O estágio curricular supervisionado como lócus transdisciplinar da formação inicial no curso de pedagogia
Resumo
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, tendo como delimitação do campo as universidades públicas no estado do Paraná, instituições responsáveis pela formação dos profissionais que atuarão na Educação Básica. Pressupõe se que essa formação possa ocorrer alinhada aos princípios da transdisciplinaridade. Nesse sentido, esta pesquisa partiu da seguinte problemática: como a transdisciplinaridade pode embasar os Estágios Curriculares Supervisionados nos cursos de Licenciatura em Pedagogia? Dessa forma, o objetivo geral consistiu em propor indicadores para que o Estágio Curricular Supervisionado possa se constituir em lócus transdisciplinar da formação inicial de professores, no curso de Licenciatura em Pedagogia. Como embasamento teórico, foram utilizados principalmente os autores: Pimenta (2006); Pimenta e Lima (2017) e Suanno (2015), para fundamentar teoricamente o estágio; Morin (2009; 2015) e Moraes (2015; 2021), para discutir a teoria da complexidade e os operadores cognitivos para um pensar complexo e transdisciplinar; Nicolescu (2000), para evidenciar a transdisciplinaridade e; Santos (2009), para sinalizar a emergência do resgate do elo perdido entre o ensino e a aprendizagem; a teoria e a prática por meio da transdisciplinaridade. A pesquisa de abordagem qualitativa e transdisciplinar envolveu três etapas na coleta de dados: análise documental das ementas e dos programas/planos da(s) disciplina(s) de Estágio Curricular Supervisionado; entrevistas semiestruturadas com o(s) coordenador(es) e/ou docentes da área de estágio e; grupo focal com alguns docentes da área de estágio das universidades coparticipantes. Foi utilizada a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) para análise e tratamento dos dados. Os resultados evidenciam um avanço na compreensão do estágio, considerando o como um espaço de vivências e encontros, além de um campo de conhecimento teórico prático. No entanto, as fragilidades apontadas, como condição socioeconômica dos alunos, a compreensão superficial do estágio pelas escolas/campos de estágio, a falta de reconhecimento do estágio no âmbito do próprio curso de Pedagogia e a dificuldade de articulação com outras disciplinas, ainda necessitam de discussões coletivas em prol da sua melhoria. Os resultados também enfatizam a importância da afirmação de que o estágio possui um saber específico baseado na relação teórico-prática, no conhecimento didático e pedagógico que se consolida a partir da vivência concreta e na criação de saberes por sujeitos pensantes que vivenciam diferentes níveis de realidade. Para tal, os docentes precisam estar embasados em saberes condizentes com o processo, construindo sua identidade profissional. Nesse contexto, foram propostos os seguintes indicadores e subindicadores: Ambiente transdisciplinar (sensibilidade, percepção, consciência, confiança); Relação entre universidade e campo de estágio (pesquisa, vivência, reflexão, formação); Articulação teórico-prática (colaboração, dialogicidade, metatemas, práxis) e; Saberes docentes (docência transdisciplinar). Os mesmos estão envolvidos em um processo recursivo, transitando pelas dimensões do viver, pensar, sentir e criar, interligando as áreas de conhecimento sob os diferentes níveis de realidade, constituindo-se em oportunidades de reflexão para a criação de novos processos educacionais no Estágio Curricular Supervisionado, sob o âmbito da transdisciplinaridade Abstract: This research focuses on the Supervised Curricular Internship in initial teacher training for undergraduate Pedagogy programs. The scope of this study is limited to public universities in the state of Paraná, institutions responsible for training professionals who will work in Basic Education. It is assumed that this training can be aligned with the principles of transdisciplinarity. Therefore, this research began with the following question: how can transdisciplinarity support Supervised Curricular Internships in undergraduate Pedagogy programs? Thus, the overall objective was to propose indicators that would enable the Supervised Curricular Internship to become a transdisciplinary locus for initial teacher training in undergraduate Pedagogy programs. The authors Pimenta (2006); Pimenta and Lima (2017); and Suanno (2015) were used as theoretical frameworks. Morin (2009; 2015) and Moraes (2015; 2021) discussed complexity theory and cognitive operators for complex and transdisciplinary thinking; Nicolescu (2000) highlighted transdisciplinarity; and Santos (2009) signaled the emergence of the missing link between teaching and learning; theory and practice through transdisciplinarity. This qualitative and transdisciplinary research involved three stages in data collection: documentary analysis of the syllabi and programs/plans of the Supervised Curricular Internship course(s); semi-structured interviews with the coordinator(s) and/or faculty members of the internship area; and a focus group with some faculty members from the internship area of the participating universities. Content Analysis (Bardin, 2016) was used for data analysis and processing. The results demonstrate progress in understanding the internship, considering it as a space for experiences and encounters, as well as a field of theoretical and practical knowledge. However, the weaknesses identified, such as students' socioeconomic status, the superficial understanding of the internship by schools/internship sites, the lack of recognition of the internship within the Pedagogy program itself, and the difficulty in connecting it with other disciplines, still require collective discussions to improve their effectiveness. The results also emphasize the importance of affirming that the internship possesses a specific knowledge based on the theoretical-practical relationship, on didactic and pedagogical knowledge that is consolidated through concrete experience, and on the creation of knowledge by thinking individuals who experience different levels of reality. To this end, teachers need to be grounded in knowledge consistent with the process, building their professional identity. In this context, the following indicators and sub-indicators were proposed: A transdisciplinary environment (sensitivity, perception, awareness, confidence); A relationship between the university and the internship site (research, experience, reflection, training); Theoretical practical articulation (collaboration, dialogicity, metathemes, praxis) and Teaching knowledge (transdisciplinary teaching). These knowledge are involved in a recursive process, moving through the dimensions of living, thinking, feeling, and creating, interconnecting areas of knowledge at different levels of reality, constituting opportunities for reflection on the creation of new educational processes in the Supervised Curricular Internship, within the framework of transdisciplinarity
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- Teses [503]