O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UNICENTRO/GUARAPUAVA, PR.
Data
2019-10-07Autor
João Afinovicz de Lima
Carolaine Tabile
Cecilia Hauresko
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os programas criados com o objetivo de beneficiar a formação de acadêmicos das licenciaturas são fundamentais para o ganho de autonomia e experiência pelos alunos, na atuação em sala de aula. Este programa também contribuí para uma aproximação entre a Universidade e a Educação Básica. Por isso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos programas federais, desenvolvidos na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) no Curso de Geografia, através das parcerias estabelecidas com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Guarapuava e os Colégios Estaduais de ensino público sendo: Colégio Manoel Ribas e Colégio Antônio Tupy Pinheiro, que tem alcançado resultados bastante positivos, principalmente, em termos de formação inicial docente. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar como o Pibid contribui na formação inicial de professores do curso de Geografia da Unicentro, no campus Cedeteg/em Guarapuava e, pela experiencia que trazemos sendo pibidianos, podemos atestar que o Pibid proporciona aos sujeitos envolvidos um contato mais intenso com a realidade escolar e suas complexidades, dando oportunidade, de participarem diretamente de um rico processo de formação de futuros professores. Para a elaboração desse trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre o histórico do Programa e seus objetivos, observando as modificações pelas quais ele passou, ao longo de mais de uma década. É possível verificar que o Pibid é um programa importante, sobretudo por possibilitar o estreitamento do diálogo entre escola e universidade, além de contribuir para o fortalecimento das licenciaturas, em um contexto histórico-político pouco favorável à formação e à concretização de programas de apoio à formação docente no Brasil, como o PIBID. Com relação às experiencias dos pibidianos, os relatos dos bolsistas sobre o PIBID demostram, claramente, a necessidade de manutenção e ampliação do número de bolsistas nas Licenciaturas e no caso particular, na Geografia. Observa-se que a inserção dos pibidianos nas escolas por meio das atividades do Pibid proporcionou aos acadêmicos da licenciatura a experiência de passar pela formação pedagógica que ocorre nas escolas, muito antes de ser um professor formado.