UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DO PIBID GEOGRAFIA TENDO BASE NOS ARTIGOS DO ENPEG
Data
2019-10-10Autor
Matheus Rossales
Kainan Santos
Luciano Rosa
Liz Dias
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os efeitos do PIBID, enquanto política pública, para o arcabouço teórico-metodológico do ensino da Geografia, utilizando como parâmetro de análise os artigos presentes nos anais do Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG). Essa pesquisa faz parte deum projeto “guarda-chuva” com o apoio do CNPq - Edital Universal - 2016/2019, que estende a análise as três últimas edições do ENPEG (2011, 2013 e 2017). Como aporte metodológico da pesquisa foi utilizada a pesquisa documental com análise de conteúdo, tendo como roteiro de coleta de dados uma ficha previamente organizada. Os resultados apresentados identificam a produção acadêmica relacionada ao PIBID; reconhecem as metodologias utilizadas no desenvolvimento das práticas; evidenciam as temáticas abordadas em projetos dos PIBID Geografia; identificam tendências didático-pedagógicas para o ensino de Geografia; e mostram a articulação entre teoria e prática presentes nos relatos apresentados nos artigos.