Teses
Navegar por
Submissões recentes
-
Raça e classe na perspectiva do Movimento Escola Sem Partido (ES?P) e seus efeitos nas práticas de docentes em escolas públicas brasileiras
(2023)Resumo: A pesquisa analisa como a perspectiva conservadora do Movimento Escola Sem Partido (ES?P) - sigla usada por nós para questionar a suposta neutralidade que o movimento quer divulgar sobre si mesmo - interfere nas ... -
Ensino de história do Paraná : "as ausências a partir do excesso de presenças"
(2024)Resumo: O trabalho tem como objeto a problemática das relações entre historiografia, narrativas e a aprendizagem histórica, tendo como recorte a investigação de um estudo de caso sobre a História do Paraná no Ensino ... -
Lei do PSPN e Responsabilidade Fiscal : contradições e disputas em torno da valorização do magistério em estados e municípios brasileiros
(2024)Resumo: A Lei Federal 11.738 entrou em vigor em meados de 2008 com a expectativa de assegurar o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para o magistério com uma atualização do seu valor todos os anos, em patamares acima ... -
O livro didático de física, um actante na educação básica : análises sob a ótica da Teoria Ator-Rede
(2024)Resumo: Os livros didáticos utilizados na Educação Básica têm grande relevância e participação na educação brasileira, propiciando o acesso ao conhecimento e oferecendo informações estruturadas e atualizadas que auxiliam ... -
As condições de qualidade das creches públicas e privadas em Curitiba : um olhar para a igualdade de oportunidades educacionais
(2024)Resumo: O presente estudo, denominado "Uma análise das condições de qualidade das creches públicas e privadas em Curitiba: um olhar para a igualdade de oportunidades educacionais" investiga, se essa opção dual de oferta ... -
Cotidiano e participação na ótica das(os) jovens da Primavera Secundarista na Região Metropolitana de Curitiba : dimensões psicossociais e educacionais
(2023)Resumo: No período do fim do ano de 2015 ao fim de 2016, o Brasil vivenciou um movimento inédito de ocupação de escolas públicas e espaços educacionais, liderado por jovens estudantes secundaristas. Esse movimento iniciou-se ... -
As representações sociais dos estudantes do ensino médio das escolas públicas do Paraná sobre a emergência climática : contribuições para a educação ambiental
(2024)Resumo: Esta pesquisa se integra ao bojo das ações decorrentes do Projeto RESCLIMA: respostas educativas e sociais à emergência climática. Teve por objetivo conhecer as representações sociais que estudantes do Ensino Médio ... -
Docência na creche : variáveis e determinantes políticos em um estudo multicasos de cinco capitais brasileiras
(2024)Resumo: O quadro dos/as profissionais da educação tem recebido lugar de destaque em pesquisas que dialogam sobre a valorização das categorias profissionais. Ao ter como foco os/as professores/as e auxiliares, que desenvolvem ... -
Acessibilidade na universidade : análise a partir do Índice de Inclusão para a Educação Superior (INES)
(2024)Resumo: Esta tese tem como objetivo central investigar o processo de acessibilidade no ensino superior público brasileiro, e de modo específico, indicar como os estudantes da Universidade Federal do Paraná - UFPR percebem ... -
Em busca de um professor especializado : a constituição da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná (1934-1945)
(2024)Resumo: O surgimento da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná contribuiu para o enriquecimento da área a que se destina, a partir de uma tentativa de sanar a carência de professores capazes de ministrar tais ... -
A construção da identidade docente no desenvolvimento do estágio curricular supervisionado na licenciatura em física no período da pandemia
(2024)Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo principal analisar as implicações do Estágio Curricular Supervisionado durante o isolamento social no período da pandemia de Coronavírus na construção ... -
Educação ambiental no sistema de ensino de Cabo Verde : análise do processo de implementação da política caboverdiana de educação ambiental à luz do Ciclo de Políticas e da Teoria da Atuação
(2024)Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar como um grupo de professores de escolas públicas da Ilha de São Vicente atuam no processo de implementação a partir da interpretação e tradução da Política Nacional de ... -
Uma encruzilhada entre educação superior a distância, cineclubismo e cinema novo
(2024)Resumo: O estudo investiga o cineclubismo, sobretudo através das obras cinemanovistas de Glauber Rocha como estratégia pedagógica para a construção da identidade e preservação da memória nos cursos de licenciatura de uma ... -
Ensino religioso e religiões de matrizes africanas na rede estadual de educação do Paraná : formação e práticas pedagógicas de professoras e professores
(2024)Resumo: A presente pesquisa aborda o tema da formação e atuação de docentes que lecionam ensino religioso na rede estadual de educação do Paraná no município de Colombo. O objetivo principal é analisar as perspectivas ... -
Vivências religiosas e concepções de gênero na socialização profissional das professoras de educação infantil
(2024)Resumo: A presente pesquisa tem como tema principal as crenças e vivências religiosas das professoras como parte da socialização profissional docente, dentro do campo da formação de professores. O objetivo geral foi ... -
Batalhas morais de gênero e sexualidade nas páginas do facebook de parlamentares neoconservadores : entre a governamentalidade algorítmica e o dispositivo pedagógico da mídia digital
(2024)Resumo: Esta tese consiste em uma análise foucaultiana da comunicação digital da extrema-direita neoconservadora no Facebook, a partir de um modelo teórico-metodológico sustentado por dois eixos complementares. No primeiro ... -
O livro didático de física como artefato social : análise de sua contribuição para a emancipação
(2023)Resumo: Entendendo o livro didático como um artefato da cultura escolar que pode potencializar o desenvolvimento de práticas emancipatórias na Educação Básica, buscamos identificar a presença de perspectivas emancipatórias ... -
A invisibilidade dos/as bebês na política curricular do Ponta Grossa
(2024)Resumo: A presente pesquisa reflete e problematiza a (in) visibilidade dos/as bebês nas políticas curriculares nacionais e locais. Os documentos curriculares que serviram de base para as análises foram, especialmente, a ... -
O lugar das crianças migrantes e refugiadas nas políticas públicas em educação infantil no Brasil
(2024)Resumo: A presente pesquisa intitulada "O Lugar das Crianças Migrantes e Refugiadas nas Políticas Públicas em Educação Infantil no Brasil" foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Análise discursiva dialógica de livros didáticos para o ensino de língua japonesa : seu papel formador na licenciatura
(2024)Resumo: Esta tese problematiza a função formadora do livro didático utilizado em cursos de formação de professores de língua japonesa, buscando evidências de sua influência nessa formação, tanto em nível teórico quanto ...