APLICAÇÃO DO MINI-PROJETO: AMENTROPIAS DA VISÃO
Resumo
A aplicação do projeto sob a orientação da professora regente Judite Lenir Bernardy, envolveu os alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Idália Rocha. O tempo de desenvolvimento do projeto foi de quatro aulas, com a apresentação dos temas: astigmatismo, estrabismo, presbiopia, hipermetropia e miopia, além das amentropias, foi abordado também os raios ultravioletas afim de que todos os alunos participassem. Para o desenvolvimento dos conteúdos os alunos se organizaram em grupos e escolheram os temas que gostariam de trabalhar com a disposição de diversos recursos didáticos como cartazes, slides, experiências, vídeos, entre outros. O nosso trabalho era ajudar no desenvolvimento de cada tema, auxiliando na apresentação e esclarecendo duvidas recorrentes sobre os mesmos. Iniciamos com uma aula sobre a anatomia ocular para facilitar a apresentação e esclarecer a dúvida dos alunos. Com a chegada de um novo aluno, incluímos no projeto mais um tema, tratando sobre o microscópio óptico e eletrônico. Houveram algumas circunstâncias inesperadas, alguns alunos não apresentaram e outros não tinham em mãos o trabalho no dia da apresentação. As apresentações eram em duplas, onde os alunos demonstraram as diferentes dificuldades que pode haver para o ser humano enxergar e suas respetivas formas de correção utilizando o conteúdo óptico sobre lentes convergentes e divergentes. E para equilibrar as situações de contratempo inserimos mais dois temas, onde trabalhamos no que os alunos demonstraram mais curiosidade, assim foi abordado a questão da cor dos olhos, e porque temos variadas cores e como são formadas, e daltonismo, abrangendo a forma que os daltônicos veem o mundo. E para finalizar o tema levamos óculos caseiros e objetos coloridos para os alunos de fato enxergar como alguém que portasse daltonismo, no abordar desses temas utilizamos mais duas aulas. Como método avaliativo consideramos a montagem do trabalho e apresentação, onde a nota máxima era de 3,0 pontos, observamos uma grande falta de comprometimento dos alunos em relação as datas de apresentação e aprofundamento do tema a ser apresentado, também aplicamos uma atividade avaliativa escrita envolvendo todos os temas, onde foi que eles demonstraram alguns conhecimentos e a sala obteve uma média geral de 2,0 pontos. O resultado final do projeto foi excelente, conseguimos abordar todos os temas que foram propostos de forma significativa. Como discentes do 1° ano da licenciatura e tendo o primeiro contato direto com a sala de aula, um dos maiores desafios que encontramos foi a dificuldade de montar os conteúdos, onde acabamos levando muito tempo para a preparação, e também a insegurança e a grande responsabilidade de estar enfim transmitindo conhecimentos a outras pessoas. A troca de saberes que tivemos nesse curto período é imensurável e de grande importância para quem está cursando licenciatura. Palavras-chaves: PIBID, Amentropias e visão.