumo: A Didática Dialógica é uma abordagem elaborada como crítica à Didática Tradicional. A segunda, tomava os estudantes como passivos frente a um saber hermético, transmitido pelo professor; a primeira, pressupõe a ... -
Experiência estética durante caminhadas de trabalhadores da comunidade escolar : potenciais para uma educação menos antropocêntrica
(2024)Resumo: Esta tese objetivou investigar as experiências multissensoriais de trabalhadores da comunidade escolar de Pinheiros (Espiríto Santo) com~na natureza.Trata-se de uma pesquisa pautada em referenciais ecofenomenológicos, ... -
Universidade como espaço de poder : branquitude e formação de professoras e professores
(2024)Resumo: O objetivo principal que orienta esta pesquisa é analisar a presença da branquitude no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Unicentro. A pesquisa, de abordagem qualitativa, abrangeu ...