• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA OFICINA TEMÁTICA

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Mariana Alves
    Crislaine Silva
    Rosilene Oliveira
    Ananda Bordoni
    Marcelo da Silveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho investigou as contribuições de um experimento problematizador em impulsionar a consciência crítica dos alunos, durante o desenvolvimento de uma oficina temática intitulada, “Combustíveis: a Química em movimento”. As atividades previstas na oficina, que se encontra fundamentada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov et al. (2002), abordam conceitos de termodinâmica apresentados por meio de uma problemática envolvendo a queima do etanol e gasolina, sendo os questionários pré, pós-teste e a atividade experimental estando no segundo momento pedagógico, em que o aluno organiza o conhecimento para a compreensão do tema abordado. Configurando-se em uma natureza qualitativa (MINAYO, 2009) e caráter participante, a pesquisa foi realizada por meio da aplicação da oficina temática para 123 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de oito colégios diferentes, localizadas no Norte do Paraná. Os dados investigados foram obtidos dos questionários pré e pós-experimento analisados por meio da técnica de análise de Conteúdo (AC) de Bardin (1977). Para a AC, foram determinadas duas categorias a priori inspiradas no pensamento freiriano, sendo: 1. Consciência ingênua, e 2. Consciência crítica. Os resultados dessa análise mostraram uma mudança nas respostas do questionário pré experimento em que o alunos apresentaram uma consciência ingênua sobre a problemática, para o questionário pós experimento, possibilitando com a atividade experimental e a reflexão a (re)construção do conhecimento científico e o estímulo da consciência crítica dos alunos, sobre aspectos ambientais, econômico/consumo e sociais.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91554
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV