INTERPRETAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Influências na aprendizagem matemática no contexto do Programa de Residência Pedagógica
Resumo
Este trabalho tem por objetivo compreender as dificuldades dos alunos na interpretação de enunciados matemáticos, seja por meio de resolução de problemas, exercícios e atividades durante a vivência escolar no Estágio Curricular Supervisionado junto ao Programa de Residência Pedagógica de Matemática com alunos do Ensino Fundamental II durante o primeiro semestre do ano de 2019. Assim, pela percepção e constatação das dificuldades dos alunos no período da prática docente, manifesta-se a preocupação com a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Para compreender as dificuldades dos alunos na interpretação de enunciados matemáticos, buscou-se o embasamento em documentos curriculares, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), que destacam a importância da compreensão dos problemas matemáticos, valorizando a linguagem e suas relações; além de autores como Lorensatti (2009) que aborda as relações entre a linguagem portuguesa e a linguagem matemática, Mesquita (2013) que reflete sobre as literacias, Polya (1995) e Smole e Diniz (2001) que dissertam sobre a resolução de problemas. Assim, são apresentadas algumas atividades que foram mais significativas neste percurso, destacando fatores que possuem relações diretas e indiretas com as dificuldades demonstradas pelos alunos do Ensino Fundamental II. Verificou-se que entre os obstáculos mais visíveis para a compreensão e resolução de problemas e exercícios matemáticos está a incompreensão de conceitos necessários para resolver as questões e a influência de fatores externos na aprendizagem. Além disso, constatou-se que as dificuldades na interpretação e compreensão de problemas, frequentemente está associada a não compreensão de conceitos prévios necessários e, também, a influências externas, como os hábitos de estudo e o nível de conhecimento matemático por parte dos familiares. Contudo, essas dificuldades podem ser minimizadas através de atitudes e intervenções do professor em sala de aula, despertando os alunos, motivando-os em resolver problemas de modo que seja algo prazeroso e consequentemente desempenhe uma valiosa admiração pela matemática. Ainda, outra possiblidade é trabalhar detalhadamente enunciados matemáticos e a observação dos dados para que o aluno seja capaz de interpretar corretamente o que se pede em algum problema, desenvolvendo hábitos de leitura, construindo conceitos que aperfeiçoem o desenvolvimento cognitivo do aluno. Assim, a partir da vivência são apresentadas algumas sugestões que propõem diminuir os problemas relacionados à aprendizagem da matemática, propostas voltadas aos professores e que podem ser desenvolvidas em todos os anos escolares.