Considerações sobre o capital cultural e o desempenho redacional na educação popular a partir da experiência do Cursinho Popular Alicerce 23 em Curitiba
Resumo
Resumo: A presente pesquisa apresenta as considerações sobre o desempenho redacional na Educação Popular utilizando-se de base o capital cultural de estudantes do Cursinho Popular Alicerce 23 (A23), em Curitiba. Como objetivo principal, pretende-se investigar quais indicadores de capital cultural ampliado afetam positivamente o desempenho redacional de três estudantes que frequentaram o Cursinho A23, em 2022, e em quais processos socializadores esses indicadores são incorporados, partindo da hipótese de que as estudantes que tiveram investimento familiar no capital cultural, conseguiram maior rendimento e melhor desempenho redacional. Para atender ao proposto, foi realizada a análise histórica do conceito de capital cultural, do conceito de Educação Popular e a recapitulação do processo de ocupação das Moradias 23 de Agosto - espaço geográfico que delimita a atuação do cursinho e é recorte espacial desta pesquisa. A pesquisa, de caráter descritivo e qualitativo, teve a produção de dados formados por meio de observação participante no Cursinho, entrevistas semiestruturadas com as estudantes e análise das produções textuais elaboradas por elas. Paulo Freire contribuiu com a definição de Educação Popular, que é a base de atuação do Cursinho A23, e Bernard Charlot colaborou com a definição de práticas linguageiras e a linguagem como fator de fracasso escolar. A análise dos dados ocorreu a partir de Pierre Bourdieu, sobretudo com o conceito de capital cultural, e Bernard Lahire, com a definição de ordem moral doméstica. Alcir Pécora e Irandé Antunes contribuíram para a reflexão sobre as produções textuais. Os resultados indicam que a proximidade da família com a leitura e a escrita reflete no desempenho redacional das estudantes, sobretudo na construção de argumentação mais consistente. Portanto, as análises apontam convergência entre a pesquisa empírica e o referencial teórico adotado, considerando que a concepção e a apropriação dos mecanismos de escrita tornam-se mais evidentes nos espaços em que ocorreu algum grau de investimento ou de estratégias familiares para a incorporação do capital cultural valorizado pela escola Abstract: The following research displays considerations about writing performance in Popular Education, using the cultural capital of students at Cursinho Popular Alicerce 23, in Curitiba, as a basis. Our main objective is to investigate which indicators of expanded cultural capital can positively affect the writing performance of three students who took part at Cursinho A23 in 2022, and which socializing processes these indicators are incorporated by, based on the hypothesis that students who had family investment in cultural capital could achieve greater income and better writing performance. To meet the proposal, a historical analysis on the concept of cultural capital, the concept of Popular Education and also a recapitulation of how the occupation process of Moradias 23 de Agosto was carried out - a geographical space that limits the activities of the course, also being the spatial focus of this research. The research, of a descriptive and qualitative nature, produced data formed through participant observation in the Course, semi-structured interviews with students and observations of textual productions prepared by said students. Paulo Freire contributed to define Popular Education, the basis for Cursinho A23, as Bernard Charlot contributed to the definition of language practices and language as a factor in school failure. The analysis of all data took place based on Pierre Bourdieu, especially with the concept of cultural capital, and Bernard Lahire, with the definition of domestic moral order. Alcir Pécora and Irandé Antunes would also contribute to these concepts’ reflection on textual productions. The results indicate that the family's proximity to reading and writing reflects on the students' writing performance, especially in the construction of more consistent arguments. Therefore, the analyzes point to convergence between empirical research and the theoretical framework adopted, considering that the conception and appropriation of writing mechanisms become more evident in spaces where some degree of investment or family strategies for the incorporation of capital occurred. Cultural value valued by the school
Collections
- Dissertações [1000]