Competências e habilidades docentes sob a ótica de participantes de uma universidade aberta da pessoa idosa
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Data
2025Autor
Nobre de Oliveira, Samantha Stefani Lino
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Resumo: Esta pesquisa investiga o ensino voltado para pessoas idosas, com ênfase na relação entre as competências e habilidades docentes e as práticas educacionais nas Universidades Abertas da Pessoa Idosa (UAPI). Considerando que competências são entendidas como a capacidade de agir de forma eficaz em contextos específicos, integrando conhecimentos, atitudes e habilidades, torna-se necessário desenvolver metodologias educacionais adaptadas às particularidades desse público. A preparação dos profissionais de ensino pode influenciar diretamente a permanência e o engajamento dos alunos idosos nos programas educacionais. O objetivo deste estudo é compreender quais habilidades e competências docentes são mais valorizadas por alunos de uma UAPI. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, transversal e exploratório, com a aplicação de um questionário sociodemográfico a 43 participantes, complementado por entrevistas semiestruturadas com 10 desses participantes da UAPI localizada em uma Universidade Estadual na cidade de Curitiba. As entrevistas foram transcritas com o auxílio do software SoundType AI e analisadas conforme as etapas da análise de conteúdo propostas por Bardin: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A análise utilizou o software Atlas t.i., que, por meio de diagramas de Sankey e tabelas de frequência e magnitude, possibilitou a identificação da coocorrência de palavras e expressões nas falas dos participantes. A análise gerou 8 categorias e 118 códigos, distribuídos em 325 citações. Os resultados indicaram que os alunos idosos valorizam, especialmente, competências relacionadas ao relacionamento interpessoal (26,9% das citações), ao conhecimento (17,7%) e à comunicação (14,9%). Destacam-se também atributos como: construção de uma relação de parceria com os alunos (17 menções); domínio do conteúdo e conhecimento das especificidades do envelhecimento (15 menções cada); aplicação dos conteúdos no cotidiano e clareza na apresentação dos conteúdos (12 menções cada); respeito e valorização das experiências de vida dos alunos e afetividade (11 menções cada); empatia, estímulo à participação ativa e promoção de debates (10 menções cada); e escuta ativa (9 menções). Os resultados foram discutidos com a literatura de educação e as perspectivas dos participantes foram apresentadas, evidenciando desafios e demandas específicas desse público. Os relatos apontaram, por exemplo, que alguns alunos se sentem infantilizados em determinadas abordagens pedagógicas. Essa percepção pode impactar a motivação dos estudantes e gerar frustração. Além disso, a necessidade de incluir as experiências de vida dos alunos no processo de ensino-aprendizagem foi amplamente mencionada. Muitos participantes ressaltaram o desejo de compartilhar seus conhecimentos adquiridos ao longo da vida e de participar ativamente das discussões em sala de aula. Ao final, foram apresentadas quatro recomendações para o ensino de pessoas idosas Abstract: This research investigates education for older adults, emphasizing the relationship between teaching competencies and educational practices in Open Universities for Older Adults (UAPI). Considering competencies are understood as the ability to act effectively in specific contexts by integrating knowledge, attitudes, and skills, it is essential to develop educational methodologies adapted to the particular characteristics of this group. The preparation of teaching professionals can directly influence the retention and engagement of older students in educational programs. This study aims to understand which teaching skills and competencies are most valued by students in a UAPI. A qualitative, cross-sectional, and exploratory study was conducted, involving the application of a sociodemographic questionnaire to 43 participants, complemented by semi-structured interviews with 10 of these participants from the UAPI located at a State University in Curitiba. The interviews were transcribed using SoundType AI software and analyzed according to the content analysis steps proposed by Bardin: pre-analysis, material exploration, and results processing. The analysis was conducted using Atlas.ti software, which, through Sankey diagrams and frequency and magnitude tables, enabled the identification of word and phrase co-occurrence in the participants' statements. The analysis