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    APRENDER A SER PROFESSOR: O COTIDIANO DA ESCOLA

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    Data
    2019-10-09
    Autor
    Jessica Gorski Sambulski
    Claudia Ratz
    Desire Dominschek
    Metadata
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    Resumo
    RESUMO Esta pesquisa tem origem no Programa de Iniciação a Docência e no Programa de Residência Pedagógica UNINTER, e no grupo de trabalho História das instituições escolares. A pesquisa relatada consta em andamento e tem como tema central a observação das práticas escolares na educação básica problematizando a relação entre formação de professores e suas ações no cotidiano da escola. Tem como objetivo investigar, numa perspectiva qualitativa, a imersão do PIBID-RP nas escolas voltados para a qualificação da formação inicial dos Licenciados em Pedagogia. O projeto tem como orientação geral a inserção de estudantes nas escolas de educação básica da rede pública de ensino, com intuito de desenvolverem atividades didático-pedagógicas sob orientação de professores da escola e da universidade. A pesquisa se realiza através da pesquisa de campo e observação do espaço escolar. O desenvolvimento da pesquisa ocorre em uma instituição de ensino público, e nosso objeto de estudo está voltado para análise da natureza da instituição escolar como elemento fundante do processo educativo. É necessário estudar e conhecer a instituição escolar conforme destaca Facci (2014), o professor historicamente vem sendo desvalorizado e não tem apoio da sociedade, tem sobrecarga de trabalho, assume funções que não estão relacionadas com o ato de ensinar, nossa proposta de trabalho é pensar a formação docente a partir destas inferências. A investigação pretende identificar, seja na formação inicial ou continuada, como a instituição escolar estabelece seu trabalho considerando a produção do projeto político pedagógico e como estas ações podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e do processo de aprendizagem. A metodologia da pesquisa utilizada foi a pesquisa campo, se realiza-se na escola a partir do contato direto com a comunidade escolar visando atuar na ação investigativa de forma a contribuir no processo democrático da mesma, ainda utilizamos também a pesquisa documental que nos propicia as informações das ações que estão sendo realizadas na comunidade escolar e a partir da observação podemos analisar se estão ações descritas nos documentos estão sendo cumpridas no cotidiano do espaço escolar. Pretende-se contribuir para a ampliação do debate a respeito da importância da formação inicial e continuada dos professores e na melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem. O desenvolvimento da pesquisa segue pelo destaque Severino (2007) o primeiro passo é a verificação de fatos levantados pelo senso comum, para então partir para a observação, coletas de dados, registro de fatos, análise de documentos históricos, indicamos que esta é nossa perspectiva. A instituição escolar de imersão pedagógica que temos como locus de interlocução é a escola Escola Municipal Profª Maria Marli Piovezan – Educação Infantil e Ensino Fundamental. A instituição oferta as modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. Haja vista sua localização em zona periférica do Município de Curitiba, os alunos são oriundos de famílias numerosas de baixa renda que reside nas proximidades deste estabelecimento de ensino. Durante o nosso contato com a instituição observamos alguns aspectos que necessitam serem problematizados para melhoria da relação ensino-aprendizagem, dentre eles podemos apontar as atividades recreio ou intervalo: o brincar livre, sem jogos ou qualquer outro incentivo, onde os alunos na maioria das vezes apenas correm sem rumo, um empurrando o outro isso resulta em ferimentos, desentendimentos muitas brigas. Esse momento deveria ser melhor aproveitado, afinal é o horário mais esperado pelas crianças, ter instrução orientação dos profissionais da instituição, com desenvolvimento de projetos que trabalhassem sobre respeito ao próximo, cooperação, trabalho em equipe, ética, comprometimento; além dos jogos educativos (xadrez, cara a cara, cata pulga – um jogo que poderia ser feito pelos próprios alunos, entre outros) ; O papel dos monitores hoje se resume em resolver questões de desentendimentos e machucados dos aluno, ser monitor vai muito além disso, um profissional deveria desenvolver atividades pedagógicas de acordo com o planejamento conjunto, cuidar da higiene pessoal das crianças, oferecer e acompanhar a alimentação das crianças zelar pelos cuidados gerais e segurança das crianças. Elaborar planos semanais de atividades. Também analisamos aspectos relacionado à docência de alguns professores, que muitas vezes acabam fazendo o papel de “mãe”, falta esclarecimento de qual é o papel do professor dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, pois ele é um agente ativo na formação de um cidadão. Além de ser um educador, atuando como gestor da aprendizagem, o professor tem influência para orientar e motivar seus alunos desde o primeiro contato com a escola. Como o autor relata Facci (2004) destaca que o trabalho do professor devia levar o aluno a apropriar-se do conhecimento, mas, que nem sempre isso acontece, ela critica a imagem do professor da educação infantil, como substituta da mãe, pois na grande maioria são compostas por mulheres, segunda a autora o que precisa acontecer é o rompimento do modelo estereotipado, é a formação continuada, a valorização profissional. Segundo Facci (2004) “cursos de formação de professores, em contraposição, têm passado por um processo de avaliação que a fragilidade dos cursos de qualificação dos professores, pois não há espaço para desenvolver a subjetividade dos docentes. Ainda tem uma grande lacuna na formação continuada dos profissionais da educação que precisa ser suprida. O professor da atualidade deve quebrar os paradigmas, aprimorar muitos conceitos, e principalmente ensinar não se resume dentro de uma sala de aula. Tem vários espaços, em uma escola onde podemos utilizar no processo de ensino-aprendizagem, dentre eles podemos citar pátio, quadra de esporte, brincando, interagindo com outras crianças podemos trabalhar socialização, trabalho em equipe, respeito ao próximo. Analisamos de forma positiva o coletivo e organização professores (corpo docente em união com equipe pedagógica) em luta da melhoria de ensino aprendizado. Estão sempre em contato com as famílias, envolvendo elas no processo de ensino e aprendizagem, para se ter um melhor resultado em todo processo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91542
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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