EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA OFICINA TEMÁTICA
Data
2019-10-08Autor
Mariana Alves
Crislaine Silva
Rosilene Oliveira
Ananda Bordoni
Marcelo da Silveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho investigou as contribuições de um experimento problematizador em impulsionar a consciência crítica dos alunos, durante o desenvolvimento de uma oficina temática intitulada, “Combustíveis: a Química em movimento”. As atividades previstas na oficina, que se encontra fundamentada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov et al. (2002), abordam conceitos de termodinâmica apresentados por meio de uma problemática envolvendo a queima do etanol e gasolina, sendo os questionários pré, pós-teste e a atividade experimental estando no segundo momento pedagógico, em que o aluno organiza o conhecimento para a compreensão do tema abordado. Configurando-se em uma natureza qualitativa (MINAYO, 2009) e caráter participante, a pesquisa foi realizada por meio da aplicação da oficina temática para 123 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de oito colégios diferentes, localizadas no Norte do Paraná. Os dados investigados foram obtidos dos questionários pré e pós-experimento analisados por meio da técnica de análise de Conteúdo (AC) de Bardin (1977). Para a AC, foram determinadas duas categorias a priori inspiradas no pensamento freiriano, sendo: 1. Consciência ingênua, e 2. Consciência crítica. Os resultados dessa análise mostraram uma mudança nas respostas do questionário pré experimento em que o alunos apresentaram uma consciência ingênua sobre a problemática, para o questionário pós experimento, possibilitando com a atividade experimental e a reflexão a (re)construção do conhecimento científico e o estímulo da consciência crítica dos alunos, sobre aspectos ambientais, econômico/consumo e sociais.