generated 8 categories and 118 codes, distributed across 325 citations. The results indicated that older students particularly value competencies related to interpersonal relationships (26.9% of citations), knowledge (17.7%), and communication (14.9%). Other notable attributes include building a partnership with students (17 mentions); subject mastery and knowledge of aging-specific aspects (15 mentions each); applying content to everyday life and clarity in presenting content (12 mentions each); respect and appreciation for students' life experiences and affection (11 mentions each); empathy, encouragement of active participation, and promotion of debates (10 mentions each); and active listening (9 mentions). The findings were discussed in light of educational literature, highlighting the challenges and specific demands of this group. The participants' reports pointed out, for example, that some students feel infantilized by certain pedagogical approaches. This perception can influence student motivation and lead to frustration. Moreover, the need to incorporate students' life experiences into the teaching-learning process was widely mentioned. Many participants emphasized their desire to share the knowledge they have acquired throughout life and to engage in classroom discussions actively. Finally, four recommendations for teaching older adults were presented Resumen: Esta investigación analiza la enseñanza dirigida a personas mayores, con énfasis en la relación entre las competencias y habilidades docentes y las prácticas educativas en las Universidades Abiertas para Personas Mayores (UAPI). Considerando que las competencias se entienden como la capacidad de actuar de manera eficaz en contextos específicos, integrando conocimientos, actitudes y habilidades, se hace necesario desarrollar metodologías educativas adaptadas a las particularidades de este público. La preparación de los profesionales de la enseñanza puede influir directamente en la permanencia y el compromiso de los estudiantes mayores en los programas educativos. El objetivo de este estudio es comprender qué habilidades y competencias docentes son más valoradas por los estudiantes de una UAPI. Para ello, se llevó a cabo un estudio cualitativo, transversal y exploratorio, aplicando un cuestionario sociodemográfico a 43 participantes, complementado con entrevistas semiestructuradas a 10 de estos participantes de una UAPI ubicada en una Universidad Estatal en la ciudad de Curitiba. Las entrevistas fueron transcritas con la ayuda del software SoundType AI y analizadas siguiendo las etapas del análisis de contenido propuestas por Bardin: preanálisis, exploración del material y tratamiento de los resultados. El análisis utilizó el software Atlas.ti, que, mediante diagramas de Sankey y tablas de frecuencia y magnitud, permitió identificar la coocurrencia de palabras y expresiones en los discursos de los participantes. El análisis generó 8 categorías y 118 códigos, distribuidos en 325 citas. Los resultados indicaron que los estudiantes mayores valoran especialmente competencias relacionadas con la relación interpersonal (26,9% de las citas), el conocimiento (17,7%) y la comunicación (14,9%). También se destacan atributos como la construcción de una relación de colaboración con los estudiantes (17 menciones); el dominio del contenido y el conocimiento de las especificidades del envejecimiento (15 menciones cada uno); la aplicación de los contenidos en la vida cotidiana y la claridad en la presentación de los contenidos (12 menciones cada uno); el respeto y la valorización de las experiencias de vida de los estudiantes y la afectividad (11 menciones cada uno); la empatía, el estímulo a la participación activa y la promoción de debates (10 menciones cada uno); y la escucha activa (9 menciones). Los resultados fueron discutidos en relación con la literatura en educación y se presentaron las perspectivas de los participantes, evidenciando desafíos y demandas específicas de este público. Los relatos señalaron, por ejemplo, que algunos estudiantes se sienten infantilizados en ciertas estrategias pedagógicas. Esta percepción puede impactar su motivación y generar frustración. Además, se mencionó ampliamente la necesidad de incluir las experiencias de vida de los estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Muchos participantes destacaron su deseo de compartir los conocimientos adquiridos a lo largo de su vida y de participar activamente en las discusiones en el aula. Al final, se presentaron cuatro recomendaciones para la enseñanza de personas mayores
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