Associação Brasileira de Educação : circulação de saberes e renovação do campo pedagógico, uma abordagem transnacional (1924 – 1947)
Resumo
Resumo: Esta tese examina a história da Associação Brasileira de Educação (ABE) sob uma perspectiva transnacional, destacando seu papel na circulação de sujeitos, instituições, ideias e objetos. O período analisado abrange de sua fundação, em 1924, até 1947, quando foi firmado o acordo entre o BIE e a Unesco. A ABE consolidou-se como um espaço central para debates sobre políticas educacionais no Brasil, promovendo inquéritos, exposições, publicações, conferências, intercâmbios culturais e cursos, contribuindo para a renovação do campo pedagógico. A partir de uma abordagem transnacional, observa-se que a entidade atuou como ponto de conexão e articulação, ampliando interpretações e propostas no cenário educacional. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de circulação e apropriação, com base em Roger Chartier, Serge Gruzinski, Michel de Certeau, Diana Gonçalves Vidal, Vera Eugenia Roldán e Eckhardt Fuchs, além de estudos sobre cultura material de Eliane Peres, Gizele de Souza, Inés Dussel e Rosa Fátima de Souza. O corpus documental inclui atas, catálogos, cartas, fotografias, impressos pedagógicos, notícias, ofícios e relatórios, provenientes de acervos da ABE, Inep, Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e Biblioteca da USP, no Brasil, além de instituições em Macerata, Torino, Florença, Bolonha, Paris, Estados Unidos, Argentina e Montevidéu. A tese está estruturada em dois capítulos: (I) a ABE como mobilizadora da educação e da ciência e (II) os impressos e as pautas em prol do debate sobre a renovação educacional. Busca-se compreender, a partir da história transnacional e do paradigma da transferência cultural, como os saberes circularam por meio de congressos internacionais, publicações e correspondências entre a ABE e outras entidades. Conclui-se que a ABE desempenhou um papel central na modernização educacional no Brasil, articulando debates nacionais e internacionais e contribuiu para a renovação do ensino. Sua rede de associados e associadas evidencia a ampla circulação de ideias e práticas, posicionando a ABE como um elo entre o Brasil e o cenário educacional global Abstract: This thesis examines the history of the Associação Brasileira de Educação (ABE) from a transnational perspective, highlighting its role in the circulation of individuals, institutions, ideas, and objects. The period analyzed spans from its foundation in 1924 to 1947, when the agreement between BIE and UNESCO was signed. ABE established itself as a central space for debates on educational policies in Brazil, promoting inquiries, exhibitions, publications, conferences, cultural exchanges, and courses, influencing the renewal of the pedagogical field. From a transnational approach, it is observed that the entity acted as a point of connection and articulation, expanding interpretations and proposals in the educational scene. The research is based on the concepts of circulation and appropriation, drawing from Roger Chartier, Serge Gruzinski, Michel de Certeau, Diana Gonçalves Vidal, Vera Eugenia Roldán, and Eckhardt Fuchs, as well as studies on material culture by Eliane Peres, Gizele de Souza, Inés Dussel, and Rosa Fátima de Souza. The documentary corpus includes minutes, catalogs, letters, photographs, pedagogical prints, news articles, official documents, and reports from the archives of ABE, Inep, the Digital Newspaper Library of the National Library, and the Library of USP in Brazil, as well as institutions in Macerata, Turin, Florence, Bologna, Paris, the United States, Argentina, and Montevideo. The thesis is structured into two chapters: (I) ABE as a mobilizer of education and science and (II) printed materials and agendas in favor of the debate on educational renewal. Based on transnational history and the paradigm of cultural transfer, the study seeks to understand how knowledge circulated through international congresses, publications, and correspondences between ABE and other entities. It is concluded that ABE played a central role in educational modernization in Brazil, articulating national and international debates and contributing to the renewal of teaching. Its network of associates highlights the broad circulation of ideas and practices, positioning ABE as a link between Brazil and the global educational scene Riassunto: Questa tesi esamina la storia dell'Associação Brasileira de Educação (ABE) da una prospettiva transnazionale, evidenziando il suo ruolo nella circolazione di soggetti, istituzioni, idee e oggetti. Il periodo analizzato va dalla sua fondazione, nel 1924, fino al 1947, quando fu firmato l'accordo tra il BIE e l'UNESCO. L’ABE si è consolidata come uno spazio centrale per i dibattiti sulle politiche educative in Brasile, promuovendo inchieste, esposizioni, pubblicazioni, conferenze, scambi culturali e corsi, influenzando il rinnovamento del campo pedagogico. Da un approccio transnazionale, si osserva che l’ente ha operato come punto di connessione e articolazione, ampliando interpretazioni e proposte nel panorama educativo. La ricerca si basa sui concetti di circolazione e appropriazione, facendo riferimento a Roger Chartier, Serge Gruzinski, Michel de Certeau, Diana Gonçalves Vidal, Vera Eugenia Roldán ed Eckhardt Fuchs, oltre a studi sulla cultura materiale di Eliane Peres, Gizele de Souza, Inés Dussel e Rosa Fátima de Souza. Il corpus documentale include verbali, cataloghi, lettere, fotografie, stampati pedagogici, notizie, documenti ufficiali e relazioni, provenienti dagli archivi dell’ABE, dell’Inep, dell’Emeroteca Digitale della Biblioteca Nazionale e della Biblioteca dell’USP, in Brasile, oltre che da istituzioni a Macerata, Torino, Firenze, Bologna, Parigi, Stati Uniti, Argentina e Montevideo. La tesi è strutturata in due capitoli: (I) l’ABE come mobilitatrice dell’educazione e della scienza e (II) gli stampati e le tematiche a favore del dibattito sul rinnovamento educativo. Si cerca di comprendere, attraverso la storia transnazionale e il paradigma del trasferimento culturale, come i saperi siano circolati attraverso congressi internazionali, pubblicazioni e corrispondenze tra l’ABE e altre entità. Si conclude che l’ABE ha svolto un ruolo centrale nella modernizzazione dell’educazione in Brasile, articolando dibattiti nazionali e internazionali e contribuendo al rinnovamento dell’insegnamento. La sua rete di associati e associate evidenzia l’ampia circolazione di idee e pratiche, posizionando l’ABE come un collegamento tra il Brasile e il panorama educativo globale
Collections
- Teses [459]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...