• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA E O OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS.

    Thumbnail
    Data
    2019-10-09
    Autor
    Alessandra Conceição Zanin
    Joanez Aparecida Aires
    Camila Silveira Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    No presente artigo foi realizada uma análise documental curricular e reflexiva do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, buscando entender os obstáculos que influenciam no desenvolvimento do espirito científico e sua apropriação diante da formação profissional desses futuros professores. Apropriando-se de abordagem qualitativa, com dados de ementas, títulos, programa e procedimentos metodológicos das disciplinas obrigatórias do curso sob a temática do processo de produção de recursos didáticos em sala de aula, pelos próprios discentes/licenciandos, à luz dos obstáculos epistemológicos de Bachelard. É comum, nas salas de aulas atuais a prática pedagógica com diversos materiais educativos que facilitem a aprendizagem, dentre eles: modelos, aulas práticas, trechos de vídeos, que deveriam contribuir para a construção do conhecimento dos estudantes. Levantando o questionamento sobre como se tem dado a formação dos licenciandos em ciências e biologia com ênfase no que se diz respeito às esses materiais. Em relação aos conceitos abordados nas disciplinas analisadas, pouco se tem dado suporte aos docentes em formação inicial dentro dessa temática, o que pode refletir em obstáculos epistemológicos na construção do perfil e prática do futuro professor. Nessa perspectiva, no artigo apresentamos alguns conceitos de Bachelard que podem oferecer suporte à uma formação de um profissional mais reflexivo com sua própria prática relacionado aos facilitadores didáticos. Indica-se que a prática docente pode e deve ser pautada por meio de constantes problematizações, assim como se é o processo de produção desses instrumentos pedagógicos. Uma vez que para Bachelard é necessário vencer os obstáculos epistemológicos para que se tenha um progresso dos licenciandos quanto a sua docência. É de máxima importância o conhecimento a respeito dos obstáculos possíveis dentro da formação docente para que o professor consiga planejar e desenvolver uma aula em que os estudantes não sejam prejudicados por estes obstáculos e assim haja a formação do conhecimento científico.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91552
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV