A ESCOLA E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIENCIA
Resumo
O Programa de Residência Pedagógica fortalece, amplia e consolida a relação entre as universidades e as escolas, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura, bem como estimula o protagonismo das redes de ensino na formação de professores. Esse fazer na escola mobiliza ações educativas que aproximam o estudante a realidade da escola pública permitindo a ele conhecer seu campo de atuação profissional futuro (CAPES, 2018). A escola é o campo de atuação para o PRP. O nicho de aprendizagem para os estudantes, por meio de ações coletivas e solidárias produzidas a partir da pesquisa e da construção de novas possibilidades teórico metodológicas, críticas e criativas. Essa materialidade do trabalho docente na escola e suas interfaces com a diversidade e complexidade existente envolvem os atores que fazem parte do cotidiano escolar, quer seja na sala de aula, na gestão ou em projetos em formas de oficinas ou ateliês. O objetivo deste trabalho é descrever a experiência do PRP na escola-campo e refletir sobre a participação dos estudantes da Pedagogia no cotidiano da escola, verificando suas contribuições para a qualificação do trabalho pedagógico desenvolvido na escola, considerando a necessidade de inovação e construção de novas perspectivas de aprendizagem. A metodologia utilizada contempla um relato de experiência, produzido por um grupo de estudantes no PRP em conjunto com a professora orientadora e a professora preceptora, vivenciado em uma escola da rede pública estadual. Envolve os atores que fazem parte do cotidiano escolar, as dimensões constitutivas das ações pedagógicas visando a integração entre escola e universidade no que tange a formação inicial e continuada de professores. Sendo assim, as nossas reflexões no que diz respeito às ações pedagógicas realizadas nesse contexto escolar partem das vivências dos bolsistas, mas representadas em ações que sugerem um trabalho coletivo de formação. Esse programa se configura como construtivo e necessário tanto para formação das residentes, estudantes do curso de Pedagogia, quanto para a formação continuada do corpo docente da escola. Esse movimento de aprendizagens impulsiona, inquieta e ressignifica os olhares sobre a formação de profissionais para trabalhar com crianças, jovens e adultos. A experiência desse PRP tem sido espaço fundamental para a formação de futuros professores, tanto para o ensino quanto para a pesquisa, e também possibilita, através do diálogo contínuo, a formação continuada dos educadores atuantes da escola envolvida. Após a caminhada de um ano, com vários grupos de alunos na escola-campo, o curso de Pedagogia já pode colher os primeiros frutos dessa experiência com algumas alunas, já formadas e atuando em escolas públicas e aos docentes participantes não restam dúvidas sobre a importância do papel diferenciado e inovador de tal iniciativa. Já a escola-campo percebe que o PRP trouxe consigo uma ideia inovadora de formação profissional, considerando que essa experiência busca construir uma aliança entre a teoria e a prática. A interação entre a universidade e a escola é a forma mais dinâmica de experiência significativa para formação profissional.