Artes visuais no ensino médio : conhecimento, autoconhecimento e sentido
Resumo
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral compreender o ensino das Artes Visuais no Ensino Médio como proposta de desenvolvimento do conhecimento e do autoconhecimento para a produção de sentido. Como objetivos específicos, propõem: realizar uma revisão integrativa sobre as diferentes propostas de ensino da Arte no ensino médio, focadas nas Artes Visuais; conhecer as significações de conhecimento, autoconhecimento e sentido no ensino das Artes Visuais de professores de artes do Ensino Médio e descrever o processo de desenvolvimento de uma professora de Artes no Ensino Médio a partir de narrativa autoetnográfica. Visto que a disciplina de Artes tende a não ganhar destaque em meio ao currículo escolar atual, pretende-se navegar por linhas filosófico-pedagógicas de caráter integrativo, a partir de Rudolf Steiner e Charles Sanders Peirce, perspectivas que visam, de maneira diferenciada, o reconhecimento do indivíduo como Ser e de seu Eu como elemento que o transcende. Pretende-se, desse modo, fornecer subsídios para o aprimoramento contínuo das propostas de ensino da Arte voltadas à emancipação do indivíduo em meio à sociedade e ao desenvolvimento integral do ser humano sensível e individualíssimo em seu processo de evolução dos indivíduos e conhecimento. Steiner e Peirce pautam-se em filosofias que consideram a reflexão sobre o pensamento - atento e aberto à possibilidade de erros - como fomento para a ciência. Através de aspectos dinâmicos propõem a experimentação dos fenômenos - sejam estes uni ou multidimensionais - como método de compreensão, sentido e de singularidade dos indivíduos. A partir da revisão integrativa, foi possível perceber que a disciplina de Artes não é integrada a outras disciplinas e sim é tida como uma proposta complementar ao currículo. As significações dos professores conduzem ao entendimento de que a Arte tem contribuído para a produção de sentido em suas vidas e de seus estudantes por meio de sua potência como expressão criativa, capacidade interpretativa e contextualização. A descrição autoetnográfica levou à percepção de como a Arte foi fundamental para a produção de sentido na existência, exatamente pela confrontação com as possibilidades do conhecimento artístico e o autoconhecimento nesse processo. Defende-se a tese de que o ensino das Artes Visuais pode contribuir para a criação de sentido na existência a partir do trabalho articulado entre conhecimento e autoconhecimento por meio da Arte Abstract: This study has the general objective of understanding the teaching of Visual Arts in High School as a proposal for developing knowledge and self-knowledge for the production of meaning. As specific objectives, they propose: carrying out an integrative review of the different proposals for teaching Art in secondary education, focused on Visual Arts; to know the meanings of knowledge, self-knowledge and meaning in the teaching of Visual Arts by high school art teachers and to describe the development process of a high school arts teacher based on an autoethnographic narrative. Since the Arts discipline tends not to gain prominence in the current school curriculum, the aim is to navigate through philosophical-pedagogical lines of an integrative nature, based on Rudolf Steiner and Charles Sanders Peirce, perspectives that aim, in a different way, at the recognition of the individual as a Being and of his Self as an element that transcends him. The aim is, therefore, to provide subsidies for the continuous improvement of Art teaching proposals aimed at the emancipation of the individual within society and the integral development of sensitive and highly individual human beings in their process of evolution and knowledge. Steiner and Peirce are guided by philosophies that consider reflection on thought - attentive and open to the possibility of errors - as a catalyst for science. Through dynamic aspects, they propose the experimentation of phenomena - whether unidimensional or multidimensional - as a method of understanding, meaning and uniqueness of individuals. From the integrative review, it was possible to realize that the Arts subject is not integrated with other subjects but is seen as a complementary proposal to the curriculum. The teachers' meanings lead to the understanding that Art has contributed to the production of meaning in their lives and that of their students through its power as creative expression, interpretative capacity and contextualization. The autoethnographic description led to the perception of how Art was fundamental for the production of meaning in existence, precisely through the confrontation with the possibilities of artistic knowledge and self-knowledge in this process. The thesis is defended that the teaching of Visual Arts can contribute to the creation of meaning in existence based on the work articulated between knowledge and self-knowledge through Art
Collections
- Teses [459]