Navegação III Encontro das Licenciaturas da Região Sul por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 720
-
O Ensino de Contos, " Com O um meio para o Desenvolvimento do aluno em sala de Aula"
(2019-10-05)Ensinar contos nas salas de aula é um tabu que precisa ser quebrado, pois muitas vezes não é levado em conta que qualquer aluno é capaz de aprender e desenvolver um bom trabalho e simplesmente o professor deixa o preconceito ... -
O ENSINO DE CONTOS COMO UM MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM SALA DE AULA.
(2019-10-05)Ensinar contos nas salas atuais é um tabu que precisa ser quebrado, pois, muitas vezes, não é levado em conta que qualquer aluno é capaz de aprender e desenvolver um bom trabalho e simplesmente o professor deixa o preconceito ... -
INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE DOM PEDRITO/RS.
(2019-10-05)Segundo a classificação médica, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é frequentemente referido à crianças com o diagnóstico de Autismo, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno Global do ... -
QUEBRA CABEÇA: TERRITÓRIO E DIVISÃO POLÍTICA DO BRASIL
(2019-10-05)O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o processo de criação e desenvolvimento de uma aula elaborada por alunas do curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participantes do Projeto ... -
Indústria Cultural e Jingles: Uma Proposta para Aula de Música
(2019-10-05)Esse artigo tem o intuito de relatar e refletir sobre minha atuação como um aluno de 4º ano do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Estadual de Maringá no programa de Residência Pedagógica. Minha atuação ... -
O COTIDIANO ESCOLAR E AS RELAÇÕES SOCIAIS NO GÊNERO CRÔNICA
(2019-10-05)Resumo: Este artigo aborda a aplicação de uma sequência didática com os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental (EF), realizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), na cidade de Pato ... -
O trabalho colaborativo entre professores na aula de música: um relato de experiência
(2019-10-05)Este texto tem por objetivo relatar como ocorreu o trabalho colaborativo entre o residente do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Educação Musical, uma professora do Departamento de História da ... -
Expresso dos Esportes Radicais
(2019-10-05)Este artigo apresenta o Projeto “Expresso dos Esportes Radicais”, o qual vem sendo desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Mário Sperb, localizada em São Leopoldo/RS, a qual é em uma das Escolas parceiras ... -
O Diálogo entre a Literatura e o Teatro: Propulsores do fazer artístico
(2019-10-05)Pibid e Residência Pedagógica: Práticas como componente Curricular e EstágioO DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O TEATRO: PROPULSORES DO FAZER ARTÍSTICOTúlio Fernandes¹, Yasmim Furtado², Heloise Baurich Vidor³1. Estudante da ... -
Lousa Digital no Ensino da Matemática
(2019-10-05)O presente trabalho intitulado “Lousa Digital no Ensino da Matemática”, escrito por Apijã Aihara, Elisângela Aksenen, Gabriela Martos, Kauana Cunha e Richard Longhi, tem como finalidade apresentar a experiência dos bolsistas ... -
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRESENTAÇÃO DA ESCOLA CAMPO AOS RESIDENTES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS FUNCIONÁRIOS
(2019-10-05)Esta investigação foi realizada durante a segunda etapa do programa Residência Pedagógica, Núcleo Química e Física, da Universidade Federal do Pampa campus Bagé. O objetivo desta etapa consistiu na imersão dos licenciandos ... -
Interdisciplinaridade no Ensino de Arte na escola: a experiência do PIBID Arte/Teatro na EEB Simão José Hess
(2019-10-06)O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – tem se mostrado fundamental na formação dos jovens professores da Licenciatura em Teatro da UDESC. Esse essencial e delicado encontro da teoria com a ... -
Entre fotografias e experiências: o uso de documentos no ensino de História através do projeto PIBID
(2019-10-06)O objetivo principal que entrelaça esta comunicação está centrado nas dificuldades e possibilidades de explorar o uso de documentos fotográficos nas aulas de história. A atividade foi desenvolvida em uma turma de 9º ano ... -
POR UMA FORMAÇÃO LINGUÍSTICA E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A consciência fonêmico-fonológica e ortográfica no 4º Ano
(2019-10-06)É previsto nas legislações educacionais brasileiras a consolidação de determinados conhecimentos basilares à formação de crianças em idade escolar. Tais como os do ramo linguístico, esses conhecimentos são variados e ... -
Uma experiência docente através do Programa de Residência Pedagógica na Escola de Ensino Básico Natalio Vassoler, Forquilhinha, SC.
(2019-10-06)O Programa de Residência Pedagógica é uma forma de integrar o graduando de licenciatura dentro da comunidade escolar, vivenciando ativamente o processo de docência, desenvolvendo habilidades e completando sua formação ... -
GINCANA MATEMÁTICA: APLICAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
(2019-10-06)O trabalho tem como principal tema a abordagem de jogos matemáticos que foram implementados em um colégio estadual do interior do Estado do Paraná, no dia 27 de novembro de 2018, proposto pelo subprojeto PIBID/Matemática- ... -
Educação Ambiental e Ambientalização Escolar: ecotecnologias no PIBID com o IFPR
(2019-10-06)A Ambientalização Escolar é considerada uma abordagem metodológica-pedagógica da Educação Ambiental que busca aproximar o indivíduo da natureza e sensibilizá-lo para novas percepções do ambiente em que está inserido e a ... -
O PIBID como caminho para a formação docente: relatos de experiências do subprojeto de História na Escola de Educação Básica Professor Nelson Horosteck - Chapecó (SC).
(2019-10-06)RESUMO O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as experiências do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido na Escola de Educação Básica Professor ... -
ABRINDO A CAIXA PRETA DO PIBID
(2019-10-06)O PIBID foi vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Exatas – Setor Palotina. Dentre os objetivos, destaca-se o incentivo à formação docente em nível superior para a Educação Básica. Além disso, busca-se elevar a ... -
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGENS DEFINIDAS PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL
(2019-10-06)O presente trabalho, realizado por bolsistas do Programa Residência Pedagógica, subprojeto multidisciplinar Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática do curso de Ciências Exatas-Licenciatura, da Universidade Federal ...