III Encontro das Licenciaturas da Região Sul: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 141-160 of 720
-
Jogo “Trilha das soluções”: Ensinando soluções Químicas de uma maneira divertida!
(2019-10-13)Para que a aula se torne significativa, o lúdico é de extrema importância, uma ferramenta bastante utilizada por professores para ensinarem o conteúdo, além de ensinar, aprender junto com os alunos fornecendo condições ... -
O Ensino de Astronomia com a aplicação de Seminários
(2019-10-08)Mediante as diversas práticas pedagógicas adotadas no ensino, destaca-se a utilização de seminários apresentados pelos alunos, na qual o docente opera como mero espectador e orientador do processo de aprendizagem. Refletindo ... -
FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PERSPECTIVA PARA A ALFABETIZAÇÃO
(2019-10-09)Para a relação desse estudo, teve como premissa as observações nas escolas orientadas para observação, pelo Programa de Residência Pedagógica, que integram a Política Nacional de Formação de Professores, dos alunos que ... -
A IMPORTÂNICA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA
(2019-10-07)Este trabalho apresenta a importância do programa PIBID para os licenciandos no início da sua graduação. Com o incentivo a prática docente, os integrantes do projeto tem o contato com diversas atividades pedagógicas, como ... -
O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UNICENTRO/GUARAPUAVA, PR.
(2019-10-07)Os programas criados com o objetivo de beneficiar a formação de acadêmicos das licenciaturas são fundamentais para o ganho de autonomia e experiência pelos alunos, na atuação em sala de aula. Este programa também contribuí ... -
DO PREVISTO AO EXERCIDO: A REALIDADE DOS DOCENTES QUE TRABALHAM COM ALUNOS INCLUÍDOS
(2019-10-08)O problema vinculado a inclusão de alunos com algum tipo de diferença intelectual e/ou física é objeto de preocupação de muitos professores e pesquisadores no Brasil. O presente artigo faz parte das atividades desenvolvidas ... -
PRODUÇÃO DE PÃO CASEIRO COM ALUNOS DO 7ºD PARA O APRENDIZADO DO REINO FUNGI
(2019-10-08)Os fungos são seres com grande diversidade ao redor do globo terrestre, popularmente são conhecidos como mofo, bolores e cogumelos. Por conta da sua abundância são poucos catalogados e estudados. No meio ambiente desempenham ... -
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPÊRIECIA COM AS TURMAS 7º ANOS
(2019-10-08)O estudo que ora se apresenta, em forma de um relato de experiência, trata-se da atuação dos residentes de Geografia Licenciatura que vem sendo desenvolvido no programa do Residência Pedagógica, que é articulado aos demais ... -
INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEU DESENVOLVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
(2019-10-08)De acordo com Leo Kanner,(1943), o indivíduo com autismo apresenta prejuízos na área comportamental, social e de linguagem, sendo os problemas na aquisição da fala, os primeiros sinais deste transtorno, seguido de ... -
ELETRÓLISE DA ÁGUA COMO PROPOSTA DE EXPERIMENTO PARA ENSINO MULTIDISCIPLINAR DE QUÍMICA E FÍSICA
(2019-10-08)IntroduçãoEste experimento pode ser realizado com componentes simples e instrumental de fácil obtenção. No âmbito da química, é possível explorar a questão da afinidade eletrônica dos elementos químicos, quando é explicado ... -
ORGANIZANDO E REINVENTANDO OS ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA BENTO MUNHOZ
(2019-10-07)Os espaços escolares podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos a medida que se tornem mais educativos. Nessa perspectiva, esse projeto estudou e modificou os espaços de uma escola municipal com o intuito de torna-lo ... -
“CORREDOR DA MORTE”: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NORMAL OU INTEGRADO
(2019-10-07)A perspectiva das metodologias ativas é a de aprender fazendo, já que o estudante fica mais próximo da prática. Este estudo teve como objetivo criar a possibilidade de uma nova ferramenta didática para aulas de biologia ... -
A atuação do PIBID no contexto escolar
(2019-10-08)A atuação do PIBID no contexto escolarIntrodução: O trabalho consiste em atividades aplicadas por pibidianos, em uma escola de região periférica de Bagé- RS, em turmas de Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio ... -
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE FÍSICA: O USO DE SIMULADORES COMPUTACIONAIS
(2019-10-08)Considerada, muitas vezes, como uma disciplina de difícil compreensão, a Física tem pouco espaço dentre as disciplinas que agradam os estudantes. Entretanto, há muitas possibilidades metodológicas que contribuem para a ... -
O estudo da carta como aparato para escrita de textos crítico-reflexivos no Programa de Residência Pedagógica.
(2019-10-08)Este trabalho traz resultados da produção e aplicação de uma sequência didática com o gênero carta durante a participação no Programa de Residência Pedagógica em língua portuguesa RESPELPO (UTFPR/CAPES 06/2018). Temos como ... -
BRIGADEIROS DE CHOCOLATE PARA PESSOAS QUE POSSUEM INTOLERÂNCIA A LACTOSE
(2019-10-07)A presente pesquisa, desenvolvida por meio de uma oficina, tem como intuito demonstrar de que forma a química se encontra presente no dia a dia. O objetivo geral desta pesquisa foi de produzir “brigadeiros” para pessoas ... -
Hipersensibilidade Auditiva e o Transtorno do Espectro Autista: obstáculos e reflexões sobre a característica diante do contexto escolar inclusivo.
(2019-10-07)O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência permitida por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como foco ... -
Residência Pedagógica, sequência didática, carta, ensino.
(2019-10-13)Este trabalho traz resultados da produção e aplicação de uma sequência didática com o gênero carta durante a participação no Programa de Residência Pedagógica em língua portuguesa RESPELPO (UTFPR/CAPES 06/2018). Temos como ... -
Estudo do conceito de marginalidade em uma proposta de retextualização da notícia no Programa de Residência Pedagógica
(2019-10-11)O trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática (SD) e resultados de sua aplicação com base em retextualizações do gênero discursivo notícia. Na SD analisou-se discursivamente o que os discentes compreendiam ... -
RELATO E AVALIAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL COM O TEMA HISTÓRIA DA QUÍMICA DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
(2019-10-08)O presente trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento e o processo avaliativo de uma atividade experimental, apresentada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Nesse contexto, foi elaborada e apresentada ...