Navegação III Encontro das Licenciaturas da Região Sul por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 720
-
A AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES ESCOLARES: CONSIDERAÇÕES INICIAIS
(2019-10-08)Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a importância da afetividade nas relações no ambiente escolar. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico recorrendo a autores que nos auxiliaram a compreender os ... -
A ANÁLISE E COMPREENSÃO DE TEXTO EM LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DA REVISÃO GRAMATICAL EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO
(2019-10-08)Este trabalho busca descrever o processo de elaboração de uma oficina disciplinar promovida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, subprojeto Língua Inglesa), desenvolvida por alunos de ... -
A APLICAÇÃO DE SOLE NO ENSINO TÉCNICO EM QUÍMICA PARA A APRENDIZAGEM DA FABRICAÇÃO DE ÁCIDOS.
(2019-10-08)Neste trabalho utilizou-se da metodologia Self-Organised Learning Environment (SOLE), proposta por Sugata Mitra, onde os professores atribuem aos alunos a responsabilidade pela construção do próprio conhecimento, explorando ... -
A atividade teatral como recurso para a compreensão das diferenças entre Alquimia e Ciência.
(2019-10-08)É indiscutível que o ensino de Química enfrenta grandes desafios em todos os níveis de educação. Sendo assim, são necessárias medidas que atuem como promotoras no entendimento dessa ciência. Destarte, a pesquisa desenvolvida ... -
A atuação do PIBID no contexto escolar
(2019-10-08)A atuação do PIBID no contexto escolarIntrodução: O trabalho consiste em atividades aplicadas por pibidianos, em uma escola de região periférica de Bagé- RS, em turmas de Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio ... -
"A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA LINGUAGEM ESCRITA COMO INSTRUMENTO ORIENTADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
(2019-10-08)Este trabalho apresenta resultados parciais de uma ação do Subprojeto Pedagogia EDITAL CAPES N. 07/2018, cujo objetivo foi o de compreender a importância da realização de avaliação diagnóstica da leitura e da escrita como ... -
A Base Nacional Comum Curricular como base na construção de atividades para crianças do ensino fundamental: relato de experiência
(2019-10-08)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sua aparição pela primeira vez no documento sobre a Constituição da República Federativa do Brasil em 1988, artigo 201 (BRASIL, 2017). Nesta são fixados conteúdos mínimos para o ... -
A CARTOGRAFIA COMO MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CENAS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL
(2019-10-08)A instabilidade é um elemento presente no cenário brasileiro, o governo federal já acenou onde poderá realizar cortes e a educação está em sua mira. Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de TCC – Trabalho de Conclusão ... -
A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA A PARTIR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
(2019-10-10)A presente pesquisa tem origem no Projeto de pesquisa desenvolvido no programa de pesquisa docente e no programa de iniciação científica: Projeto Impactos da Iniciação: Impactos de programas de iniciação científica e ... -
A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.
(2019-10-07)O presente trabalho consiste em dissertar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na E.E.EM Jerônimo Mércio da Silveira durante o projeto Residência Pedagógica e, em paralelo, discutir como a prática docente se constrói ... -
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(2019-10-09)O presente texto apresenta a comunicação de uma pesquisa em desenvolvimento, com abordagem qualitativa de natureza aplicada (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), que procura analisar as contribuições da construção de jogos de tabuleiros ... -
A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESPAR PARANAGUÁ
(2019-10-07)INTRODUÇÃO: a busca do aperfeiçoamento da formação dos alunos dos cursos de licenciaturas e da Pedagogia levou, segundo a CAPES, à criação do Programa Residência Pedagógica, integrado à Política Nacional de Formação de ... -
A Criptografia no Ensino Básico
(2019-10-09)O trabalho apresentado neste texto trata-se de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem elemento da Atividade Orientadora de Ensino que considera uma interdependência na ação pedagógica entre o conteúdo de ensino, as ... -
A DANÇA E SEU TRATO TEÓRICO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID
(2019-10-08)O presente trabalho relata a experiência dos bolsistas de iniciação à docência Marina Rita Serafim Gabriel e Wagner Nunes Miguel, juntamente com a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à ... -
A DESVALORIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM OLHAR VOLTADO PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR
(2019-10-07)O trabalho aborda aspectos de língua referente à práticas de ensino da língua espanhola mediadas por graduandos do curso de Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e respectivas literaturas, da Universidade Federal ... -
A DOCÊNCIA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPASSES E CONTRIBUIÇÕES AO FUTURO DOCENTE
(2019-10-08)A presente proposta de comunicação se configura como um relato de experiência acerca da experiência docente de dois graduandos em História na Universidade da Região de Joinville durante o período como bolsistas do Programa ... -
A EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO HUMANA: DIREITOS HUMANOS NA SALA DE AULA
(2019-10-08)O Programa Residência Pedagógica, financiado pela CAPES, possibilita a inserção de acadêmicos dos cursos de Licenciatura no ambiente escolar. O Projeto Multidisciplinar Arte, História e Língua Portuguesa tem como desafio ... -
A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
(2019-10-08)O material de apoio usado por professores em sala de aula por muitas vezes é visto como essencial para o ensino-aprendizagem dos alunos em questão. Segundo Vilaça (2009), é possível compreender que a função mais ampla do ... -
A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
(2019-10-06)O material de apoio usado por professores em sala de aula por muitas vezes é visto como essencial para o ensino-aprendizagem dos alunos em questão. Segundo Vilaça (2009), é possível compreender que a função mais ampla do ... -
A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
(2019-10-09)O material de apoio usado por professores em sala de aula por muitas vezes é visto como essencial para o ensino-aprendizagem dos alunos em questão. Segundo Vilaça (2009), é possível compreender que a função mais ampla ...