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    Políticas educacionais e plataformização : controle da atividade docente na rede estadual de ensino do Paraná

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    R - T - LISLAINE MARA DA SILVA GUIMARAES.pdf (37.46Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Guimarães, Lislaine Mara da Silva
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A tese investiga o processo de plataformização da educação na rede estadual de ensino do Paraná, analisando de que maneira a adoção de tecnologias digitais e plataformas educacionais têm impactado a atividade docente, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19. A partir do modelo do ciclo de políticas públicas, o estudo examina as fases de formulação, implementação e mecanismos de controle administrativo-burocrático instaurados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), em um cenário marcado pela centralização das decisões e pela adoção de políticas de accountability. O trabalho identifica que a emergência sanitária da Covid-19 acelerou a incorporação das plataformas digitais e fortaleceu a lógica da performatividade, na medida em que a avaliação do trabalho docente passou a ser orientada por indicadores, rankings e metas estabelecidas a partir dos dados gerados pelas ferramentas digitais de monitoramento e controle e pelas plataformas educacionais. A análise evidencia que tais plataformas, além de reconfigurarem a prática pedagógica, impõem uma racionalidade voltada à eficiência e à mensuração, restringindo a autonomia docente e ampliando o controle estatal sobre a atividade escolar. O estudo articula referenciais da sociologia contemporânea e das teorias de políticas públicas educacionais para compreender o papel das big techs na educação e os efeitos do colonialismo de dados no setor, destacando como a parceria entre Estado e empresas privadas reconfigura a capacidade estatal e redefine os rumos da política educacional. Metodologicamente, a pesquisa adota a análise documental, a análise de conteúdo e a observação participante, considerando a experiência da autora como docente e gestora da rede pública durante a pandemia. Os resultados apontam que a plataformização educacional, ao mesmo tempo em que amplia o acesso a recursos digitais, intensifica desigualdades, precariza as condições de trabalho docente e ameaça o caráter democrático e emancipador da educação pública, subordinando-a a uma lógica de mercantilização do conhecimento e de vigilância algorítmica. Conclui-se que a política de plataformização em curso no Paraná representa uma estratégia de regulação e controle da atividade docente, que compromete a qualidade da educação e exige novas formas de resistência e debate público sobre os rumos da escola pública
     
    Abstract: This dissertation investigates the process of educational platformization in the public school system of Paraná, analyzing how the adoption of digital technologies and educational platforms has impacted teaching practices, particularly in the context of the Covid-19 pandemic. Drawing on the policy cycle model, the study examines the stages of formulation, implementation, and the bureaucratic-administrative control mechanisms established by the State Secretariat of Education of Paraná (SEED-PR), within a framework characterized by centralized decision-making and the adoption of accountability policies. The research identifies that the Covid-19 health emergency accelerated the incorporation of digital platforms and reinforced a logic of performativity, as the evaluation of teachers’ work became increasingly guided by indicators, rankings, and targets defined through monitoring tools and educational platforms. The analysis demonstrates that such platforms, beyond reconfiguring pedagogical practices, impose a rationality centered on efficiency and measurement, restricting teachers’ autonomy while expanding state control over school activities. The study mobilizes contemporary sociological perspectives and educational public policy theories to understand the role of big tech companies in education and the effects of data colonialism in the sector, highlighting how partnerships between the state and private corporations reshape state capacity and redefine the directions of educational policy. Methodologically, the research employs documental analysis, content analysis, and participant observation, drawing on the author’s experience as a teacher and school manager during the pandemic. Findings reveal that while educational platformization broadens access to digital resources, it also intensifies inequalities, worsens teachers’ working conditions, and undermines the democratic and emancipatory role of public education, subordinating it to market logics and algorithmic surveillance. It concludes that the ongoing platformization policy in Paraná constitutes a strategy of regulation and control of teaching activity, which compromises educational quality and calls for renewed forms of resistance and public debate on the future of public schooling
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99460
    Collections
    • Teses [505]

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