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    Criança, arte e natureza : experiências artísticas na educação infantil

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    R - D - MAKEILA ALVES PIAZZA.pdf (12.09Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Piazza, Makeila Alves
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender a relação entre criança, arte e natureza, a partir de vivências e experimentações com elementos naturais. Os objetivos específicos incluíram: realizar revisão integrativa sobre a relação entre criança, arte e natureza; compreender a relação criança, arte e natureza a partir da teoria de Rudolf Steiner e Friedrich Froebel; e identificar as percepções de crianças sobre vivências e experimentações com elementos naturais. A pesquisa de caráter teórico-empírico adotou uma abordagem de natureza qualitativa com tipo de estudo exploratório-descritivo. O lócus da pesquisa foi uma escola de educação infantil do município de Curitiba no estado do Paraná, envolvendo um grupo de sete crianças com idade entre 5 e 6 anos, de uma pré-escola II. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de observação, anotações e registro de campo e fotografias que documentaram as experiências das crianças. A análise dos dados seguiu o método de análise de conteúdo de Bardin (1977), abrangendo pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos; e a análide das fotografias foi realizada segundo Bogdan e Biklen (1994), descrição, inferência e interpretação. Os resultados indicaram que as práticas fundamentadas nas pedagogias de Steiner e Froebel promoveram a expressão criativa, a autonomia e a liberdade nas crianças. As análises revelaram as seguintes categorias: a criança, o corpo e as percepções; o ambiente como um convite à experiência; expressão criativa, autonomia e liberdade; nós natureza e experiência estética no cotidiano da educação infantil. Essas categorias destacam a complexidade das interações entre crianças, arte e natureza, sublinhando a importância do ambiente e da intencionalidade na prática educativa. A relação entre criança, arte e natureza enriquece as experiências de aprendizado e contribui para a formação de uma consciência ecológica e um sentimento de pertencimento ao mundo natural. A pesquisa evidencia a necessidade de integrar experiências com a natureza nas práticas educativas, destacando que até mesmo breves momentos de contato com o ambiente natural podem ter um impacto significativo no desenvolvimento da criança. Cultivar a conexão das crianças com o mundo natural é uma oportunidade valiosa, que enriquece o desenvolvimento integral e inspira comportamentos mais conscientes em relação ao meio ambiente, formando assim um alicerce para um futuro mais sustentável
     
    Abstract: The aim of this study was to understand the relationship between children, art and nature, based on experiences and experiments with natural elements. The specific objectives included: conducting an integrative review on the relationship between children, art and nature; understanding the relationship between children, art and nature based on the theory of Rudolf Steiner and Friedrich Froebel; and identifying children's perceptions of experiences and experiments with natural elements. The theoretical-empirical research adopted a qualitative approach with an exploratorydescriptive type of study. The locus of the research was an early childhood education school in the municipality of Curitiba in the state of Paraná, involving a group of seven children aged between 5 and 6, from a pre-school II. The data was collected using an observation script, field notes and records and photographs that documented the children's experiences. Data analysis followed Bardin's (1977) method of content analysis, covering pre-analysis, exploration of the material and treatment of the results obtained; and the analysis of the photographs was carried out according to Bogdan and Biklen (1994), description, inference and interpretation. The results indicated that practices based on the pedagogies of Steiner and Froebel promoted creative expression, autonomy and freedom in children. The analysis revealed the following categories: the child, the body and perceptions; the environment as an invitation to experience; creative expression, autonomy and freedom; us nature and aesthetic experience in everyday early childhood education. These categories highlight the complexity of the interactions between children, art and nature, underlining the importance of the environment and intentionality in educational practice. The relationship between children, art and nature enriches learning experiences and contributes to the formation of ecological awareness and a sense of belonging to the natural world. The research highlights the need to integrate experiences with nature into educational practices, emphasizing that even brief moments of contact with the natural environment can have a significant impact on children's development. Cultivating children's connection with the natural world is a valuable opportunity that enriches integral development and inspires more environmentally conscious behavior, thus forming a foundation for a more sustainable future
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96584
    Collections
    • Dissertações [1014]

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