ESCOLA MUNICIPAL PROFª MARIA MARLI PIOVEZAN E ESCOLA MUNICIPAL RACHEL MADER GONÇALVES: DUAS ABORDAGENS, UM OBJETIVO EM COMUM
Data
2019-10-07Autor
Sabrina Bitencourt
André Boazejewski Pereira
Carmen Auxiliadora Evangelista
carmem Lima
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tem origem no Programa de Iniciação a Docência e no Programa de Residência Pedagógica UNINTER, e no grupo de trabalho História das instituições escolares. A pesquisa que consta em fase inicial tem como objetivo apresentar alguns pontos do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Profª Maria Marli Piovezan, a qual oferta as modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. Segundo Sanfelice (2006) a história das instituições escolares está vinculada as unidades escolares que pertencem a redes de ensino. Na rede pública, temos a rede municipal, a estadual e a federal. As unidades escolares se distribuem em diferentes níveis de ensino, as unidades escolares também se dedicam a várias modalidades de ensino; as instituições escolares têm também uma origem quase sempre muito peculiar, por isso é necessário entender o contexto histórico de cada instituição escolar. Também será tratado nesse trabalho algumas concepções que envolvem o aluno da Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves. A instituição de ensino Profª Maria Marli Piovezan tem 50 profissionais que exercem atividades de docência, dos quais 36 com nível superior completo, 12 com pós-graduação/especialização, 2 com pós-graduação/mestrado e 2 com nível médio completo. Como a escola está localiza numa área de difícil acesso, existe uma grande rotatividade de funcionários, o que não possibilita que os mesmos tenham mais de 2 anos na instituição. A estrutura escolar tem 18 salas de aula, 1 laboratório de informática(interditado), 1 biblioteca, 1 sala dos professores, 1 sala de apoio pedagógico, 1 sala para a secretaria, 1 sala para a direção, 1 cozinha, banheiros (2 para os alunos do ensino fundamental, 1 para deficientes físicos, 1 para crianças da educação infantil e pré-escola e 2 para os professores), 1 ginásio de esportes, 1 pátio externo, 1 pátio interno e dois parquinhos (um dos parques está interditado). Os professores dizem “que é preciso considerar os estudantes em suas especificidades e potencialidades, desenvolvendo ações e espaços que os tenham como centro da organização do processo pedagógico, no qual suas vivências, experiências, saberes e valores sejam contemplados. Isso implica em reorganização da escola levando em conta os tempos da vida, das aprendizagens, dos fazeres e das construções dos estudantes”. Com relação a Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves, a qual encontra-se também no Uberaba, nota-se a diversidade de estudantes nela presentes, contudo, ao se analisar os contextos destes alunos, percebe-se alguns pontos em comum. Entre eles, destaca-se uma grande carência na questão social-familiar dos discentes, pois muitas das famílias vivem sob condições precárias, seja no âmbito afetivo, emocional, econômico, na própria estrutura familiar ou no lugar que vivem. Muitos alunos relatam conviver apenas com um responsável, que por vezes não lhes fornece atenção, incentivo, carinho, apoio ou auxilio no estudo, o que prejudica diretamente o processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, a escola torna-se um lugar que oferece a oportunidade para preencher algumas lacunas citadas, além de promover recursos e meios para se efetivar a educação e a formação integral desse estudante. Vale destacar também que, mesmo muitos alunos encontrando-se nessa situação, eles são extremamente carinhosos, amorosos, participativos e acolhedores, dispostos a ajudar e permitindo que nós possamos ajuda-los Portanto, a concepção do aluno vai de encontro com o relato dos professores da Escola Municipal Profª Maria Marli Piovezan, pois mesmo diante de um contexto conturbado, precário e que está envolvo em diversas diferenças sociais e culturais, devemos nos atentar para o melhor do educando, para que ele se forme de modo integral, sendo um agente ativo, participativo, crítico e social. Destacamos que , “com toda trajetória do processo acadêmico, devemos ter a consciência que participar de projetos que nos ajudam a ter um novo olhar sobre nossa formação, e permitir que a relação teoria/prática, possa enriquecer e ampliar a nossa formação de professores e pedagogo”. Nessa perspectiva, a pesquisa é compreendida como inerente ao processo reflexivo da docência no contexto contemporâneo. A ação docente viabiliza o desenvolvimento e aperfeiçoamento de atitude permanentemente reflexiva e indagativa, entre a relação teoria e prática. As ações previstas no presente projeto emergem da preocupação em atender aos princípios da formação docente, a partir do entendimento do que é a identidade de uma instituição escolar.