Pibid Português - Gêneros Argumentativos
Resumo
Este relato aborda as experiências das regências feitas pela aluna bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), desenvolvidas a partir do projeto Letramento Linguístico e Letramento Literário a partir da Diversidade de Gêneros Orais e Escritos, coordenado pelo professor Ubirajara Inácio de Araújo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Esse projeto foi implementado no Colégio Estadual do Paraná, na região central de Curitiba, a partir de agosto de 2018. O propósito é difundir e ampliar o trabalho com gêneros textuais na educação básica, além de propiciar aos licenciandos uma vivência mais próxima da prática em sala de aula, fazendo-os indivíduos ativos nas experiências metodológicas e atividades docentes. Os grupos de bolsistas foram divididos os períodos tarde e noite, a fim de oportunizar situações mais diversificadas em sala de aula. O projeto tem sido realizado com os alunos de 8.º ano do Ensino Fundamental, à tarde, e turmas de 1.º e 3.º anos do Ensino Médio, à noite. Entre as diversas referências teóricas utilizadas destacam-se Mikhail Bakhtin, Luiz Antônio Marchuschi e Ingedore Koch. Os resultados, até o momento, têm sido extremamente positivos, pois proporcionaram práticas de crescimento pessoal, acadêmico e profissional a todos os bolsistas do projeto, impulsionando a capacidade criativa e metodológica para a elaboração de planos de aula e materiais pedagógicos, bem como a postura em sala de aula e o compartilhamento de experiência entre bolsistas, professores da rede básica, coordenadores e alunos do colégio. Além disso, o projeto é efetivo ao favorecimento de condições para a criação de um projeto de escrita e leitura no qual os alunos podem expressar toda sua potencialidade linguística e discursiva, uma vez que todas as regências visam ao multiletramento e à prática diversa de gêneros textuais. Também é visível o benefício pelo debate das práticas metodológicas, contribuindo para uma transformação dos indivíduos por meio da educação e do conhecimento. Nota-se, na íntegra das áreas, uma apurada recepção ao projeto e às discussões teóricas, metodológicas e sociais acerca das práticas de ensino. As regências ministradas pela aluna bolsista focaram na tipologia argumentativa, ministrada tanto em turmas de oitavo ano do ensino fundamental, quanto em terceiros anos do ensino médio. A justificativa da aplicação desse gênero está fundamentada na observação da necessidade comunicativa contemporânea pelo posicionamento, organização de ideias, retórica e argumentação, bem como no favorecimento pela interdisciplinaridade, estando, portanto, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.