III Encontro das Licenciaturas da Região Sul: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 121-140 of 720
-
A ESCOLA E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIENCIA
(2019-10-08)O Programa de Residência Pedagógica fortalece, amplia e consolida a relação entre as universidades e as escolas, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura, bem como estimula o ... -
ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, TENDO COMO INSTRUMENTO AS CONCEPÇÕES DE ILMA PASSOS VEIGA
(2019-10-08)O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um dos principais documentos norteadores de uma instituição de ensino, para tanto é fundamental que seja construído e remodelado, quando necessário, de maneira coerente e democrática ... -
PROPOSTA DE UM WEBSITE SOBRE ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
(2019-10-07)O presente trabalho relata sobre os resultados de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por três licenciandas do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, da Universidade Tecnológica Federal ... -
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID GEOGRAFIA NA ESCOLA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.
(2019-10-09)O presente trabalho busca descrever as experiências pedagógicas que se fazem presentes no cotidiano do PIBID Geografia da UFPel, bem como reforçar por meio deste relato os impactos do programa nos cursos de formação de ... -
DOMINÓ DE PLANIFICAÇÕES DE FIGURAS GEOMÉTRICAS: DESAFIOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS MATEMÁTICOS
(2019-10-07)Este trabalho, desenvolvido no Colégio Estadual Santa Cândida, CT/Pr, tem como diretriz os desafios do ensino e aprendizagem no “Programa Residência Pedagógica”, que oportunizou por meio do Jogo Dominó de Planificações de ... -
APLICAÇÃO DO MINI-PROJETO: AMENTROPIAS DA VISÃO
(2019-10-08)A aplicação do projeto sob a orientação da professora regente Judite Lenir Bernardy, envolveu os alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Idália Rocha. O tempo de desenvolvimento do projeto foi de quatro aulas, ... -
UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DO PIBID GEOGRAFIA TENDO BASE NOS ARTIGOS DO ENPEG
(2019-10-10)O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os efeitos do PIBID, enquanto política pública, para o arcabouço teórico-metodológico do ensino da Geografia, utilizando como parâmetro de análise os artigos presentes nos anais ... -
EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA OFICINA TEMÁTICA
(2019-10-08)O presente trabalho investigou as contribuições de um experimento problematizador em impulsionar a consciência crítica dos alunos, durante o desenvolvimento de uma oficina temática intitulada, “Combustíveis: a Química em ... -
FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA E O OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS.
(2019-10-09)No presente artigo foi realizada uma análise documental curricular e reflexiva do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, buscando entender os obstáculos que influenciam no desenvolvimento do espirito científico e ... -
Pibid Português - Gêneros Argumentativos
(2019-10-08)Este relato aborda as experiências das regências feitas pela aluna bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível ... -
O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UNICENTRO/GUARAPUAVA, PR.
(2019-10-07)Os programas criados com o objetivo de beneficiar a formação de acadêmicos das licenciaturas são fundamentais para o ganho de autonomia e experiência pelos alunos, na atuação em sala de aula. Este programa também contribuí ... -
BIOMA PAMPA: PROPOSTA PEDAGÓGICA SOBRE OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO
(2019-10-09)Este trabalho apresenta a proposta pedagógica desenvolvida pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), vinculado a Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa – campus ... -
INTERPRETAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Influências na aprendizagem matemática no contexto do Programa de Residência Pedagógica
(2019-10-08)Este trabalho tem por objetivo compreender as dificuldades dos alunos na interpretação de enunciados matemáticos, seja por meio de resolução de problemas, exercícios e atividades durante a vivência escolar no Estágio ... -
A VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: UM OLHAR ACERCA DA ESCOLA MUNICIPAL RACHEL MADER GONÇALVES
(2019-10-07)O presente trabalho tem como objetivo tratar o conhecimento histórico das instituições escolares. A partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/RP), no qual possibilita aproximação e imersão ... -
ESCOLA MUNICIPAL PROFª MARIA MARLI PIOVEZAN E ESCOLA MUNICIPAL RACHEL MADER GONÇALVES: DUAS ABORDAGENS, UM OBJETIVO EM COMUM
(2019-10-07)Esta pesquisa tem origem no Programa de Iniciação a Docência e no Programa de Residência Pedagógica UNINTER, e no grupo de trabalho História das instituições escolares. A pesquisa que consta em fase inicial tem como objetivo ... -
A LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
(2019-10-08)A presente pesquisa traz a discussão sobre qual é a importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento de crianças de primeiro ano do ensino fundamental I, traçando um paralelo com porte teórico ... -
Da teoria a realidade: o que o PIBID mostra sobre a docência.
(2019-10-07)A proposta é apresentar, de maneira sucinta, alguns pontos que o PIBID oportuniza aos ingressantes na carreira docente de matemática, bem como as dificuldades que se apresentam para os professores, tanto no âmbito escolar, ... -
A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA A PARTIR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
(2019-10-10)A presente pesquisa tem origem no Projeto de pesquisa desenvolvido no programa de pesquisa docente e no programa de iniciação científica: Projeto Impactos da Iniciação: Impactos de programas de iniciação científica e ... -
MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: QUEM CRIOU E QUEM SERÁ AFETADO?
(2019-10-08)A partir de revisão de literatura e documentos, buscou-se refletir sobre o contexto social em que surgiu o “Movimento escola sem partido” quais foram seus atores e como afetará o trabalho docente caso o projeto de lei nº ... -
APRENDER A SER PROFESSOR: O COTIDIANO DA ESCOLA
(2019-10-09)RESUMO Esta pesquisa tem origem no Programa de Iniciação a Docência e no Programa de Residência Pedagógica UNINTER, e no grupo de trabalho História das instituições escolares. A pesquisa relatada consta em andamento e ...