III Encontro das Licenciaturas da Região Sul: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-120 of 720
-
MAPA MENTAL: RESSIGNIFICAR O CONTEÚDO CARTOGRÁFICO A PARTIR DO COTIDIANO.
(2019-10-07)Este trabalho é uma síntese de uma atividade realizada pelo PIBID de Geografia da Universidade Federal de Pelotas, que teve como proposta, demonstrar o uso de mapas mentais como ferramenta metodológica para uma ressignificação ... -
IMERSÃO NA LÍNGUA INGLESA PELO SUBPROJETO COOKING CLASS DO PIBID: DO “EU NÃO SEI FALAR INGLÊS” AO “EU CONSEGUI”
(2019-10-10)Neste artigo objetivamos apresentar o relato de experiência enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do núcleo Multidisciplinar/Letras/Língua Inglesa, atuante em uma escola ... -
POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ- PARANÁ
(2019-10-10)O propósito deste documento se configura no interesse em trazer ao leitor algumas considerações sobre as POLÍTICAS PÚBLICAS voltadas para a FORMAÇÃO DOCENTE no município de Paranaguá no estado do Paraná na última década. ... -
RELAÇÃO DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS E JOGOS TRADICIONAIS
(2019-10-07)A oportunidade de desenvolver brincadeiras e jogos tradicionais, que são conteúdos obrigatórios no ensino fundamental I, possibilitou-nos trabalharmos o fenômeno social, cultural e resgate histórico com enfoque nas relações ... -
ESGRIMA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL
(2019-10-11)Este estudo apresenta a forma com que o conteúdo luta foi desenvolvido na Educação Física, em especial, a esgrima, modalidade pouco desenvolvida nas instituições de educação básica. Para isso, os bolsistas do Programa ... -
EXPLORAÇÕES E INTERSECÇÕES ENTRE GEOGRAFIA E A ARTE NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
(2019-10-08)O presente trabalho consiste em um estudo bibliográfico acerca das explorações e intersecções entre os campos da Geografia e da Arte. Essas duas áreas do conhecimento, embora pareçam distintas em um primeiro momento, estão ... -
Água e sua qualidade - uma abordagem contextualizada para o Ensino de Química.
(2019-10-08)Neste artigo buscou-se analisar alguns padrões de potabilidade e balneabilidade determinantes para a qualidade da água de consumo utilizada por uma comunidade escolar localizada no município de Bagé - RS, a partir da ... -
A UTILIZAÇÃO DA ARTE DO GRAFITE COMO INSTRUMENTO NA DIFUSÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UM RELATO ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA REALIZADA NO MUNICÍPIO DE IRATI-PR
(2019-10-08)O presente trabalho consiste em um relato de uma experiência pedagógica ocorrida no Colégio Estadual João de Mattos Pessoa no município de Irati-PR por meio do programa Residência Pedagógica. Esta atividade foi parte da ... -
DIÁLOGOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ELEMENTOS PARA PENSAR SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA
(2019-10-07)O presente trabalho representa um breve relato sobre as atividades realizadas durante a vigência do Programa Residência Pedagógica, ocorrida em parceria com a UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste –, e os ... -
EROTIZAÇÃO DOS CORPOS NO AMBIENTE ESCOLAR
(2019-10-07)A partir de uma situação problema de ordem de gênero e sexualidade no ambiente escolar, foi possível observarmos conflitos que marcam os abismos entre as crenças e valores na convivência coletiva. O choque cultural das ... -
INSERÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
(2019-10-09)A Educação Física Escolar, assim como outras matérias do Currículo Nacional Brasileiro, segue as referenciações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma vez que esta é obrigatória e está prevista na Lei de Diretrizes ... -
O uso de “Speaking-Based Conversation Quests” nas aulas de Língua Inglesa
(2019-10-09)O principal objetivo de aulas de línguas é mostrar aos estudantes recursos úteis que possam ampliar suas habilidades comunicativas na língua alvo, tarefa que nas últimas décadas está ligada à tecnologia e às ferramentas ... -
A OFICINA ITINERANTE ACERTANDO AS HORAS: DINÂMICAS E PRÁTICAS NO COTIDIANO, DIFERENTES ATIVIDADES PARA TRABALHAR FUSOS HORÁRIOS
(2019-10-07)O presente trabalho tem como intuito apresentar a oficina itinerante Acertando as horas: dinâmicas e práticas no cotidiano que foi elaborada pelos pibidianos do curso de Geografia da Universidade Federal de Pelotas visando ... -
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS DOCENTES
(2019-10-07)Neste trabalho nos propomos a levantar alguns elementos que possibilitem uma reflexão e análise em torno dos aspectos relativos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como componente curricular ... -
O USO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
(2019-10-08)Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública do governo federal de incentivo e valorização ao Magistério. Implantado pelo Ministério da Educação (MEC) e financiado pela ... -
Reflexões sobre inclusão Libras: Pibid de Letras em escola municipal
(2019-10-07)A experiência pibidiana de duas graduandas em Letras – Língua Portuguesa, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, resultou em reflexões a respeito da prática docente e discente ao pensar na inclusão. O projeto do ... -
O DESENVOLVIMENTO ÉTNICO-RACIAL NA ABORDAGEM EM SALA DE AULA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
(2019-10-08)O programa Residência Pedagógica, financiado pela Capes em parceria com a Unesc, tem por objetivo possibilitar a graduandos de licenciatura, neste caso, em Letras, a vivência da rotina escolar de um professor. Essa experiência ... -
O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM JOGO DE CARTAS PAUTADO NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
(2019-10-07)O jogo didático, a partir de uma concepção psicológica histórico-cultural, auxilia no processo de ensino-aprendizagem. O INO-UNO teve como objetivo revisar os conteúdos de ácidos e bases. A dinâmica do jogo é focada nas ... -
A EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO HUMANA: DIREITOS HUMANOS NA SALA DE AULA
(2019-10-08)O Programa Residência Pedagógica, financiado pela CAPES, possibilita a inserção de acadêmicos dos cursos de Licenciatura no ambiente escolar. O Projeto Multidisciplinar Arte, História e Língua Portuguesa tem como desafio ... -
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(2019-10-09)O presente texto apresenta a comunicação de uma pesquisa em desenvolvimento, com abordagem qualitativa de natureza aplicada (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), que procura analisar as contribuições da construção de jogos de tabuleiros ...