III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
Navegar por
O III Encontro das Licenciaturas da Região Sul, o III Encontro do PIBID da Região Sul e o I Encontro do Residência Pedagógica (RP) da Região Sul é promovido pelo Fórum de Coordenadores Institucionais do PIBID e do Residência Pedagógica da Regional SUL - Forpibid-RP Sul, pelos Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica da região Sul e pelas Instituições de Ensino Superior (IES) da região.
O evento é organizado e sediado pela UFPR, com apoio de Instituições de Ensino Superior da região e do ForgradSUL e tem como objetivo, por meio da participação das diferentes IES e das escolas conveniadas ao Pibid/RP/Região Sul, discutir as práticas de iniciação à docência e o estágio supervisionado na residência pedagógica em seus diferentes enfoques, promovendo reflexões sobre a avaliação das experiências desenvolvidas e perspectivas à continuidade do Pibid e do Residência Pedagógica como política de formação e de valorização à docência e aprimoramento da Educação.
O evento contará com a submissão de trabalhos nas seguintes categorias: Pôster e Comunicação oral e relato de experiências com aderência nos seguintes eixos:
- Cidadania, Educação ambiental. Direitos Humanos e Interculturalidade.
- Educação, diversidade e inclusão social
- Formação, do licenciando: Gestão e Docência
- Pibid e Residência Pedagógica : Práticas como componente Curricular e Estágio
- Políticas Educacionais, Avaliação e Currículo
- Políticas Públicas e Formação Docente
- Processos de Ensino e aprendizagem nos anos Finais do Ensino Fundamental
- Processos de Ensino e aprendizagem nos anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação infantil
Submissões recentes
-
ENLICSUL2019: Programa
(Universidade Federal do Paraná, 2019-11-12) -
ENLICSUL2019: Agenda
(Universidade Federal do Paraná, 2019-11-12) -
EDUCAÇÃO REPUBLICANA E DEMOCRÁTICA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL
(2019-10-07)O presente trabalho trata de aspectos da formação inicial no horizonte da educação republicana e democrática (ERD) e busca dar visibilidade a esta perspectiva formativa como uma possibilidade de assegurar princípios ... -
SENSIBILIZAÇÃO PARA GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS DOMÉSTICOS
(2019-10-10)Por muito tempo, para a constituição, o animal foi visto como ‘coisa’, ou melhor, como um bem móvel e não como seres sencientes. No dia 20 de novembro de 2013 foi apresentado um projeto (PL 6799/13) pelo Deputado Ricardo ... -
EXPERIÊNCIAS DE INTEGRANTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: QUAIS AS DIFICULDADES EM INSERIR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM REGÊNCIAS?
(2019-10-07)O trabalho teve como objetivo apresentar experiências de integrantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) quanto a inserção de recursos digitais diponíveis pelas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC a fim ... -
Oficina de apresentação e pratica sobre movimentos sociais no brasil, com o primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Cassiano Nascimento.
(2019-10-11)A proposta deste trabalho é apresentar a experiência de uma oficina pedagógica desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio da escola estadual Cassiano Nascimento. A proposta da oficina, é desenvolver conhecimento ... -
SEXUALIDADE E ESCOLA: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO
(2019-10-07)Os conteúdos curriculares sobre o tema sexualidade são, por vezes, abordados de forma pouco aprofundada em sala de aula, embora este seja um tema que desperta bastante interesse e dúvidas entre os jovens e adolescentes. ... -
Demonstrando o Teorema de Pitágoras por meio das Relações Métricas no Triângulo Retângulo
(2019-10-07)Esta escrita relata sobre a realização de uma oficina por um discente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e bolsista do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à ... -
Cultura indígena e a desconstrução de ideias
(2019-10-07)O presente estudo narra o processo de elaboração do cronograma de atividades que foram trabalhadas com duas turmas do sétimo ano da Escola Santa Rita, na cidade de Pelotas (Rio Grande do Sul), por bolsistas do PIBID (Programa ... -
USO DE TIC’S: UMA PERSPECTIVA NARRATIVA
(2019-10-07)O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Química contribuí para que alunos tenham mais interesse em saber conhecimentos científicos abordados em sala de aula, recursos didáticos facilitam a ... -
Experiencia de iniciação à docência: ensino de História Afro-Brasileira
(2019-10-11)O presente artigo tem a intenção de relatar as experiências da pratica docente, dos respectivos autores que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História. O objetivo ... -
PIBID NAS ESCOLAS: AS EXPERIÊNCIAS PROFESSOR/MEDIADOR
(2019-10-11)As reverberações que surgiram a partir das mediações propostas pelos bolsistas do PIBID Artes Cênicas UFPel, são o principal foco deste artigo. Utilizamos a oportunidade de estar em sala de aula para experimentarmos propostas ... -
PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS ENTRE O CURSO DE HISTÓRIA (UFFS/CHAPECÓ) E A EEB SAAD ANTÔNIO SARQUIS
(2019-10-08)O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como principal propósito apresentar a sala de aula e o ambiente escolar aos alunos das fases iniciais dos cursos de licenciatura, possibilitando aos ... -
A PLATAFORMA KAHOOT NO ENSINO DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
(2019-10-09)A ludicidade é um grande laboratório para o desenvolvimento do aluno, que merece atenção dos professores, pois através de jogos e gincanas o discente tem a possibilidade de aprender com mais prazer. A atividade lúdica é ... -
USANDO O CONJUNTO DE FORMAS GEOMÉTRICA DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
(2019-10-07)O presente trabalho apresenta a aplicação da Oficina Área e Perímetro, desenvolvida pela bolsista Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do subprojeto Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ... -
O ESTUDO DO MEIO E A PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
(2019-10-09)Os estudos do meio como atividade pedagógica corroboram para um ensino de Geografia mais dinâmico, motivador, favorecendo o pensar geograficamente. No entanto, é uma metodologia pedagógica que nem sempre é bem aceita nas ... -
CineBIO: Uso de mídias digitais e documentários como meio didático.
(2019-10-07)A utilização de mídias digitais em salas de aula é algo que vem se tornando cada vez mais comum. Esse tipo de metodologia é uma forma inovadora, interativa e também interdisciplinar.O principal foco do uso desses materiais ... -
A QUÍMICA DA CULTURA INDÍGENA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA
(2019-10-08)O estudo da cultura indígena abrange diversas áreas de ensino, a química, que por sua vez, está diretamente relacionada. Desta forma compreende-se que a esta cultura deve ser estudada em todas as componentes curriculares ... -
CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DO BAIRRO COM ESTUDANTES: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
(2019-10-07)O ensino de História que compreende o estudante como sujeito histórico e explicita o caminho teórico para a construção desse conhecimento, pode ser uma alternativa para tornar a disciplina atrativa e interessante aos ... -
ANIMAIS PEÇONHENTOS: DESMISTIFICANDO-OS ATRAVÉS DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA
(2019-10-08)A destruição de habitats ocasionada pela exploração, desmatamento, e crescimento demográfico faz com que muitos animais, dentre eles, peçonhentos, migrem para os centros urbanos, gerando acidentes que colocam em risco tanto ...