Projetos de vida/projeto de sonhos de adolescentes em contexto socioeducativo : uma revisão integrativa
Resumo
Resumo: Este estudo defende a tese que a construção de um projeto de vida/projeto dos sonhos pode oportunizar a resiliência e o esperançar aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, para que auxilie na ressignificação de suas vidas em conjunto da família, escola e comunidade. Reconhece-se que a prática de projetos de vida/projetos de sonhos pode tornar os adolescentes protagonistas e conscientes de suas histórias e, assim, o objetivo geral é compreender o panorama de estudos envolvendo adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e projetos de vida/projetos dos sonhos. Para isso objetivou-se, especificamente, traçar o perfil do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa no Brasil; identificar encaminhamentos jurídicos que propiciam a realização de sonhos e a construção de projetos de vida de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); analisar os fatores que facilitam/dificultam a elaboração dos projetos de vida/projetos dos sonhos dos adolescentes e; conhecer práticas de construção de projetos de vida/projetos de sonhos baseados na resiliência, esperançar, que oportunizam a atuação da família, escola e comunidade. Trata-se de uma pesquisa de qualitativa, teórica, de alcance exploratória e descritiva. Sendo de parâmetro documental e bibliográfico, a geração e análise dos dados foram promovidos a partir da Revisão Integrativa de Botelho, Cunha e Macedo (2011). A análise e discussão dos resultados obtidos a partir da revisão sistemática oportunizaram a construção de quatro categorias que propiciam novas discussões sobre a construção dos projetos de vida e sonhos dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas: adolescente, Pedagogia Social, prática educativa e Rede de Proteção. Estas categorias evidenciaram a importância tanto da Pedagogia Social quanto da Pedagogia dos Sonhos de Paulo Freire (2001). Valorizam o adolescente como protagonista de todo o processo, destacando as práticas educativas voltadas para o verbo esperançar de Freire (2001), de reconhecer sua realidade e transformá-la, assim como trabalhar com a resiliência para que o adolescente possa conviver frente às adversidades da vida. Reforça-se ainda, a importância da ação conjunta da família, escola e sociedade, constituindo uma rede de proteção essencial para os adolescentes Abstract: This study defends the thesis that the construction of a life project/dream project can provide resilience and hope to adolescents serving socio-educational measures, to help them redefine their lives together with their family, school and community. It is recognized that the practice of life projects/dream projects can make adolescents protagonists and aware of their stories and, thus, the general objective is to understand the panorama of studies involving adolescents serving socio-educational measures and life projects/dream projects. To this end, the specific objective was to outline the profile of adolescents serving socio-educational measures in Brazil; identify legal guidelines that facilitate the realization of dreams and the construction of life projects in accordance with the Statute of the Child and Adolescent (ECA); analyze the factors that facilitate/hinder the elaboration of life projects/dream projects of adolescents and; to learn about practices for building life projects/dream projects based on resilience and hope, which provide opportunities for family, school and community action. This is a qualitative, theoretical, exploratory and descriptive research. As it is a documentary and bibliographic parameter, the generation and analysis of data were promoted based on the Integrative Review of Botelho, Cunha and Macedo (2011). The analysis and discussion of the results obtained from the systematic review enabled the construction of four categories that provide new discussions on the construction of life projects and dreams of adolescents complying with socio-educational measures: adolescent, Social Pedagogy, educational practice and Protection Network. These categories highlighted the importance of both Social Pedagogy and Paulo Freire's Pedagogy of Dreams (2001). They value the adolescent as the protagonist of the entire process, highlighting educational practices focused on Freire's verb "to hope" (2001), recognizing their reality and transforming it, as well as working with resilience so that the adolescent can cope with life's adversities. They also reinforce the importance of joint action by the family, school and society, constituting an essential protection network for adolescents Riassunto: Questo studio difende la tesi secondo cui la costruzione di un progetto di vita/progetto di sogno può fornire resilienza e speranza agli adolescenti nel rispetto delle misure socio-educative, in modo che aiuti a risignificare la loro vita insieme alla famiglia, alla scuola e alla comunità. È riconosciuto che la pratica di progetti di vita/progetti sogno può rendere gli adolescenti protagonisti e consapevoli delle proprie storie e, pertanto, l’obiettivo generale è quello di comprendere il panorama degli studi che coinvolgono gli adolescenti nel rispetto delle misure socio-educative e dei progetti di vita/progetti di sogni. A questo scopo l'obiettivo è stato, nello specifico, quello di delineare il profilo degli adolescenti aderenti alle misure socio-educative in Brasile; individuare le linee guida giuridiche che consentano la realizzazione dei sogni e la costruzione di progetti di vita in conformità con lo Statuto dell'infanzia e dell'adolescenza (ECA); analizzare i fattori che facilitano/ostacolano lo sviluppo dei progetti di vita/progetti onirici degli adolescenti e; conoscere pratiche per costruire progetti di vita/progetti da sogno basati sulla resilienza, sulla speranza, che offrano opportunità di azione familiare, scolastica e comunitaria. Si tratta di una ricerca qualitativa, teorica, esplorativa e descrittiva. Essendo un parametro documentario e bibliografico, la generazione e l'analisi dei dati sono state promosse sulla base della Revisione Integrativa di Botelho, Cunha e Macedo (2011). L'analisi e la discussione dei risultati ottenuti dalla revisione sistematica ha fornito l'opportunità per la costruzione di quattro categorie che forniscono nuove discussioni sulla costruzione dei progetti di vita e dei sogni degli adolescenti nel rispetto delle misure socio educative: adolescenza, pedagogia sociale, pratica educativa e Rete di Protezione. Queste categorie hanno evidenziato l'importanza sia della Pedagogia Sociale che della Pedagogia dei Sogni di Paulo Freire (2001). Valorizzano l'adolescente come protagonista dell'intero processo, evidenziando pratiche educative incentrate sul verbo sperare di Freire (2001), nel riconoscere la propria realtà e trasformarla, oltre a lavorare con resilienza affinché l'adolescente possa vivere di fronte alle avversità della vita. Viene inoltre rafforzata l’importanza dell’azione congiunta di famiglia, scuola e società, che costituisce una rete di protezione essenziale per gli adolescenti
Collections
- Teses [505]