Equipes multiprofissionais nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia : ações, interações e processos constitutivos
Resumo
Resumo: A organização do trabalho em equipes é uma prática consolidada em diversas áreas do conhecimento, especialmente na saúde. Contudo, no campo da educação ainda são poucos os estudos sobre essa temática. Por sua natureza interdisciplinar, esse trabalho integra diferentes áreas do saber e se configura como um espaço heterogêneo de conhecimentos. Essa característica é essencial para compreender e enfrentar os desafios da educação pública brasileira, que há tempos exige adaptações às novas demandas sociais e econômicas impostas pela realidade contemporânea. Nesse contexto, a presente tese tem como objetivo compreender as ações, as interações e os processos de constituição das Equipes Multiprofissionais (EMPs) na Educação Profissional e Tecnológica ofertada no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Para alcançar esse objetivo, a pesquisa se desdobra em objetivos específicos, como: apresentar os fundamentos teórico metodológicos, com foco na abordagem qualitativa e na Grounded Theory (GT) Construtivista; analisar a produção científica internacional sobre a atuação de EMPs no campo educacional; e evidenciar as compreensões, práticas e desafios expressos por profissionais que integram ou integraram EMPs nos IFs. O estudo utilizou os procedimentos metodológicos da análise textual da GT Construtivista para examinar o corpus principal da pesquisa, composto por 66 artigos, teses e dissertações, cujos autores ou coautores são assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, técnicos em assuntos educacionais, enfermeiros, assistentes de alunos, entre outros profissionais técnico-administrativos em educação (TAEs), além de docentes. Foi analisado, ainda, um segundo corpus documental, formado por 39 documentos institucionais, com o objetivo de compreender a regulamentação e a institucionalização do trabalho das equipes nos IFs. Os principais resultados da pesquisa indicam que as EMPs desempenham um papel importante na promoção da formação integral dos estudantes, ao articularem diferentes campos do conhecimento em sua atuação. Foram identificadas quatro categorias analíticas emergentes: 1) Denominação e Composição; 2) Papel na Assistência Estudantil e sua Relevância; 3) Integração com as Políticas Públicas; e 4) Desafios e Possibilidades de Atuação das EMPs. Essas categorias contribuem para a construção do conhecimento sobre o trabalho dos TAEs e docentes nas EMPs da educação ofertada pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os resultados evidenciam ainda a necessidade de dar visibilidade ao papel dessas equipes não apenas no contexto da Rede Federal, mas também em outras redes públicas de ensino, promovendo seu fortalecimento no campo da educação pública brasileira. Para isso, é fundamental assegurar-lhes condições institucionais adequadas de trabalho, formação e valorização profissional. A tese reafirma que não se trata apenas de reconhecer a importância das EMPs, mas de consolidá-las como elementos estruturantes das políticas de assistência estudantil, da educação inclusiva e da própria concepção de formação integral que orienta as diretrizes e concepções expressas nos projetos político-pedagógicos dos IFs. Tal reconhecimento é condição necessária para que a Rede Federal avance na construção de práticas pedagógicas integradas que promovam, de forma efetiva, a justiça social e a garantia do direito à educação para todos os estudantes Abstract: The organization of teamwork is a well-established practice in several fields of knowledge, especially in health. However, in the field of education, studies on this subject are still scarce. Due to its interdisciplinary nature, this work integrates different areas of knowledge and is configured as a heterogeneous space of expertise. This characteristic is essential to understand and face the challenges of Brazilian public education, which has long required adaptations to the new social and economic demands imposed by contemporary reality. In this context, the present thesis aims to understand the actions, interactions and constitution processes of Multiprofessional Teams (EMPs) in Professional and Technological Education offered within the scope of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs). To achieve this objective, the research unfolds into specific objectives, such as: presenting the theoretical-methodological foundations, with a focus on the qualitative approach and Constructivist Grounded Theory (GT); analyzing the international scientific production on the performance of EMPs in the educational field; and highlighting the understandings, practices and challenges expressed by professionals who are or have been part of EMPs in the IFs. The study used the methodological procedures of textual analysis of Constructivist GT to examine the main research corpus, composed of 66 articles, theses and dissertations, whose authors or co-authors are social workers, pedagogues, psychologists, educational technicians, nurses, student assistants, among other technical-administrative professionals in education (TAEs), as well as professors. A second documentary corpus, formed by 39 institutional documents, was also analyzed in order to understand the regulation and institutionalization of the teams' work in the IFs. The main results of the research indicate that the EMPs play a fundamental role in promoting the integral formation of students, by articulating different fields of knowledge in their performance. Four emerging analytical categories were identified: 1) Denomination and Composition; 2) Role in Student Assistance and its Relevance; 3) Integration with Public Policies; and 4) Challenges and Possibilities of EMPs' Performance. These categories contribute to the construction of knowledge about the work of TAEs and professors in the EMPs of the education offered by the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. The results also highlight the need to give visibility to the role of these teams not only in the context of the Federal Network, but also in other public school networks, promoting their strengthening in the field of Brazilian public education. To this end, it is essential to ensure them adequate institutional working conditions, training and professional appreciation. The thesis reaffirms that it is not just a matter of recognizing the importance of the EMPs, but of consolidating them as structural elements of student assistance policies, inclusive education and the very conception of integral education that guides the political-pedagogical projects and guidelines of the IFs. Such recognition is a necessary condition for the Federal Network to advance in the construction of integrated pedagogical practices that effectively promote social justice and the guarantee of the right to education for all students
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