Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na Universidade Federal do Paraná : uma análise das relações étnico-raciais no olhar de estudantes de países africanos
Resumo
Resumo: O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) foi criado oficialmente em 1965, oferece vagas gratuitas em cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras para estudantes internacionais de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos bilaterais. O objetivo desta pesquisa é analisar como jovens estudantes de países africanos do PEC-G vivenciaram as relações étnico-raciais nos espaços acadêmicos, especialmente da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A discussão também abrange os desafios e as contribuições do PEC-G para a Universidade, os/as estudantes e egressos/as. Do ponto de vista metodológico, a análise combina uma abordagem qualitativa com elementos de pesquisa quantitativa. O caminho para a geração de dados secundários envolveu a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em artigos, teses e dissertações sobre o PEC-G em IES brasileiras de 2010 a 2020. Para organizar esse material, utilizamos a ferramenta StArt (State of the Art through Systematic Review). Também consultamos documentos oficiais do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Educação referentes ao PEC-G, como decretos, portarias e editais. Além disso, analisamos dados quantitativos de matrículas e conclusões de cursos na UFPR por meio deste Programa de 2013 a 2020, bem como as inscrições aprovadas no âmbito do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES) na UFPR de 2018 a 2022. Os dados primários foram gerados por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes e egressos/as de países africanos que participaram do PEC-G na UFPR e em outras Universidades, bem como com gestores/as da UFPR envolvidos/as neste Programa. Também utilizamos o questionário online com egressos/as de outras Universidades que participaram do PEC-G. Os dados primários foram examinados por meio de análise temática e abordados em três eixos temáticos (trajetórias, relações étnico-raciais e PEC-G). A análise desenvolvida nesta investigação mostra, entre outros resultados, que os países africanos são os mais beneficiados pelo Programa. De 2013 a 2019, entre vinte e dois países africanos envolvidos, Cabo Verde, Benim e Gana se destacaram como as três nações com maior número de participantes selecionados/as. Na UFPR, entre 2013 e 2020, Benim teve o maior número de matrículas. No que se refere às relações étnico-raciais vivenciadas na UFPR e em outras Universidades por esses/as estudantes e egressos/as, as relações foram, em geral, amigáveis nos espaços acadêmicos, principalmente se comparadas às experiências vividas fora da universidade. Ainda assim, não estavam imunes ao racismo arraigado na sociedade brasileira, que muitos desses jovens conheceram e sofreram pela primeira vez. A continuidade do caminho acadêmico após a conclusão da graduação, bem como o retorno ao país de origem, fizeram parte das trajetórias dos/as egressos/as mapeadas nesta pesquisa. Entre os/as 23 egressos/as participantes, 83% retornaram ao país de origem e 96% estavam empregados/as no momento da pesquisa. Além disso, a migração para fins de estudo por meio da cooperação internacional via PEC-G contribui para a internacionalização do Ensino Superior no Brasil Abstract: The Student Exchange Program for Undergraduate Students (PEC-G) was officially created in 1965 and offers free undergraduate courses in Brazilian Higher Education Institutions (HEIs) to international students from developing countries with which Brazil maintains bilateral agreements.This research’s objective is to analyze how students from African countries in the PEC-G experienced ethnic-racial relations within the academic spaces, especially of the Federal University of Paraná (UFPR). The discussion also covers the challenges and contributions of the PEC-G to the University, the students and alumni. F r o m a m e t h o d o l o g i c a l s t a n d p o i n t , t h e a n a l y s i s c o m b i n e s a qualitative approach with elements of quantitative research. The path for generating secondary data involved a Systematic Literature Review (SLR) of articles, theses, and dissertations about the PEC-G in Brazilian HEIs from 2010 to 2020. To organize this material, we used the StArt tool (State of the Art through Systematic Review). We also consulted official documents from the Ministry of Foreign Affairs and the Ministry of Education regarding the PEC-G, such as decrees, ordinances, and calls. In addition, we analyzed quantitative data on enrollments and course conclusions at UFPR through this Program from 2013 to 2020, as well as the applications approved under the Milton Santos Project for Access to Higher Education (PROMISAES) at UFPR from 2018 to 2022. The primary data was generated through semi-structured interviews with students and alumni from African countries who participated in the PEC-G at UFPR and other Universities, as well as with UFPR administrators involved in this Program. We also used an online questionnaire with alumni from other Universities who participated in the PEC-G. The primary data was examined through thematic analysis and addressed within three thematic axes (trajectories, ethnic-racial relations, and PEC-G). The analysis developed in this investigation shows, among other results, that African countries are the most benefited by the Program. From 2013 to 2019, among twenty-two African countries involved, Cape Verde, Benin and Ghana stood out as the top three nations with the highest number of selected participants. At UFPR, between 2013 and 2020, Benin had the highest number of enrollments. Regarding the ethnic-racial relations experienced at UFPR and other Universities by those students and alumni, the relations were generally friendly within t h e academic spaces, especially if compared to the experiences lived outside the university. Still, they were not immune to the embedded racism in Brazilian society, which many of these young people encountered and experienced for the first time. The continuation of the academic path after completing their undergraduate degree, as well as returning to their home country, were part of the a l u m n i ' tr a j e c to r i e s ma p p e d in this research. Among the 23 alumni participants, 83% returned to their home country and 96% were employed at the time of the research. Furthermore, migration for study purposes through international cooperation via the PEC-G contributes to the internationalization of Higher Education in Brazil
Collections
- Teses [435]