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    "Eu sou uma fênix!", "me sinto empoderada!" significados e sentidos expressos em encontros musicoterapêuticos por idosas que sofreram e/ou sofrem violência : uma experiência em um projeto de educação não formal

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    R - T - HERMES SOARES DOS SANTOS.pdf (36.89Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Santos, Hermes Soares dos
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O objetivo deste trabalho foi compreender os significados e sentidos expressos em encontros musicoterapêuticos por idosas participantes de Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATIS) que sofreram e/ou sofrem violência. Essa forma de violência se caracteriza como etarismo e violência de gênero. Algumas idosas não sofrem mais a violência por parte de seus companheiros ou ex-companheiros, mas sofrem as consequências dos maus tratos. Por isso, há urgência em criar formas de enfrentamento a essa violência em espaços nos quais a construção de narrativas se caracterizem como mecanismos de enfrentamento. Os objetivos específicos são: descrever o perfil sociodemográfico das participantes; identificar sinais diretos e indiretos de abusos nos cotidianos das participantes; descrever como as experiências musicais possibilitaram a expressão de significados e sentidos pelas participantes por meio de mediações grupais durante os encontros musicoterapêuticos; identificar quais as formas de violência sofridas pelas participantes e de enfrentamento dessas formas presentes nos significados e sentidos expressos nos encontros musicoterapêuticos; descrever como as experiências musicais auxiliaram as participantes a construírem estratégias de transformação de sentidos expressos; construir relações entre pressupostos teóricos da área da Educação e da Musicoterapia no processo de análise do processo de pesquisa; refletir sobre o lugar e o papel da Musicoterapia em uma UNATI compreendida como um projeto de Animação Sociocultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação. O local da pesquisa foi uma UNATI localizada na cidade de Curitiba com sete participantes idosas de 60 anos ou mais que se apresentaram após um convite realizado em uma palestra sobre violência contra idosos. Foram realizados 17 encontros musicoterapêuticos. Os instrumentos para a coleta de dados foram: entrevista inicial; questionário sociodemográfico; ficha musicoterapêutica; relatórios das intervenções; entrevista coletiva no último encontro e sete entrevistas individuais finais. Durante os encontros, foram utilizadas experiências musicais de audição, recriação, improvisação e recriação musicais vivenciadas por meio de recursos como instrumentos musicais e caixa de som com bluetooth. Na análise dos dados utilizada, os conceitos basilares foram os núcleos de significação. Nos resultados e na discussão, a partir das narrativas expressas, foram tecidas discussões com autores da área educacional, da Educação Não Formal, da Animação Sociocultural, da Psicologia Histórico-Cultural e da Musicoterapia. Constatou-se que as experiências musicais, ao motivarem a expressão verbal dos significados e sentidos das participantes, permitiram que suas narrativas construíssem sentidos em torno do enfrentamento e empoderamento frente à violência e às suas consequências. A Musicoterapia em uma UNATI, portanto, que possui o termo therapeia que significa "cuidado", ao ter sua fundamentação aproximada das perspectivas teóricas educacionais apresentadas, aproxima-se das compreensões de educare (alimentar) e educere (conduzir para). Sendo assim, torna-se uma prática que visa a alimentar para cuidar e seguir adiante, para a superação da violência
     
    Abstract: The aim of this study was to understand the meanings and senses expressed in music therapy meetings by elderly women participating in Open Universities for senior citizens who have suffered and/or are suffering from violence. This kind of violence is characterized as ageism and gender violence. Some elderly women no longer suffer from their partners or ex-partners, but they suffer the consequences of mistreatment. There is therefore an urgent need to create ways of confronting this violence in spaces where the construction of narratives is characterized by confrontation and empowerment. The specific objectives were describe the sociodemographic profile of the participants; identify direct and indirect signs of abuse in the daily lives of the participants; describe how musical experiences enabled the expression of meanings and senses by the participants through group mediation during the music therapy meetings; identify which forms of violence suffered by the participants and how these forms of coping emerged in the meanings and senses expressed in the music therapy meetings; describe how musical experiences helped the participants to build strategies for changing the meanings expressed; build relationships between theoretical assumptions in the areas of Education and Music Therapy in the process of analyzing the research process; reflect on the place and role of Music Therapy in a Open University for senior citizens understood as a Sociocultural Animation project. This is a qualitative, exploratory field study. The research method used was the action research. The research site was a Open University for senior citizens located in the city of Curitiba with seven elderly participants aged 60 or over who came forward after an invitation made at a lecture on violence against the elderly. Seventeen music therapy meetings were held. The data collection instruments were initial interview, sociodemographic questionnaire, music therapy form, intervention reports, collective interview at the last meeting and seven final individual interviews. During the meetings, musical experiences of listening, recreation, improvisation and musical recreation were used through resources such as musical instruments and Bluetooth speakers. The data analysis used nuclei of meaning. In the results and discussion, based on the narratives expressed, discussions were held with authors from the educational area, Non-Formal Education, Sociocultural Animation, Historical-Cultural Psychology and Music Therapy. It has been found that the musical experiences, by motivating the verbal expression of the participants' meanings and senses, allowed their narratives to construct meanings around coping and empowerment in the face of violence and its consequences. Music therapy in a Open University for senior citizens, therefore, which has the term therapeia meaning "care", with its theory close to education approaches, is close to the understandings of educare (to nurture) and educere (to lead towards). Therefore, it becomes a practice that aims to nourish to care and move on to overcome violence
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96495
    Collections
    • Teses [438]

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