PROPOSTA DE UM WEBSITE SOBRE ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
Resumo
O presente trabalho relata sobre os resultados de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por três licenciandas do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, sendo que duas das licenciandas participam do programa Residência Pedagógica. O estudo permitiu a construção de um website sobre Astronomia, que reúne sugestões de recursos e materiais didáticos para professores, contribuindo para que estes encaminhem ações docentes/discentes e realizem atividades diferenciadas em suas aulas de Ciências, de modo a atender o desenvolvimento de habilidades relacionadas a este componente curricular na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Com a premissa de que, atualmente, uma das grandes dificuldades dos professores que intentam trabalhar de maneira diferenciada, seja a de encontrar materiais que tragam confiança e segurança à sua prática docente, de maneira rápida e precisa, esta pesquisa, que tem como produto educacional um website, emerge com o objetivo de contribuir com professores de Ciências no ensino e na aprendizagem de Astronomia nos anos finais do ensino fundamental, ou seja, trata-se de uma ferramenta digital, uma nova tecnologia, destinada inicialmente aos alunos do 6° ao 9° ano. Por isso, e para isso, as licenciandas planejaram o website previamente com a elaboração de planos de aulas organizados de acordo com as orientações da BNCC, a qual se refere a habilidades vinculadas ao componente curricular Astronomia, e estas aos objetos de conhecimento dispostos na unidade temática Terra e Universo. Neste estudo, o tema da Astronomia é abordado de diferentes perspectivas a fim de corroborar para a construção de um conhecimento não discriminatório entre os saberes populares, de culturas indígenas, e os saberes produzidos cientificamente pela academia. Optou-se pelo uso de uma plataforma on line gratuita na criação e edição do website, a WIX, pois atende as demandas da presente pesquisa. Espera-se que os professores possam ter acesso mais facilitado aos conteúdos por meio deste site, que continuem sua formação em relação a esse componente curricular, e que este produto educacional contribua para com seu desempenho em sala de aula, visando estar em conformidade com as habilidades e conhecimentos da BNCC, que devem ser desenvolvidas pelos alunos em Ciências, nos anos finais do ensino fundamental.