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    Educação ambiental na formação inicial de professores de ciências e biologia : análise curricular do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná - Campus Curitiba

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    R - D - FERNANDA NADAI.pdf (32.19Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Nadai, Fernanda
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a inserção da Educação Ambiental no currículo do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - campus Curitiba. Frente ao atual cenário de colapso ambiental, impulsionado por ideais capitalistas impregnados em diversos setores da sociedade, a educação, especialmente a ambiental, revela seu potencial mitigatório, retardando as consequências de anos de destruição do planeta. Por serem espaços que possibilitam a interação direta entre aluno e professor, a escola é um local propício para o desenvolvimento de uma educação ambientalmente consciente, propiciando a formação de sujeitos socioambientalmente críticos. Entretanto, para que isso se concretize, é necessário que a formação inicial dos docentes que atuam na educação básica os prepare para atender as demandas da sociedade. Estudos do campo da Educação Ambiental indicam que os professores das disciplinas que abordam temas voltados à natureza, como Ciências, Biologia e Geografia, são frequentemente responsabilizados pelo desenvolvimento dessa temática dentro das escolas. Nesse sentido, este estudo de caso realiza uma análise qualitativa dos três principais documentos que estruturam o currículo de formação do curso de Ciências Biológicas da UFPR: o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), sua grade curricular e as ementas das disciplinas. A partir dessa análise, foram selecionados três temas centrais que refletem a visão do curso sobre a dimensão ambiental: "Interdisciplinaridade e transversalidade", "Formação ética, crítica e cidadã" e "Educação para o Desenvolvimento Sustentável". De modo geral, constatou-se que o curso busca uma formação que se distancia dos princípios da educação tradicional, priorizando um ensino contextualizado e crítico. Contudo, observa-se uma desconexão entre o proposto no PPC e o que é efetivamente abordado nas ementas das disciplinas, uma vez que a Educação Ambiental, embora seja apresentada como tema transversal, pouco se revela nas disciplinas. Além disso, identificou-se um desalinhamento em relação aos ideais do curso ao tratar da dimensão ambiental. Enquanto o curso propõe uma formação crítica diante dos desafios da sociedade contemporânea, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são adotados como eixo estruturante do processo formativo. Essa dualidade também se manifesta nas disciplinas, de forma ainda mais significativa e, por vezes, conflituosa. Entende-se que, para proporcionar uma educação verdadeiramente transformadora, é necessária uma ampla reestruturação em todas as dimensões que regem um curso de formação. Portanto, além de uma reforma curricular, é fundamental alinhar a proposta pedagógica às abordagens desenvolvidas nas disciplinas, de modo a garantir uma formação coesa e coerente para os discentes que, no futuro, atuarão tanto na sociedade quanto no ensino
     
    Abstract: This study aims to investigate the integration of Environmental Education into the Biological Sciences course’s curriculum at the Federal University of Paraná (UFPR) - Curitiba campus. In light of the current environmental collapse, driven by capitalist ideals permeating various sectors of society, education ,particularly environmental education, reveals its potential to mitigate and delay the consequences of years of planetary destruction. Schools, as spaces that facilitate direct interaction between students and teachers, provide an ideal environment for developing an environmentally conscious education, fostering the formation of socio-environmentally critical individuals. However, for this to be realized, it is essential that the initial training of teachers in basic education adequately prepares them to meet societal demands. Studies in the field of Environmental Education indicate that teachers of subjects related to nature, such as Sciences, Biology, and Geography, are often held responsible for developing this theme within schools. In this context, this case study conducts a qualitative analysis of the three main documents that structure the curriculum of the Biological Sciences course at UFPR: the Pedagogical Course Project (PPC), its curriculum grid and the course syllabi. Based on this analysis, three central themes reflecting the course's perspective on the environmental dimension were selected: "Interdisciplinarity and transversality," "Ethical, critical, and civic formation," and "Education for Sustainable Development." Overall, it was found that the course seeks a formation that distances itself from traditional education principles, prioritizing contextualized and critical teaching. However, a disconnect was observed between what is proposed in the PPC and what is effectively addressed in the syllabi of the disciplines, as Environmental Education, although presented as a transversal theme, is scarcely evident in the disciplines. Additionally, a misalignment was identified regarding the course's ideals when addressing the environmental dimension. While the course proposes a critical formation in the face of contemporary societal challenges, the Sustainable Development Goals are adopted as the structuring axis of the formative process. This duality is also manifested in the disciplines, even more significantly and, at times, conflictually. It is understood that to provide a truly transformative education, a comprehensive restructuring of all dimensions governing a training course is necessary. Therefore, in addition to a curricular reform, it is essential to align the pedagogical proposal with the approaches developed in the disciplines, ensuring a cohesive and coherent formation for students who, in the future, will act both in society and in teaching
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96541
    Collections
    • Dissertações [999]

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