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    A VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: UM OLHAR ACERCA DA ESCOLA MUNICIPAL RACHEL MADER GONÇALVES

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    Data
    2019-10-07
    Autor
    Ingrid Alves Ramos
    Greika Favile
    Regiane Da Silva Camargo
    Metadata
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    Resumo
    O presente trabalho tem como objetivo tratar o conhecimento histórico das instituições escolares. A partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/RP), no qual possibilita aproximação e imersão nas escolas públicas de educação básica, contribuindo para formação docente e incentivando a construção do conhecimento científico na pesquisa da prática escolar. Dominschek e Castro (2017) apontam que o PIBID cria condições de uma formação consecutiva, para que de fato os licenciandos possam participar efetivamente do processo de formação, de maneira emancipadora por meio da apropriação do conhecimento e dos saberes necessários para uma formação transformadora. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, valoriza e fortalece as licenciaturas, levanta questões em tornos dos currículos desses cursos, em prol da melhoria, contribuindo de forma significativa na permanência e diminuição da evasão dos licenciados, trazendo um elo entre a teoria e a prática. Essa pesquisa levanta questões que cercam a Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves, como consta no Projeto Político Pedagógico está localizada em Curitiba no estado do Paraná, em uma área de ocupação irregular e famílias de baixa renda. A intencionalidade da pesquisa é resgatar a valorização e preservação da história dessa instituição, trazendo a reflexão e a indagação do por que fazer a história das instituições escolares, abordando a problemática existente pela falta de conhecimento dos gestores sobre as origens da escola. Para Sanfelice (2006), é essencial que os sujeitos atuantes das instituições escolares conheçam a história da unidade excepcionalmente, para que ocorra efetivamente é necessário que haja uma política de preservação de fontes, é notório a inexistência da cultura de preservação dentro da instituição analisada. Podemos dizer que se produz um trabalho historiográfico das Instituições Escolares para interpretar o sentido daquilo que elas formaram, educaram, instruíram, criaram e fundaram, enfim, o sentido da sua identidade e da sua singularidade (Sanfelice, 2006). Para a busca dessa identidade institucional é preciso resgatar suas origens e sujeitos que perpassam as práticas pedagógicas. Dessa forma, proporcionamos a oportunidade de visibilizar quem foi Rachel Mader Gonçalves, assistente social que muito fez pela cidade e pelas minorias, conforme o PPP a escola foi nomeada em homenagem a esta mulher por seu currículo vasto, este que é desconhecido pelos gestores escolares e pelas fontes históricas. Nesse sentido nota-se o apagamento dos registros documentais, sociais e a necessidade da conservação da memória, sendo um elemento fundamental na construção da identidade seja ela individual ou coletiva (Le Goff). “O estudo da memória social é um dos meios fundamentais de abordar os problemas do tempo e da história, relativamente aos quais a memória está ora em retraimento ora e transbordamento” (Le Goff, p. 426). A metodologia utilizada nessa pesquisa tem cunho qualitativo e histórico na busca do conhecimento da identidade institucional de Rachel Mader Gonçalves. Essa pesquisa conta uma abordagem bibliográfica, com analise feitas a partir documentos oficiais e estudos que cercam essa temática. Os referenciais teóricos foram Sanfelice (2006), Le Goff (1996), entre outros.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91547
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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