III Encontro das Licenciaturas da Região Sul: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 221-240 of 720
-
O USO DA TECNOLOGIA E DE MAQUETES COMO UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
(2019-10-08)Diante das dificuldades que os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Irati-PR apresentaram em Geografia, especificamente na cartografia e de entender qual a utilização das escalas ... -
“BRINCANDO DE ORGANIZAR” - UMA ALTERNATIVA METODOLOGICA PARA O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DA SISTEMÁTICA E TAXONOMIA NAS CIÊNCIAS NATURAIS
(2019-10-07)Resumo As oficinas pedagógicas são instrumentos muito valiosos na sala de aula, trazem consigo uma aprendizagem de forma lúdica, onde o docente media o conhecimento de forma informal e significativa. A partir de observações ... -
A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE AULA COM JOGO
(2019-10-08)RESUMO: O mundo contemporâneo passa por importantes transformações, provocadas pelo avanço e velocidade da informação e essas mudanças têm impactado o universo escolar. Nesse contexto, refletir sobre as transformações na ... -
QUANDO A PALAVRA MACHUCA... É HORA DE FALAR SOBRE O BULLYING! UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID ARTES VISUAIS DA UNOCHAPECÓ
(2019-10-07)O trabalho apresenta uma experiência realizada pelo PIBID - Artes Visuais em uma turma de ensino médio de uma escola estadual localizada no município de Chapecó-SC. Teve como objetivo gerar meios para dialogar sobre o ... -
PERCEPÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES E A RELAÇÃO COM O INCENTIVO FAMILIAR
(2019-10-07)A relação da prática de atividade física (AF) e hábitos saudáveis é de suma importância para o desenvolvimento motor, cognitivo e social de adolescentes (STRAPASSON, 2016), pois o processo contínuo, no qual o adolescente ... -
Oficinas PIBID
(2019-10-07)O presente trabalho foi desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2018, do curso de licenciatura em História, sob orientação do professor Jonatas Marques Caratti (UNIPAMPA), ... -
INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NO ESTUDO DAS CÔNICAS
(2019-10-14)Este trabalho relata a prática realizada no ano de 2019 no Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, por alunas participantes (bolsistas IDs) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – projeto ... -
“DOMINÓ DE FRAÇÕES”: ESTUDANDO EQUIVALÊNCIAS PELA METODOLOGIA DE JOGOS MATEMÁTICOS
(2019-10-08)O presente trabalho intitulado "'Dominó de Frações': Estudando equivalências pela metodologia de jogos matemáticos", escrito pelos estudantes bolsistas do programa Residência Pedagógica (CAPES) Keith Gabriella Flenik Morais, ... -
OBTENÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUANTO AOS HÁBITOS ALIMENTARES ATRAVÉS DA QUÍMICA ORGÂNICA
(2019-10-07)O presente trabalho é uma proposta de um projeto que ainda está em desenvolvimento e consiste em uma investigação acerca dos hábitos alimentares de estudantes de duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio ... -
Aprendizagem significativa nos anos finais do ensino fundamental
(2019-10-11)Os desafios em lecionar existem em qualquer área de estudo. Porém, a dificuldade aumenta quando o assunto é abstrato. Nestes casos, o docente precisa evitar padrões para serem decorados e apresentar os conhecimentos de uma ... -
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DIVISÃO DO 5º E 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2019-10-07)O trabalho apresentado neste texto trata de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA) e foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na escola estadual Dom Pedro II com os ... -
VIVENCIANDO O CIRCO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/FURB
(2019-10-07)O presente trabalho tem como objetivo relatar uma prática pedagógica com o ensino da arte circense nas aulas de Educação Física, ministradas pelos bolsistas do Programa PIBID/FURB, para os estudantes do 4º ano de uma escola ... -
O APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIA E IMPACTO DO PIBID UFPEL LÍNGUA INGLESA EM ALUNOS DO SÉTIMO ANO
(2019-10-11)O objetivo desta análise é colocar em foco a visão dos alunos de três turmas de sétimo ano do ensino fundamental do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, na cidade de Pelotas-RS, sobre o aprendizado de língua inglesa ... -
ANALISANDO O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
(2019-10-10)O presente trabalho foi elaborado numa abordagem de ensino e aprendizagem investigativa, a partir dos conceitos de alquimia, oxirredução e ligas metálicas, com finalidade de interligar a história da ciência com o ensino ... -
A PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR
(2019-10-07)1 INTRODUÇÃO Este projeto de ensino nasceu do trabalho no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de LETRAS da Universidade Federal do Pampa, em parceria com a escola E.M.E.F. Presidente ... -
JOGO DA VELHA TRIDIMENSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE REALIZADA EM UM WORKSHOP DE MATEMÁTICA.
(2019-10-11)A busca para o aprimoramento da educação brasileira nos faz explorar novas técnicas, instrumentos e metodologias para aperfeiçoarmos cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem da matemática tanto dentro da sala de ... -
A TRIGONOMETRIA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
(2019-10-07)Este trabalho apresenta o relato de uma prática docente aplicada no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba, para a turma do 2º ano do curso de Informática integrado ao Ensino Médio. Tal prática, a qual teve ... -
SISTEMA SOLAR: PROBLEMATIZAÇÕES NO ENSINO DA ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
(2019-10-08)A Astronomia costuma despertar o interesse do ser humano desde muito tempo. Nesse sentido, entendemos ser necessária uma ampla discussão sobre tais conhecimentos com estudantes da Educação Básica considerando, também, a ... -
A IMPORTÂNCIA DA CONFECÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA AULA DE EVOLUÇÃO PARA CONFECÇÃO DE MATERIAIS
(2019-10-08)Os répteis não-aves compõem a Classe Sauropsida, a qual abrange todos os répteis existentes e seus antepassados. Estes animais são considerados o primeiro grupo de vertebrados predominantemente terrestres, sendo que seus ... -
As grandes navegações: Navegando pelas águas desconhecidas da primeira aula ministrada por duas bolsistas do Pibid
(2019-10-10)Através de atividades realizadas no Programa de Iniciação à Docência – Pibid, as bolsistas Ana Gabriela Cardoso e Bruna Carolina de Souza ministraram aulas de História acerca da temática das “Grandes Navegações” na Escola ...