• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Da teoria a realidade: o que o PIBID mostra sobre a docência.

    Thumbnail
    Data
    2019-10-07
    Autor
    Marco Zimmer
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A proposta é apresentar, de maneira sucinta, alguns pontos que o PIBID oportuniza aos ingressantes na carreira docente de matemática, bem como as dificuldades que se apresentam para os professores, tanto no âmbito escolar, como na comunidade em que a escola está localizada. Isto é, o presente trabalho visa mostrar que a carreira docente é muito mais ampla e, possivelmente, trabalhosa do que se é apresentada na Universidade e, consequentemente, a realidade é bem mais dura do que aparenta ser. Estas ideias têm como base o pensamento de Benites (2013), bem como as concepções de Freire (2002) quanto à formação do profissional de educação e seu olhar de intervenção no mundo. Para isso recorre-se ao modelo de observação participante de Yin (2016). Esta pesquisa tem como parâmetro a participação e o auxílio em aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Guilherme Balduíno Baum, localizada na cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, uma escola de um bairro periférico que conta com um número aproximado de 200 alunos e 20 funcionários, números estes respectivos a 2018. Em virtude de o bairro ser periférico, existe um grande problema a ser enfrentado pela escola: a evasão de professores que são chamados em concurso, mas que desistem devido as dificuldades de acesso à escola, bem como ao atraso nos salários, além da realidade de vulnerabilidade social do bairro, o que implica no receio, constante, em ser assaltado quando se está em sala de aula. A Universidade não nos mostra esse tipo de realidade quanto a profissão docente, mas com o PIBID temos a oportunidade de vivenciar isso junto a comunidade escolar. Cabe a nós, futuros professores, entendermos o verdadeiro valor da profissão e irmos em busca de um futuro melhor para as crianças e adolescentes que estão lá cheio de sonhos e talvez com um fio de esperança em um futuro melhor, mesmo antes as adversidades. Entendemos que precisamos, sim, lutar, lecionar e auxiliar para um futuro digno e melhor dos alunos transpondo o conteúdo da matemática como lições para a vida.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91548
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV